Desde seu lançamento em 2017 o X-ADV segue ainda sem concorrentes diretos. A sua proposta única busca somar a praticidade de um scooter grande com a capacidade no fora de estrada. Algo que parecia impossível até sua chegada. No modelo 2022 o scooter recebeu mais potência, tecnologia e ainda perdeu 1 kg na balança. O visual está mais esportivo e moderno além de contar com novas luzes de rodagem diurna em LED.
O motor de dois cilindros paralelos gera 58,6 cv a 6.750 rpm (acréscimo de 3,8 cv sobre a geração anterior). Isso só foi possível com um novo comando de válvulas, além do aumento da rotação máxima em 500 rpm. O câmbio segue automatizado de dupla embreagem (DCT) porém revisto, com as três primeiras marchas encurtadas e as 3 últimas alongadas. O compartimento sob o banco cresceu e agora tem 22 litros de capacidade além de contar com tomada 12 V e iluminação interna.
A principal inovação desta geração é o uso do acelerador eletrônico juntamente com o controle de tração e os modos de pilotagem. No X-ADV serão 5 modos selecionáveis: Standard (modo padrão), Sport (para pilotagem mais esportiva), Rain (para uso em chuva), Gravel (para pilotar no fora de estrada) e User, no qual é possível selecionar individualmente os parâmetros de potência, atuação do freio-motor, intervenção do controle de tração e atuação do ABS.
O painel é completamente novo e agora conta com visor colorido de 5 polegadas em TFT. É possível fazer o pareamento via Bluetooth com o celular o piloto ou garupa. Através do sistema RoadSync também é possível atender chamadas e controlar diversas funções apenas pelo comando de voz. Vale lembrar que para isso ser possível é necessário o uso de um intercomunicador no capacete pareado com os demais sistemas.
O novo Honda X-ADV já está disponível em regime de pré-venda com chegada nas concessionarias da marca em abril. Seu preço sugerido é de R$ 81.880,00 (base Distrito Federal). São três anos de garantia sem limite de quilometragem e as cores disponíveis serão vermelho e branco perolizado. Junto com o modelo chega também uma linha completa de acessórios como punhos aquecidos, protetores e malas.
LR
FICHA TÉCNICA HONDA X-ADV | |
MOTOR | |
Descrição | 2 cilindros, SOHC, 8 válvulas, injeção eletrônica, arrefecimento a líquido |
Cilindrada (cm³) | 745 |
Diâmetro e curso (mm) | 77 x 80 |
Taxa de compressão (:1) | 10,7 |
Potência (cv/rpm) | 58,6 / 6.750 |
Torque (m·kgf/rpm) | 7,03 / 4.750 |
Corte de rotação (rpm) | n.d |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão (V) | 12 |
Bateria (A·h) | 11 |
Alternador (V/W) | n.d |
TRANSMISSÃO | Automática DCT |
Relações das marchas (:1) | n.d |
Relação primária (:1) | n.d |
Relação secundária (:1) | n.d |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Garfo telescópico invertido com 153,5 mm de curso |
Traseira | Pro-link com 150 mm de curso |
FREIOS | |
Dianteiro (Ø mm) | Disco duplo hidráulico com fixação radial e 4 pistões / 296 |
Traseiro (Ø mm) | Disco hidráulico / 240 |
Controle | 5 modos de pilotagem, controle de tração, controle de freio-motor e ABS |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Raiada com montagem tangencial, 17″ dianteira e 15″ na traseira |
Pneus | Dianteiro 120/70R-17 e traseiro 160/60R-15 |
CONSTRUÇÃO | Chassi tipo Diamante |
Ângulo do garfo (º) | n.d |
Avanço (mm) | n.d |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 2.215 |
Largura | 940 |
Altura | 1.370 |
Distância entre eixos | 1.590 |
Distância mínima do solo | 165 |
Altura do banco ao solo (mm) | 820 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso seco/em ordem de marcha (kg) | 227 / n.d |
Carga útil (kg) | n.d |
Tanque de combustível (L) | 13,2 |