A Volkswagen lança no Brasil a Digital Garage (www.digitalgaragevw.com) com cartões digitais colecionáveis. A coleção não tem itens físicos, mas sim do tipo NFT, sigla para Non-Fungible Token ou token não fungível. Um NFT é um item qualquer (imagem, vídeo, música, etc.) com um smart contract que garante sua autenticidade. Por meio de tal histórico, com registro compartilhado e imutável, mesmo que uma imagem possa ser reproduzida indefinidamente, quem possui o NFT é seu proprietário de fato.
Os cartões digitais da Volkswagen estreiam em duas coleções: GT Collection e Pen&Paper. Na primeira coleção há 23 cartões com versões esportivas GT, GTS e GTI de modelos como Gol, Polo e Virtus. De início são três níveis de raridade: Hero, Premium e Legend. Modelos Hero serão responsáveis por cerca de 80% das imagens, os Premium 15%, e os Legend, menos de 5% dos pacotes. Os cartões serão vendidos em pacotes com três opções aleatórias. Cada pacote com três cartões tem preço sugerido de R$ 50. Um pacote especial de R$ 75, com cinco itens, aumenta as chances dos cartões mais raros — 20% de probabilidade de Premium e 10% de Legend.
Os cartões da GT Collection trazem com esboços e ilustrações digitais. Essas técnicas também fazem parte do processo de desenvolvimento real dos carros. Por sua vez, a coleção Pen&Paper (caneta e papel, em português) reúne modelos consagrados da história da Volkswagen com desenhos feitos à mão pela equipe de Estilo da marca. São 45 itens como SP2, Santana, Kombi, Brasília e Fusca. O preço sugerido segue o da GT Collection.
FS