A Honda deve lançar no Brasil em 2023 o suve das fotos, o ZR-V, apresentado na China pela associação GAC-Honda. Trata-se da versão mundial do novo HR-V americano, que se baseia na plataforma do Civic, enquanto o HR-V recém-lançado na Europa usa a arquitetura do Fit (assim como o antigo, que foi vendido em todos os mercados citados com o mesmo desenho).
O mercado nacional terá, portanto, os dois modelos. Salvo por detalhes como a grade, o ZR-V repete o estilo do HR-V americano. Entre as diferenças para o europeu estão a frente, que na Europa conecta a grade aos faróis, e as maçanetas das portas traseiras, que só no europeu estão disfarçadas nas colunas, como era no antigo HR-V. Com comprimento na faixa de 4.450 mm, o novo suve será algo como 110 mm mais longo que o anterior e entrará na mesma região de tamanho do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross, enquanto o novo HR-V se manterá na categoria de Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, VW T-Cross e outros.
Ainda sem revelar o interior do ZR-V, a Honda chinesa anuncia que ele usa motores bem conhecidos nossos: aspirado de 2 litros e 158 cv e turbo de 1,5 litro e 182 cv, ambos com câmbio CVT e tração dianteira. Antes do suve, porém, a marca traz ao Brasil o Civic de 11ª geração, que chega no fim do ano em versão híbrida.
FS