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Home Destaques

NOVO NISSAN VERSA SENSE 1,6 MANUAL, NO USO

VERSÃO DE ENTRADA AGRADA E MOSTRA SEUS ATRIBUTOS COM CÂMBIO MANUAL

identicon por Gerson Borini
13/12/2020
em Destaques, GB, Testes






Em tempos de suvenização e automatização, quando aparece um sedã com câmbio manual é motivo para se emocionar e aproveitar ao máximo a semana com o carro, mesmo não sendo um superesportivo. E foi assim esta avaliação com o Novo Nissan Versa Sense 1,6-l manual de 5 marchas, que agora é importado do México. Mesmo não tendo todo o requinte, conforto e conteúdo das versões Advance e Exclusive descritos pelo Bob Sharp no lançamento, a versão Sense manual é puro prazer ao dirigir. Ficaríamos muito contentes se os fabricantes tivessem versões de topo também com câmbio manual, mas eles dizem que isso não vende — ou será que não vende porque não tem? Minha aposta é no segundo caso.

Se preferir, assista primeiramente ao vídeo gravado nas imediações da Curva AE:

Conjunto motriz

O Novo Nissan Versa 2021 passa a utilizar o mesmo motor HR16DE 1,6-l, flex, de aspiração atmosférica utilizado no suve compacto Kicks. Esse motor de 4 cilindros tem construção do bloco e cabeçote em alumínio, com 16 válvulas, duplo comando de acionamento por corrente com variação de fase na admissão e escapamento e entrega 114 cv de potência máxima a 5.600 rpm e o torque máximo de 15,5 m·kgf está a 4.000 rpm. O desempenho divulgado pela Nissan é de 10,8 segundos no 0-100 km/h e 185 km/h de velocidade máxima. O corte de rotação é limpo a 6.500 rpm.

Compartimento do motor tem uma arrumação mediana e o motor é o mesmo do Nissan Kicks

O câmbio manual de 5 marchas tem bom escalonamento e permite ótima dirigibilidade na cidade e na estrada. A 120 km/h em 5ª marcha o motor gira a 3.600 rpm trazendo baixo ruído interno, bom consumo de combustível e com potência para enfrentar pequenos aclives sem a necessidade de reduzir uma marcha. A elasticidade do motor é muito boa, permitindo fazer retomadas de velocidade com suavidade e segurança.

Gráfico dente de serra mostra o bom escalonamento do câmbio manual de 5 marchas

O alcance nas marchas a 6.000 rpm é 1ª 44 km/h, 2ª 80 km/h, 3ª 118 km/h e 4ª, 160 km/h. Com a v/1000 em 5ª de 34 km/h, à velocidade máxima informada de 185 km/h o motor está a 5.512 rpm, praticamente a rotação de potência máxima, 5.600 rpm.

Muito boa a integração do conjunto motriz com a carroceria, pois somente acima de 5.500 rpm é notado maior nível de ruído interno. Em acelerações a plena carga não notei vibrações indesejáveis oriundas do motor ou câmbio. Tudo isso demonstra que o trabalho dos engenheiros da Nissan instalando um subchassi com extensões frontais para maior rigidez, e a fixação estrutural do cárter do motor ao câmbio trouxe seus dividendos. Esse subchassi deve trazer ótima contribuição ao resultado de impacto frontal contra barreiras sólidas e indeformáveis.

Dependendo do modelo, a extensão frontal do subchassi é necessária para maior estrutura frontal em testes de impacto, mas inevitavelmente traz ganhos para ruídos e vibrações

Outro ponto positivo é a precisão e esforço de engate. A alavanca de câmbio tem boa altura, e o sistema de trambulador funciona perfeitamente. A quinta marcha pode ser engatada com o curso na diagonal, sem dificuldades. O baixo esforço do pedal de embreagem ajuda a não causar cansaço no motorista ao dirigir por horas em trajetos urbanos.

Alavanca de câmbio tem boa altura e operação é perfeita

Ao ler os dados de desempenho do motor previamente divulgados pela Nissan não acreditei que o novo Versa pudesse ser tão bom quanto senti ao dirigi-lo. Com peso em ordem de marcha de apenas 1.080 kg para um carro de 4.495 mm de comprimento e 2.620 mm de entre-eixos, a sensação de dirigir é de leveza. O carro deslancha bem e quando menos se espera já está superado o limite de velocidade da via. O consumo de combustível vai junto para o lado positivo. Na viagem de Campinas até a Curva AE para gravar o vídeo o consumo foi de 11,4 km/l abastecido com álcool. O valor homologado junto ao Inmetro é de 11,8/8,1 km/l no ciclo urbano e 13,8/8,6 km/l no rodoviário.

