• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home FS

FORD MONDEO: O FIM DEPOIS DE 29 ANOS E 5 MILHÕES

identicon por Fabrício Samahá
23/04/2022
em FS, Notícias
Mondeo 2020 (Foto: divulgação Ford)

Mondeo 2020 (Foto: divulgação Ford)





A Ford encerrou neste abril um de seus nomes mais duradouros na linha europeia: Mondeo. Em produção desde novembro de 1992, o modelo contou com versões sedã, hatchback e perua em quatro gerações, que somaram mais de cinco milhões de unidades vendidas.

Mondeo 1993 (Foto: divulgação Ford)
Mondeo 1993 (Foto: divulgação Ford)

Seu fim faz parte da reprogramação mundial da linha Ford, focada em suves e picapes, embora modelos como Fiesta e Focus permaneçam em linha na Europa. Chegou-se a esperar que o nome fosse aproveitado em uma perua com jeito de suve, ao estilo da série Allroad da Audi, mas a empresa nega essa intenção.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

A primeira geração do Mondeo, que substituiu o Sierra na Europa, teve uma variação vendida nos Estados Unidos com os nomes Ford Contour e Mercury Mystique. Motores 4-cilindros de 1,6 a 2 litros e um V-6 de 2,5 litros estavam no catálogo. O esportivo ST 200 de 1999 oferecia 205 cv no V-6 e havia opção de tração integral para o 2-litros. No Brasil ele esteve presente desde 1995 e, dois anos depois, recebeu ampla remodelação que adotava o tema oval, então em voga na marca. O V-6 teve breve oferta por aqui.

Mondeo ST 220 2002 (Foto: divulgação Ford)
Mondeo ST 220 2002 (Foto: divulgação Ford)

A segunda geração estreava em outubro de 2000 com linhas mais retas e motores 4-cilindros de 1,8 a 2,2 litros, além dos V-6 de 2,5 e 3 litros — este com 226 cv no esportivo ST 220. Essa linha foi vendida no Brasil apenas como sedã 2-litros de 2002 a 2006.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Com o terceiro modelo, lançado para 2007, o Mondeo ganhava desenho inspirado no conceito Iosis e nova plataforma. As opções de sedã, hatch e perua continuavam e os motores dessa geração variavam de 1,6 a 2,2 litros com 4 cilindros, além do 5-cilindros turbo de 220 cv. A série teve produção também na China, mas não chegou ao Brasil: o Fusion, que vinha do México sem pagar Imposto de Importação, assumiu seu lugar.

Mondeo 2013 (Foto: divulgação Ford)
Mondeo 2013 (Foto: divulgação Ford)

Mondeo e Fusion tornavam-se “gêmeos” na quarta geração daquele, em 2012, mas hatch e perua só existiram para o modelo europeu. Oferecia motores turbo de 1 a 2 litros (240 cv neste último), mais a opção híbrida, que combinava o 2-litros atmosférico a um motor elétrico. Com o encerramento europeu, o único Mondeo passa a ser o sedã produzido na China, que tem motor 2-litros turbo.

FS







Próximo
Foto: vw.com.br

AUTOMÓVEL: CUIDADO, ATÉ OS NÚMEROS PODEM LEVAR A ENGANO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17