O HR-V, de nova geração chega em agosto. e objetiva ser nova referência no segmento, segundo a Honda em comunicado de imprensa divulgado nesta quarta-feira. Como se sabe o suve médio HR-V teve sua produção encerrada no começo do ano.
A fabricante adiantou que serão quatro versões do novo HR-V, duas com motor 1,5-L de aspiração atmosférica empregado no novo City, com injeção direta e controle de válvulas e de dois comprimento de coletor de admissão i-VTEC, e um inédito 1,5-L turbocarregado flex que a Honda diz ser especialmente desenvolvido para o nosso mercado., entretanto sem adiantar dados.
Além do desenvolvimento deste novo motor, houve investimentos adicionais para a introdução de novos processos e tecnologias na fábrica Itirapina, SP, Estes investimentos somam R$ 1,1 bilhão para a produção tanto do novo HR-V quanto das duas versões do novo City. Esse montante (aproximadamente F$ 1 bilhão) fora anunciado em 2013 quando da construção da fábrica de Itirapina.
Outro anúncio foi a do relançamento do Civic. descontinuado em outubro, mas importado e já de 11ª geração (aqui era a 10ª). Será no último trimestre do ano e virá em versão única, a híbrida e:HEV, a mesma do Accord hoje importado. Esta tecnologia pode ser relembrada nesta matéria.
Tem mais: em 2023 a Honda lançará um suve inédito aqui, baseado no Civic de 11ª geração e também o suve CR-V híbrido e:HEV, formando o trio de híbridos com o novo HR-V lançado este ano.
Por fim, o rápido Civic Type R, que j[a virá na nova geração e mais potente que o atual, 2-liitros turbocarregado de 318 cv e 41,2 m·kgf. A Honda confirmou que terá câmbio manual e manterá o grande aerofólio traseiro. Seu desempenho atual é 0-100 km/h em 5,8 segundos e velocidade máxima de 272 km/h.
BS