• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Avaliações

REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

identicon por Bob Sharp
11/05/2022
em Avaliações, BS
Fotos: Paulo Keller

Fotos: Paulo Keller







O novo Nissan Versa chegou ao mercado no primeiro ano da pandemia da Covid-19, em 28 de outubro de 2020. A imprensa teve oportunidade  de conhecê-lo de perto e experimentá-lo no dia 22 no autódromo do Haras Tuiuti o que resultou em matéria aqui no AE. Quem a leu viu que o que o sedã topo de linha Exclusive me agradou bastante, mas ficou faltando a avalição normal dessa versão durante sete dias. Num autódromo não se vê ou se sente tudo num carro.

Tentamos, mas foi um período difícil para as fabricantes, estávamos em plena pandemia, não conseguimos obter um Exclusive para essa finalidade, Mas no início de dezembro a Nissan nos conseguiu a versão de entrada Sense com câmbio manual, que foi testada pelo Gerson Borini. O tempo passou e ficou a dívida, saldada agora com essa revisita e que é válida, visto que não houve nenhuma mudança no modelo.

As três versões e preços do novo Versa são (preços por ocasião do lançamento entre parênteses):

Sense manual 5-marchas, R$ 94.980 (R$ 72.990) e automático CVT, R$ 101.990 (R$ 77.990)
Advance automático CVT, R$ 110.090 (R$ 83.490)
Exclusive automático CVT, R$ 122.990 (R$ 92.990)

Na citada minha matéria de lançamento eu comento que o espaço para pernas no banco traseiro diminuiu em relação ao modelo anterior e a foto “eu atrás de mim” mostra isso. Porém notei, na foto, que o encosto do banco dianteiro estava muito inclinado e disse que numa próxima avaliação eu repetiria a foto. Ei-la:

Espaço para pernas no banco traseiro diminuiu, mas ainda é muito bom

A revisita

Ratifico tudo o que eu disse na minha matéria, mas cabe destacar alguns pontos. Para um sedã familiar o motor 1,6-L de aspiração atmosférica está de bom tamanho. Pode parecer pouco potente com seus 114 cv, com gasolina ou álcool, mas o fato é que é bastante suave, econômico e movimenta bem o Versa. Acelerar de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos é longe de indicar um carro lento, muito menos atingir 180 km/h. E não tem sistema auxiliar de partida a frio por injeção de gasolina. Lanças aquecedoras em cada linha de combustível elevam a temperatura do álcool para propiciar a necessária vaporização.

O câmbio CVT Jatco, XTRONIC, é básico, sem trocas manuais, havendo apenas a posição L na alavanca seletora desativar as marchas mais longas para proporcionar freio-motor. Não é informado número de marchas, mas com um espectro (divisão da marcha mais curta pela mais longa) de 8,746:1, há certamente sete marchas. Estas vão sendo trocadas automaticamente à medida que o carro ganha velocidade, o que a Nissan chama de D-Step, degraus em Drive. As trocas ocorrem tanto em carga parcial quanto em TPS 100 (acelerador todo aberto), nesse caso a 6.000 rpm, 400 rpm acima do pico de potência. A resposta à aceleração súbita e total (kickdown) é imediata e substitui plenamente as trocas manuais. Para quem ainda tem o hábito de reduzir marcha antes de uma curva, mover a alavanca para L produz o efeito. Há ainda uma programação S, acionada por interruptor na manopla da alavanca, e seu conhecido efeito de tornar as trocas do D-Step mais rápidas.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Com v/1000 na marcha mais longa (0,458:1) de 64,9 km/h, a 120 km/h “GPS” (velocidade verdadeira) o motor gira a 1.850 rpm. Próprio do câmbio XTRONIC (usado nos Renault também), a primeira marcha se vale de uma engrenagem epicíclica, que leva a uma pronta saída mal se toca no pedal do acelerador. É bem agradável. E o conversor de torque bloqueia-se ao veículo atingir 60 km/h.

