O Range Rover Sport passa à linha 2023 (por enquanto em mercados externos) com estilo reformulado e itens inéditos de tecnologia. O grande suve ficou mais parecido com o Range Rover Vogue, como nos faróis de perfil baixo e nas maçanetas retráteis, que se destacam quando as portas são destravadas. A distância entre eixos cresceu 54 mm para 2.977 mm a fim de ampliar o espaço para pernas. O interior recebeu massageador nos bancos dianteiros, quadro de instrumentos digital de 13,7 pol., sistema de purificação de ar e opção de sistema de áudio de 1.430 W.
A plataforma MLA-Flex do Range Rover Sport, a mesma do novo Vogue, ganhará versão elétrica na linha 2024. Por enquanto estão disponíveis apenas motores a gasolina e diesel, alguns com auxílio elétrico, todos com tração integral e câmbio automático epicíclico de 8 marchas. As versões são:
• P400 – 6-cilindros em linha a gasolina, 3 litros, turbo e motor elétrico, 400 cv, 56,1 m·kgf
• P530 – V-8 turbo a gasolina, 4,4 litros, 530 cv, 76,5 m·kgf
• P440e – 6-cilindros em linha a gasolina, 3 litros, turbo e motor elétrico, 440 cv, 63 m·kgf
• P510e – 6-cilindros em linha a gasolina, 3 litros, turbo e motor elétrico, 510 cv, 71,4 m·kgf
• D300 – 6-cilindros em linha a diesel, 3 litros, turbo, 300 cv, 66,3 m·kgf
• D350 – 6-cilindros em linha a diesel, 3 litros, turbo e motor elétrico, 350 cv, 71,4 m·kgf
O mais potente P530 usa motor da BMW. Por enquanto fica de fora a versão de alto desempenho SVR, que deve chegar com mais de 600 cv. O chassi oferece recursos como molas de ar de duas câmaras, rodas traseiras esterçantes e controle ativo de rolagem, que segundo a marca mantém a carroceria tão estável em curvas quanto a do antigo SVR, com maior conforto. Para uso fora de estrada, um novo controlador monitora inclinação e movimentos longitudinais para o ajuste da velocidade.
FS