A Ford Motor Company e o Grupo Volkswagen estão expandindo sua parceria de mobilidade elétrica. A Ford planeja produzir outro modelo elétrico para o mercado europeu baseado na plataforma MEB. A fabricante também quer dobrar seu volume planejado de MEB para 1,2 milhão de unidades em um período de seis anos. O acordo foi assinado como parte da aliança estratégica entre Volkswagen e Ford, que inclui mobilidade elétrica, veículos comerciais e direção autônoma. Projetado como uma plataforma de veículo aberta, o MEB (Modular Electric Toolkit) permite que os fabricantes de automóveis eletrifiquem seu portfólio de forma rápida e econômica.
Thomas Schmall¹, membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen para Tecnologia e presidente executivo da Volkswagen Group Components: “A rentabilidade e a velocidade são agora cruciais para finalmente alcançar o avanço da mobilidade elétrica na Europa. Estamos tratando de ambos em conjunto com a Ford. O acordo de hoje irá acelerar ainda mais a eletrificação das duas empresas. Isso também comprova a força do MEB, que oferece um pacote único de alta tecnologia, custos competitivos e agilidade na execução dos projetos. A plataforma elétrica é assim a solução ideal para empresas que procuram acelerar a sua eletrificação.”
O primeiro modelo da Ford a usar o MEB será um crossover totalmente elétrico. Espera-se que saia da linha de montagem no Centro de Eletrificação da Ford em Colônia partir de 2023 e dará um impulso adicional à estratégia de mobilidade elétrica da fabricante. A Ford havia planejado originalmente apenas um modelo baseado em MEB com um volume total de cerca de 600.000 unidades. A empresa ainda não divulgou detalhes sobre o segundo modelo planejado.
Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa:” Nossa aliança estratégica com a Volkswagen é um elemento importante do compromisso da Ford em oferecer uma gama de veículos totalmente elétricos que são exclusivamente Ford e projetados para atender às necessidades de mobilidade de uma Europa moderna que está liderando a luta contra as mudanças climáticas”.
Para a Volkswagen, expandir a colaboração com a Ford a levará um passo mais perto de se tornar um fornecedor de plataforma para veículos elétricos como um pilar adicional ao negócio principal. A plataforma MEB, que pode ser utilizada por diversas marcas e fabricantes, já fornece a base tecnológica para dez modelos elétricos de cinco marcas. Usado para construir aproximadamente 300.000 unidades em 2021, é uma das principais plataformas elétricas do mundo.
O MEB oferece um alto nível de competitividade ao mesmo tempo em que proporciona considerável liberdade no design e no desenvolvimento de modelos. Abrange uma ampla gama de segmentos e tipos de veículos, desde veículos compactos até suves e vans. O modelo mais recente baseado no MEB é o Volkswagen ID. Buzz², que celebrou sua estreia mundial na semana passada. O MEB também oferece uma base de custos muito mais competitiva em comparação com outros veículos elétricos devido à utilização de economias de escala em todo o mundo. É fabricado principalmente nas instalações alemãs da Volkswagen Group Components em Braunschweig, Kassel e Salzgitter.
Para ajudar a alcançar o avanço da mobilidade elétrica em todo o mundo, a Volkswagen compartilha o MEB e outras plataformas do Grupo com parceiros. A unidade de negócios recém-criada “Platform Business” é responsável por essas parcerias. A futura plataforma SSP da Volkswagen também será compartilhada com parceiros; o uso por várias marcas e fabricantes já está sendo levado em consideração no desenvolvimento desde o início.
¹Thomas Schmall foi presidente de Volkswagen do Brasil de 2007 a 2014
² O veículo é um carro-conceito quase em produção e ainda não foi colocado à venda.
BS
Tradução: Google