Consumo e rodagem

O consumo de combustível de homologação é 11,7/8 km/l na cidade e 13,8/10 km/l, na estrada. O carro estava com álcool e o consumo sempre foi melhor, como 8,5 km/l no uso urbano e 10,8 km/l no uso rodoviário. Mesmo com o diminuto tanque de 41 litros o alcance com álcool é razoável, como 350 km na cidade e 443 km em viagem. Com gasolina vai-se mais longe,  480 km e 565 km, respectivamente. Um tanque 50 litros certamente seria aplaudido, os alcances aumentariam 22%, como quase 430 km na cidade (álcool) e quase 700 km na estrada com gasolina,

Ponto realmente alto no Versa é a rodagem, tanto em conforto quanto em comportamento dinâmico. A definição dos parâmetros de suspensão — constantes das molas, carga dos amortecedores na compressão e distensão, complacência das buchas, não poderia ser melhor. Realmente, um belo trabalho de engenharia da suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção. Contribuem para o resultado da excelente dinâmica de curva os pneus 205/50R17V ante 195/55R16H, sem que o perfil mais baixo tenha afetado o conforto.

No trem dianteiro do novo Versa, a relação de direção baixou de 17:1 para 15:1, facilita bastante o dirigir — as voltas entre batentes caíram de 3.4 para 2,6 voltas. Outra mudança importante foi aumentar o cáster em 30%, não só aumentando a estabilidade direcional, que já era boa, como dando mais câmber negativo na roda externa á curva, reduzindo o subesterço a praticamente zero.]

Limpadores “invisíveis”, muito bom (Foto: autor)

Andando em velocidade  de autoestrada, baixando o vidro da minha porta há pouco ruído de vento, denotando bom fluxo de ar pela carroceria. E falando de vidro, olhar pelo para-brisa e não ver os limpadores de para-brisa em posição de repouso é muito bom.

Elegância com discrição

O que falta

Faltam no novo Versa luz de rodagem diurna (DRL), luz traseira de neblina, faixa degradê no para-brisa, saída de climatização para o banco traseiro, iluminação nos para-sóis e no porta-luvas, vidros de acionamento elétrico um-toque descida/subida em todas as portas (é apenas descida na do motorista). Todos itens que não têm custo elevado e deixariam o Versa ainda melhor.

Em compensação, o Versa, em especial a versão Exclusive revisitada, possui elevada dotação de itens de comodidade e segurança, como ter seis bolsas infláveis. Um olhada na lista equipamentos mostra isso bem.

Conclusão

Pelo conjunto e pelas qualidades do novo Versa ratificadas nesta revisita, é o carro indicado para quem quer continuar de sedã, sair do hatch ou voltar do suve sem fazer rombo muito grande na conta bancária. E contar com um bom companheiro rodante para todas os momentos.

BS

 

