O sedã Série 3 recebeu motorização elétrica total para comercialização na China, onde terá o nome i3.
O novo modelo será baseado no tradicional sedã 4-portas de entre-eixos longo (foto de abertura) para o mercado chinês e começará a ser vendido em maio, pouco antes de a então novidade hatchback i3, lançado há nove anos, sair de produção na fábrica da BMW em Leipzig, na Alemanha.
O sexto modelo a ser vendo com a submarca i de veículos elétricos da BMW, de nome i3 eDrive35L, terá tração traseira
Baseado no desenvolvimento do iX3 produzido na China lançado em 2021, o sedã i3 eDrive35L terá um motor. elétrico apenas., colocado na traseira no conjunto de eixo eletrificado. Entrega os mesmos 286 cv e 40,8 m·kgf do iX3, que também é de tração traseira.
A energia para o motor é suprida por uma bateria de íons de lítio de 66,1 kW·h (líquidos), composta de células produzidas pela .chinesa CATL. É montada numa versão modificada da plataforma CLAR e pode ser carregada com potência de até 11 kW AC (corrente alternada) e de até 95 kW CC (corrente contínua). O tempo de carregamento de 10% a 80% de carga com essa maior potência é estimado em 35 minutos.
Como comparação, o iX3 utiliza bateria de maior capacidade, 74 kW·h (líquidos) e pode ser carregada com até 150 kW.
Não foram informados consumo ou alcance, e peso.
BS
Nota: o autor da matéria é Greg Kable/WardsAuto