Demorou muito para que o mercado nacional de motos finalmente reconhecesse o valor de um scooter. Antes a categoria era relegada em pequenos nichos e com baixo volumes de vendas. Atualmente o mercado mudou e nas grandes cidades já é comum ver muitos scooters rodando. Seu principal argumento é a praticidade e facilidade de pilotagem. Buscando uma maior fatia nesse crescente mercado a Yamaha lança o Fluo ABS — um dos seus quatro scooters vendidos atualmente.
Seu posicionamento de mercado o deixa entre o scooter de entrada da Yamaha, o NEO 125 e o NMax 160 — acima de todos estes ainda temos o XMax 250. Seus principais diferenciadores frente a concorrência são tecnologias vistas nos scooters mais caros da marca que agora estão disponíveis para um público mais amplo.
O primeiro e mais importante deles é o freio a disco com sistema ABS. Neste segmento é comum o uso de freios combinados (CBS). Apesar de atuar apenas na roda dianteira já é um grande passo para uma maior segurança em pisos com baixa aderência. A chave é de presença do tipo smart key. Apenas se aproximando do Fluo é liberada a partida. Além disso também é possível abrir o tanque de combustível, porta-objetos e trava de guidão. Sob o banco são 25 litros de capacidade, o suficiente para um capacete e luvas.
Outra inovação é o sistema stop & start inteligente para maior economia de combustível. Com acionamento simples no guidão o sistema desliga o motor depois que o tempo parado supere 1,5 segundos. Basta acionar o acelerador para que o motor seja religando automaticamente. Se o sistema detectar que as paradas estão mais frequentes (como em trÃnsito intenso) o desligamento passa a ocorrer apenas em paradas acima de 5 segundos. Fecham o pacote o farol dianteiro em LED, que melhora a iluminação, e a tomada de 12 volts no painel dianteiro que pode ser usada para carregar um GPS ou mesmo um telefone celular.
O motor de 125 cm³ gera 9,5 cv e 1 m·kgf As rodas são de liga de alumínio aro 12 com pneus sem câmara e o câmbio é automático do tipo CVT — basta apenas acelerar e frear. O painel é totalmente digital e conta com a função ECO — indica ao condutor o momento em que se está pilotando da forma mais econômica possível.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Outro diferenciador do modelo é a garantia de 4 anos além de participar do programa de revisões com preço fixo. Disponível nas concessionarias e no e-commerce da marca a partir de abril, o Fluo 125 tem preço público sugerido de R$ 13.390,00 + frete (exceto Estado de São Paulo). As cores disponíveis serão azul metálico (Racing Blue) branco sólido (Branco Cristal) além de preto sólido (Midnight Black). Confira abaixo a ficha técnica.
LR
FICHA TÉCNICA YAMAHA FLUO ABS | |
MOTOR | |
Descrição | 1 cilindro, comando de válvulas no cabeçote, 2 válvulas, injeção eletrônica, arrefecido a ar |
Cilindrada (cm³) | 124,9 |
Diâmetro e curso (mm) | 52,4 x 57,9 |
Taxa de compressão (:1) | 9,5 |
Potência (cv/rpm) | 9,5 / 8.000 |
Torque (m·kgf/rpm) | 1 / 5.500 |
Corte de rotação (rpm) | n.d |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão (V) | n.d |
Bateria (A·h) | n.d |
Alternador (V/W) | n.d |
TRANSMISSÃO | Automática CVT |
Relações das marchas (:1) | n.d |
Relação primária (:1) | n.d |
Relação secundária (:1) | n.d |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Garfo telescópico com 90 mm de curso |
Traseira | Monobraço com 88 mm de curso |
FREIOS | |
Dianteiro (Ø mm) | Disco simples hidráulico com ABS / 200 |
Traseiro (Ø mm) | Tambor, mecânico / 130 |
Controle | ABS na roda dianteira |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 12″ dianteira e na traseira |
Pneus | Dianteiro 100/90-12 e traseiro 110/90-12 |
CONSTRUÇÃO | Chassi tipo Underbone |
Ângulo do garfo (º) | n.d |
Avanço (mm) | n.d |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 1.915 |
Largura | 685 |
Altura | 1.110 |
Distância entre eixos | 1.280 |
Distância mínima do solo | 135 |
Altura do banco ao solo (mm) | 780 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso seco/em ordem de marcha (kg) | 98 / 102 |
Carga útil (kg) | n.d |
Tanque de combustível (L) | 4,2 |