FICHA TÉCNICA NISSAN VERSA
1.6 Sense MT 1.6 Sense CVT 1.6 Advance CVT 1.6 Exclusive CVT
MOTOR
Designação HR16DE 1,6
Descrição Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase contínuo na admissão e escapamento, atuação de válvulas direta por tuchos-copo, injeção no duto, partida a frio por lanças aquecedoras, flex
Cilindrada (cm³) 1.598
Diâmetro e curso (mm) 78 x 83,6
Potência (cv / rpm, G ou A)) 114 /  5.600
Torque (m·kgf /rpm, G ou A) 15,5 / 4.000
TRANSMISSÃO
Tipo Manual, 5 marchas Automático XTRONIC CVT
TRAÇÃO Dianteira
RELAÇÕES DE MARCHA (:1)
1ª 3,727 Máx.-mín.: 4,006-0,458
2ª 2,048
3ª 1,393
4ª 1,029
5ª 0,821
Ré 3,545 3,770
Diferencial 4,214 3,921
Espectro (:1) 4,539 8,746
Estol do conversor de torque (rpm) 2.200
Consumo urbano (INMETRO) 11,8 km/l (G) 8,1 km/l (A) 11,7 (G) / 8,0 km/l (A)
Consumo na estrada (INMETRO) 13,8 km/l (G) 8,6km/l (a) 13,9 km/l / 10,0 km/l (A)
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, molas helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) 15
Diâmetro de giro (m) 10,6
Diâmetro do volante (mm) 370
Voltas entre batentes 2,6
FREIOS
Descrição Hidráulicos, duplo circuito em diagonal, assistência a vácuo
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / 258
Traseiros (Ø mm) Tambor / 203
RODAS E PNEUS
Rodas Aço, 15″ Liga leve, 16″ Liga leve, 17″
Pneus 195/65 R15H 205/55 R16H 205/50 R17V
Marca e tipo n.d n.d. n.d. Continental ContiContactPremium 2
Estepe Temporário com roda de aço e pneu estreito T125/70D16M (Maxxis)
Bitola dianteira (mm) 1.520 1.515 1.505
Bitola traseira (mm) 1.530 1.525 1.515
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.495
Largura 1.740
Altura 1.465 (Exclusive 1.475)
Distância entre eixos 2.620
Altura livre do solo (mm) 138.3 143,3
ESPAÇO INTERNO (mm)
Para cabeça 1.002 (frente) / 923 (atrás)
Para ombros   1.348 (frente) / 1.361 (atrás)
Para quadris   1.292  (frente / 1.273 (atrás)
Para pernas 1.131 (frente) / 788 (atrás)
ÂNGULOS
Entrada (º) 16,4 16,9
Saída (º) 19,9 20,2
CONSTRUÇAO
Tipo Monobloco em aço, sedã , 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,300 0,305 0,315
Área frontal calculada (m²) 2,039 2,039 2,053
Área frontal corrigida (m²) 0,611 0,621 0,646
PESOS E CAPACIDADES
Porta-malas (L) 482
Tanque de combustível (L) 41
Peso em ordem de marcha (kg) 1.080 1.105 1.122 1.137
Peso bruto (kg) 1.532 1.644 1.644 1.644
Carga útil (kg) 452 539 522 507
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 185 180
Aceleração 0 a 100 km/h (s) 10,8 10,7
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV
Cidade (km/L, G/A) 11,8 / 8,1 11,7 / 8,0
Estrada (km/L, G/A) 13,8 / 9,6 13,9/10,0
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 (km/h) 33,7 (5ª) 64,9 (marcha mais longa, 0,458:1)
Rotação a 120 km/h (km/h) 3.560 (5ª) 1.850 (marcha mais longa, 0,458:1)
Rotação à vel, máxima (rpm) 5.500 (5ª) n.d.
MANUTENÇÃO E GARANTIA
Troca de óleo e revisão (km/tempo) 10.000 / 12 meses
Garantia (anos) 3

 

