O Renault Kwid elétrico, ou Kwid E-TECH Electric, foi lançado nacionalmente pela internet no dia 14 de abril e noticiado aqui no AE. Faltava dirigi-lo, o que ocorreu há poucos dias mas não da maneira ideal: foi no Kartódromo Internacional de Aldeia da Serra, em Barueri, na Grande São Paulo, a cerca de 30 quilômetros da capital. Mas o suficiente para uma primeira análise e ver que o conjunto é bom e sensato.
O Kwid elétrico tem preço público sugerido de R$ 142.990 e chegará às concessionárias da marca em agosto. No dia do lançamento iniciou-se a pré-venda.
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A sensatez está na potência do motor elétrico, 65 cv (menos da metade daquele do Renault Zoe E-TECH, 135 cv), no peso contido do veículo, 977 kg dos quais 188 kg são relativos à bateria de 26,8 kW·h, e a capacidade do porta-malas ser a mesma mesma das versões de motor a combustão (290 litros), O elétrico pesa 152 kg mais que o Outsider (825 kg), o de maior peso entre as versões de motor térmico, um acréscimo de apenas 18,4%.
É o que se percebe ao dirigi-lo: leveza, mesmo sendo um elétrico. Nesta primeira avaliação ficou patente que os pneus de seção transversal 10 mm maior — passaram de 165/70R14 a 175/70R14 — fizeram bem ao comportamento em curva deste Kwid mais pesado. Junto com os pneus mais largos, as rodas são novas e fixadas por quatro parafusos e não três, como no Kwid de motor a combustão de 1 litro. A modificação foi necessária devido ao maior e instantâneo torque do motor elétrico, 11,5 m·kgf ante 9,4/10 m·kgf a 4.250 rpm do motor a combustão, e também do efeito frenante da regeneração de energia ser bem mais frequente do que a aplicação dos freios E cá entre nós, não que três-parafusos implique qualquer deficiência nos Kwid conhecidos, mas que quatro passam ideia de maior robustez, é inegável.
Chamou-me atenção o elétrico parecer ter maior distância do solo pelo maior espaço entre os pneus e os arcos dos para-lamas, mesmo o conjunto roda-pneu ser 2,4% maior em diâmetro, mas esse dado infelizmente faltou na ficha técnica oficial (no Kwid a combustão é 185 mm). A propósito, os pneus são chineses Green-Max EcoTouring, país de onde vem o Kwid E-Tech, produzido pela eGT New Energy Automotive Co., uma joint venture com o Dongfeng Motor Group e a Nissan, esta que, como se sabe, compõe uma aliança com a Renault e a Mitsubishi.
As diferenças na carroceria em relação ao Kwid a combustão são poucas, como grade exclusiva, grafismos E-TECH Electric nas laterais e na porta de carga, e quadro de instrumentos. Outra diferença na carroceria é o Kwid elétrico ser homologado para quatro lugares em vez dos cinco no conhecido modelo. A Renault explica ser maneira de compensar em parte o peso adicional da motorização elétrica em vista do peso total admissível. Notei também que os vidros são incolores e não esverdeados como é comum hoje.
Como anda
Nenhum segredo: motores elétricos entregam torque máximo assim que recebem a energia elétrica plena e isso se traduz em farta e imediata potência. Não seria diferente no Kwid E-TECH, e a sensação de aceleração ao arrancar é convincente. A Renault informa aceleração de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos e de 0 a 100 km/h, 14,6 s. Para efeito de comparação, o Kwid de motor a combustão realiza essa mesma aceleração em 13,5/13,2 s com seu motor 1-L de 68/71 cv, e por conta também do menor peso.
Numa outra comparação, o Passat L 1974, motor 1,5-L, de 65 cv mas pesando 67 kg menos, gastava 16,1 s para a mesma aceleração, conforme o site Carros na Web, e 16,4 s na Quatro Rodas da época. Esses números mostram a disposição do Kwid elétrico para acelerar.
Sua velocidade máxima, como é comum nos carros elétricos, é limitada, no caso 130 km/h, para evitar muito consumo da bateria, mas mesmo assim o habilita a transitar mesmo nas autoestradas de 120 km/h de limite.
