A Ford encerrou neste abril um de seus nomes mais duradouros na linha europeia: Mondeo. Em produção desde novembro de 1992, o modelo contou com versões sedã, hatchback e perua em quatro gerações, que somaram mais de cinco milhões de unidades vendidas.
Seu fim faz parte da reprogramação mundial da linha Ford, focada em suves e picapes, embora modelos como Fiesta e Focus permaneçam em linha na Europa. Chegou-se a esperar que o nome fosse aproveitado em uma perua com jeito de suve, ao estilo da série Allroad da Audi, mas a empresa nega essa intenção.
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A primeira geração do Mondeo, que substituiu o Sierra na Europa, teve uma variação vendida nos Estados Unidos com os nomes Ford Contour e Mercury Mystique. Motores 4-cilindros de 1,6 a 2 litros e um V-6 de 2,5 litros estavam no catálogo. O esportivo ST 200 de 1999 oferecia 205 cv no V-6 e havia opção de tração integral para o 2-litros. No Brasil ele esteve presente desde 1995 e, dois anos depois, recebeu ampla remodelação que adotava o tema oval, então em voga na marca. O V-6 teve breve oferta por aqui.
A segunda geração estreava em outubro de 2000 com linhas mais retas e motores 4-cilindros de 1,8 a 2,2 litros, além dos V-6 de 2,5 e 3 litros — este com 226 cv no esportivo ST 220. Essa linha foi vendida no Brasil apenas como sedã 2-litros de 2002 a 2006.
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Com o terceiro modelo, lançado para 2007, o Mondeo ganhava desenho inspirado no conceito Iosis e nova plataforma. As opções de sedã, hatch e perua continuavam e os motores dessa geração variavam de 1,6 a 2,2 litros com 4 cilindros, além do 5-cilindros turbo de 220 cv. A série teve produção também na China, mas não chegou ao Brasil: o Fusion, que vinha do México sem pagar Imposto de Importação, assumiu seu lugar.
Mondeo e Fusion tornavam-se “gêmeos” na quarta geração daquele, em 2012, mas hatch e perua só existiram para o modelo europeu. Oferecia motores turbo de 1 a 2 litros (240 cv neste último), mais a opção híbrida, que combinava o 2-litros atmosférico a um motor elétrico. Com o encerramento europeu, o único Mondeo passa a ser o sedã produzido na China, que tem motor 2-litros turbo.
FS