EQUIPAMENTOS NISSAN NOVO NISSAN VERSA
VERSÕES 1.6 Sense Manual 1.6 Sense CVT 1.6 Advance CVT 1.6 Exclusive CVT
TRANSMISSÃO
Câmbio automático XTRONIC CVT – • • •
Câmbio manual de 5 marchas • – – –
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura interna do porta-malas e portinhola do tanque de combustível • • • •
Acabamento de revestimento premium[1] nos bancos – – – •
Acabamento de tecido nos bancos • • • –
Acendimento inteligente dos faróis – – • •
Alças de teto (duas traseiras e uma para o passageiro dianteiro) • • • •
Apoio de braço central traseiro – – – •
Apoio de braço no banco do motorista – • • •
Ar-condicionado • • • –
Ar-condicionado automático digital – – – •
Banco do motorista (Tecnologia Zero Gravity) com ajuste manual de altura • • • •
Banco traseiro bipartido 60:40 rebatível – – • •
Banco traseiro inteiriço rebatível • • – –
Chave inteligente presencial (I-Key) • • • •
Comandos de áudio e telefone no volante • • • •
Computador de bordo • • • •
Conta-giros • • • •
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador • • • •
Direção eletroassistida indexada à velocidade • • • •
Iluminação interna frontal e central – – – •
Indicador de temperatura externa – – • •
Luz de acompanhamento – – • •
Luz de aproximação – – – •
Luz de leitura para o motorista e passageiro dianteiro • • • •
Painel central com mostrador de 3,5 pol. • • – –
Painel central multifuncional em TFT de 7” com 12 funções – – • •
Para-sol com espelho para o motorista e passageiro • • • •
Porta-copos dianteiros (2) integrados console central • • • •
Porta-copos traseiros (2) integrados ao descansa-braço – – – •
Porta-malas com iluminação • • • •
Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e traseiras • • • •
Porta-revistas no dorso do encosto do banco dianteiro do passageiro • • • •
Retrovisores externos com regulagem elétrica • • • •
Retrovisores externos com repetidoras de setas – – • •
Sistema eletrônico de ignição e partida assistida • • • •
Tomada de 12 V integrada ao console central • • • •
Vidros dianteiros elétricos com função um-toque descida para o motorista • • • •
Vidros traseiros elétricos • • • •
Volante com regulagem de altura e distância • • • •
Volantes com acabamento de revestimento premium[1] – – – •
APARÊNCIA
Acabamento prata na manopla da alavanca seletora de câmbio – – • •
Antena de teto • • • –
Antena estilo barbatana de tubarão – – – •
Assinatura dos faróis em LED – – – •
Faróis de lâmpadas halógenas • • • –
Faróis de LED – – – •
Grade frontal com acabamento cromado • • • •
Maçanetas externas cor do veículo • • • •
Maçanetas internas cromadas • • • •
Moldura cromada nas janelas frontais • • • •
Para-choques na cor do veículo • • • •
Pneus 195/65R15 • • – –
Pneus 205/50R17 – – – •
Pneus 205/55R16 – – • –
Retrovisores externos rebatíveis com carcaça na cor do veículo • • • •
Rodas de aço de 15” com calotas integrais • • – –
Rodas de liga de alumínio de 16” – – • –
Rodas de liga de alumínio de 17” – – – •
SEGURANÇA
Alarme com acionamento por controle remoto • • • •
Alarme perimétrico • • • •
Alerta de cinto de segurança desatado (todos) • • • •
Alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem – – – •
Alerta de objetos no banco traseiro – – • •
Alerta de tráfego transversal traseiro – – – •
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura • • • •
Apoios de cabeça traseiros (3) • • • •
Assistente de partida em aclive • • • •
Aviso de portas mal fechadas • • • •
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6) • • • •
Câmera traseira de estacionamento – – • •
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga • • • •
Cintos de segurança traseiros laterais e central retráteis de 3 pontos • • • •
Controlador automático de velocidade de cruzeiro com comando no volante – • • •
Controle de estabilidade e tração • • • •
Detector de objetos em movimento – – – •
Engates Isofix para dois bancos infantis • • • •
Espelhos retrovisores com aquecimento – – – •
Faróis de neblina – – • •
Freios ABS com distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem • • • •
Imobilizador do motor • • • •
Limpador de para-brisa com controle intermitente variável • • • •
Monitoramento de ponto cego com aviso luminoso nos espelhos externos – – – •
Sensor de estacionamento traseiro • • • •
Trava elétrica com acionamento por controle remoto • • • •
Trava para crianças nas portas traseiras • • • •
Travamento automático das portas com o veículo em movimento a paetir de 15 km/h • • • •
Visão 360° inteligente – – – •
SISTEMA DE ÁUDIO
4 alto-falantes • • • •
2 tweeters – – – •
GPS integrado – – – •
Sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar, Bluetooth e conector USB (3) • • – –
Multimídia Nissan Connect com tela tátil em cores de 7?, Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth. – – • •
CORES
Branco Aspen, branco Diamond, azul Cobalto (veículo revisitado), cinza Grafite,prata Classic, preto Premium, e vermelho Malbec • • • •
Vermelho Scarlet – – – •
Legenda:   • Série   – Não disponível

 

 







Próximo
Equinox Premier e RS - Fotos: divulgação Chevrolet

CHEVROLET EQUINOX GANHA VERSÃO RS E NOVOS RECURSOS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17