A questão de pegar a estrada esbarra obviamente na questão do alcance. O consumo rodoviário não é informado pela Renault, só o misto, que é de 265 km — o urbano é 298 km. Há o modo ECO, ativado por botão no console, que reduz a potência para 45 cv e limita a velocidade a 100 km/h. Nesse modo a frenagem regenerativa é mais intensa e por esse motivo recarrega mais a bateria do que no modo normal, tanto ao levantar o pé do acelerador quanto ao frear.
Tomando por base o alcance misto de 265 km com os 26,8 kW·h da bateria, temos 0,101 kW por km. Com o preço médio do kW·h de R$ 0,66, o custo da energia por km é 6,6 centavos de real. Tomando agora o consumo médio de gasolina (a R$ 7,50) do Kwid de motor a combustão, 15,5 km/l (55% cidade e 45% estrada), o gasto com energia por km é de 48,3 centavos de real. Portanto, uma diferença significativa a favor do E-TECH, 13,6% do que se gastaria rodando com gasolina.
Fazendo a mesma conta para o consumo urbano temos 5,9 centavos de real por km para o Kwid E-TECH e 47,7 centavos de real para o Kwid de motor a combustão. ou 12,9% do que seria gasto com gasolina.
As boas características dinâmicas do Kwid são conhecidas e a elas se junta a bateria de tração no nível do assoalho deixando o centro de gravidade mais baixo. Os pneus mais largos também contribuem para o bom resultado. O controle de tração é item essencial no Kwid elétrico, em que nas curvas o excesso de tração proporcionado pelo motor elétrico poderia ocasionar forte saída de frente (subesterço).
O Kwid E-TECH é recarregado por um conector localizado atrás da grade dianteira, na altura do emblema-logo. O destravamento do compartimento de recarga é feito por meio de um comando localizado internamente, à esquerda do volante, na parte inferior do painel.
A recarga pode ser feita em tomada comum, em Wallbox de corrente alternada (AC em inglês, CA em português) de 7 kW e em carregadores de corrente contínua (DC em inglês, CC em português). Por exemplo, para carregar de 15% até 80% da carga da bateria em DC de 30 kW são necessários 40 minutos; em um Wallbox de 7 kW são 2h54 e em uma tomada doméstica de 220 volts, usando o carregador portátil, são 8h57.
Durante a recarga o painel exibe o indicador de recarga e também mostra o alcance com o nível de carga no momento. A Mobilize, marca de soluções de mobilidade inteligente, energia limpa e dados do Renault Group, fechou parcerias com as empresas WEG e Schneider. Esses carregadores poderão ser adquiridos nas concessionárias ou por assinatura por meio do Renault on Demand.
São itens de série os freios com ABS (obrigatório), assistente a frenagens de emergência, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, alerta de pressão dos pneus e seis bolsas infláveis — duas frontais, duas laterais e duas de cortina — entre outros. De série também o sistema de alerta sonoro para pedestres até o veículo atingir 30 km/h. Esse som é uma assinatura exclusiva a todos os modelos elétricos do Renault Group.
O sistema multimídia Media Evolution consiste de uma tela tátil de 7 pol., espelhamento de smartphone compatível com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, entradas USB e AUX. O volante traz o botão push to talk (aperte para falar), que aciona o comando para reconhecimento de voz (via smartphone), permitindo ativar e comandar o assistente iOS ou Google do smartphone.
Veja na lista de equipamentos em seguida à ficha técnica todo o conteúdo do Kwid E-TECH Electric.
Conclusão
A Renault acertou na receita do Kwid elétrico, capaz de atrair quem deseja transporte pessoal básico movido a energia elétrica mais do que adequado, além do preço (relativo) baixo, 30% menor que o do irmão maior Renault Zoe E-TECH e praticamente metade do preço de outro elétrico, o Nissan Leaf. As qualidades de rodagem do Kwid já são bem conhecidas e é um carro que se encaixa bem na paisagem urbana. Seu único senão é a eliminação de um lugar a bordo. O AE fica no aguardo de uma unidade para teste no mundo real.
