A Volkswagen apresenta no Brasil o Jetta GLI 2022 com novidades estéticas e mecânicas. Na parte técnica, a maior novidade é o câmbio robotizado de dupla embreagem em banho de óleo ter passado de 6 para 7 marchas, como já ocorria em mercados como os Estados Unidos. A potência do motor turbo 2-litros sobe minimamente, de 230 para 231 cv, sem alterar o torque de 35,7 m·kgf. Com isso, o sedã passa a acelerar de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e alcançar velocidade máxima de 249 km/h, ante 6,8 s da versão anterior (que chegava, porém, a 250 km/h).
Como na versão anterior lançada aqui em 2019, o diferencial é de deslizamento limitado mediante pacote de embreagem aplicado diretamente na caixa de satélites, de atuação hidráulica por bomba dedicada sob controle eletrônico, e que inclui vetoração por torque, realçando as virtudes da tração dianteira. Rodas de 18 polegadas com pneus 225/45R18Y permanecem.
Produzido no México, o Jetta GLI recebeu novos para-choques dianteiro e traseiro, assim como a grade. Os faróis usam LEDs para ambos os fachos. O sistema de escapamento agora tem ponteiras mais ovaladas e há duas cores novas exclusivas, vermelho Kings e azul Rising, ambas metálicas. A Volkswagen ainda oferece a branco Puro e a cinza Puro (sólidas) e a Preto Mystic (perolizada).
O interior recebeu tons escurecidos e novos detalhes horizontais em vermelho no painel. A iluminação ambiente pode ser configurada entre dez cores. O volante revestido em couro passa a ter botões táteis para controles de áudio e do painel de instrumentos. O Jetta GLI 2022 ganha o VW Play, central multimídia de 10,1 polegadas desenvolvida no Brasil, dotada de conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, aplicativos disponíveis para download e conexão Wi-Fi via telefone. O VW Play também vem com um HD interno de 10 GB para aplicativos e músicas.
O Jetta GLI mantém recursos internos como quadro de instrumentos digital configurável com 10,25 pol., carregador por indução para celular, ar-condicionado automático de duas zonas, seletor entre quatro modos de condução e acesso/partida com chave presencial, mas continua sem saída de ar climatizado direto para o banco traseiro, só saídas sob os bancos dianteiros. Os equipamentos de série incluem bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro com escolha de distância para o veículo à frente, frenagem autônoma de emergência, sistema de frenagem pós-colisão e teto solar panorâmico.
O GLI tem preço sugerido de R$ 216.990, conta com três anos de garantia total e oferece as três primeiras revisões sem custos ao cliente.
FS