BS
(Atualizada em 21/6/22 ás 22h45, acréscimo de dado faltante na ficha técnica: carga útil de 323 kg)
FICHA TÉCNICA KWID E-TECH ELECTRIC | |
MOTOR | |
Tipo | Elétrico, síncrono de Ímãs permanentes com redutor integrado |
Potência máxima (cv/rpm) | 65 / 4.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 11,5 / 0~4.000 |
Alimentação | Bateria de íons de lítio |
Bateria (kW·h) | 26,8 kWh |
Portas de carregamento | AC: CCS Type 2 / DC: Combo 2 |
Carregador portátil | 127 V / 220 V (2,2 kW máx. – 220 V 10 A) – tomada com pino de 20 A necessária |
TEMPOS DE RECARGA | |
Rápida DC 30 kW,15~80% (min) | 40 |
Wallbox AC 7,4 kW, 15~80% (h) | 2h54 |
Carregador portátil 220 V !0 A, 15~80% (h) | 8h57 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Somente redutor e seleção por botão giratório no console de andar para frente (D), neutro (N) e para trás (R), tração dianteira |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | 3,5 |
Diâmetro do volante (mm( | 360 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado /n.d |
Traseiros (Ø mm) | Tambor / n.d |
Circuito hidráulico e controle | Duplo-circuito hidráulico em diagonal, servoassisto a vácuo por bomba dedicada, ABS e assistente a frenagens de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço com calota Flex Wheel, 5J x 14, fixação por 4 parafusos |
Pneus | 175/70R14T (Green-Max EcoTouring, origem China), inclusive estepe |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatchback, 4 portas, 4 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 3.734 |
Largura sem/com retrovisores | 1.579 / 1.770 |
Altura (sem barras de teto) | 1.500 |
Distância entre eixos | 2.423 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 977 |
Carga útil (kg) | 323 |
Capacidade do porta-malas (L) | 290, 1.100 com o banco traseiro rebatido |
Peso da bateria (kg) | 188 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-50 km/h (s) | 4,1 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 14,6 |
Velocidade máxima (km/h) | 130 |
ALCANCE INMETRO/SAE J1634 | |
Ciclo urbano (km) | 298 |
Ciclo misto km) | 265 |
MODO ECO | |
Parâmetros operacionais | Potência 44,9 cv e velocidade máxima 100 km/h |
EQUIPAMENTOS KWID E-TECH ELECTRIC |
SEGURANÇA E DIRIGIBILIDADE |
Ajuste de altura de ancoragem dos cintos de segurança dianteiros |
Alerta sonoro de presença do veículo no trânsito |
Alerta do cinto de segurança desatado de todos os ocupantes |
Assistente de partida em rampa |
Bolsas infláveis: 2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina |
Cintos de segurança dianteiros e traseiros de 3 pontos com pré-tensionador |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Direção eletroassistida |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Freios com ABS |
Limitador de velocidade |
Luz de neblina traseira |
Luzes de rodagem diurna (DRL) por LEDs |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Regulagem de altura do facho dos faróis |
Retrovisores elétricos com repetidoras de setas |
Sensor de estacionamento traseiro |
Suspensão elevada |
Travamento automático das portas a 6 km/h |
Travamento manual centralizado das portas por botão |
TECNOLOGIA |
Câmera de ré |
Carregador portátil para tomada doméstica de 20 A (127 V/220 V) |
Computador de bordo |
Fechadura do porta-malas elétrica |
Frenagem regenerativa |
Função ECO |
Media Evolution 7 pol. com espelhamento de snartphone Android Auto e Apple CarPlay |
Portas de carregamento AC e DC |
Quadro de instrumentos com mostradores de LED |
CONFORTO |
Abertura a distância do porta-malas via chave |
Ar-condicionado |
Barras de teto |
Calotas Flex Wheel |
Carcaças dos retrovisores externos na cor preto brilhante |
Chave tipo canivete |
Console central |
DESIGN |
Farol de dupla parábola |
Maçanetas externas na cor da carroceria |
Vidros dianteiros e traseiros de acionamento elétrico |
CORES |
Verde Noronha (nova e exclusiva do modelo), branco Glacier Polar e prata Diamond |