Linhas modernas no novo Versa

Suspensão bem equilibrada

Surpreende positivamente o conforto de rodagem e equilíbrio obtido na calibração da suspensão. Confesso que não conheço a versão anterior, portanto difícil dizer quanto foi melhorado, ou até mesmo dizer se este está em outro patamar comparado ao anterior. Eu apostaria na segunda opção. Ficou faltando a utilização de batente hidráulico nos amortecedores dianteiros para evitar o ruído de queda de roda ao passar por lombadas e outros eventos similares.

A ancoragem dos braços de controle dianteiros ao subchassi através de duas buchas verticais demonstra que o projeto foi concebido para otimização de conforto e baixa aspereza de rodagem. Adoção de apoio superior e inferior da mola traseira em borracha é outro indicativo da preocupação com esse requisito. Considerando que este carro é produzido e desenvolvido para uso no México, onde os consumidores são muito críticos com relação a ruído de rodagem e aspereza, os compradores brasileiros vão ter essa vantagem ao receber este produto. Esperamos que a gana de redução de custo existente nos fabricantes brasileiros não subtraia esses itens no futuro.

 

Em termos de construção não há nenhuma novidade, o Versa utiliza o padrão de McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, esta uma configuração sólida e consagrada para esse nível de veículo.

Ainda na linha de proporcionar maior conforto de rodagem foram adotados pneus 195/65R15H (Continental S na unidade testada) que reduzem a aspereza e traz ótima absorção de impactos. Nesta versão Sense os pneus estão montados em rodas de aço estampado com calotas plásticas termoinjetadas e o miniestepe é T125/70D16M do fabricante Maxxis, também em roda de aço.

 

Freios e direção

Estão aqui dois sistemas que passaram despercebido pela avaliação, e quando isso acontece é porque não assustaram o avaliador, e têm desempenho dentro do esperado. São outros sistemas que utilizam tecnologias muito bem conhecidas não sendo novidade para ninguém.

Volante de direção tem bom diâmetro e base achatada com as rodas retas à frente para facilitar o entrar e sair do motorista, mas não tem revestimento

Nos freios, os tradicionais discos ventilados na dianteira com pinças deslizantes e na traseira,os freios a tambor. O acionamento é assistido por servofreio a vácuo e contam com o obrigatório ABS; o freio de estacionamento é acionado pela tradicional alavanca entre os bancos. Ponto positivo para o sistema de auxilio de saída em aclives, muito útil para carros com câmbio manual. Acabou o temor e tremor na prova de morro para muitos motoristas.

O sistema de direção tem assistência elétrica por motor de passo na árvore de direção, com bom esforço estático e perfeição no incremento de esforço indexado à velocidade. Poderia ter a definição de centro mais positiva, mas muitos usuários não irão reclamar do nível em que foi ajustado.

 

Interior despojado

O acabamento interno do novo Versa é bem desenhado e bem executado, porém nesta versão de entrada tem conteúdo proporcional. Os bancos são revestidos em tecido e o tal banco “Zero Gravity” que a Nissan anuncia, eu não encontrei ou não entendi o conceito. Tem a vantagem de regulagem de altura que em conjunto com o ajuste de altura e distância do volante facilita encontrar a melhor posição para dirigir.

 

O tecido dos bancos é bicolor com diferenças de texturas e colorações. Em conjunto com o revestimento do teto e das colunas em cor clara, formam uma bonita harmonia e aumentam a sensação de maior volume interno da cabine. O conforto dos bancos dianteiros e traseiros é elogiável. Destaque para a boa inclinação do encosto do banco traseiro, que associado ao bom espaço para as pernas, proporciona ótimo conforto para dois passageiros. O terceiro passageiro, só se for criança, pois as almofadas do assento e do encosto têm uma grande protuberância.

 

O quadro de instrumentos abriga o computador de bordo no centro, tendo do lado esquerdo o conta-giros e a direita, o velocímetro, ambos de escala analógica. As funções do computador são apenas as básicas de consumo médio, velocidade média, autonomia e tempo de viagem.

Quadro de instrumentos com computador ao centro e senti a falta do termômetro do do líquido de arrefecimento do motor

No centro do painel, onde nas versões de maior conteúdo a central multimídia´é abrigada, nesta versão Sense há apenas o rádio e algumas funções básicas de configurações. Apesar da simplicidade de conteúdo, a execução é muito boa, assim como a aparência.

Comandos estão bem localizados e boa visibilidade frontal

Exterior renovado

 

A traseira com balanço muito grande e as lanternas com linhas descendentes do modelo anterior deram lugar a uma traseira mais imponente a empinada no novo Versa. O balanço um pouco mais curto e com linha de corte ascendente deixou o carro mais alinhado. As novas lanternas trouxeram um sorriso para onde se via tristeza.

Por este ângulo nota-se que é outro carro

Ainda na traseira é possível ver o porta-malas de 482 litros e amplo espaço, com um volume adicional sob o tampão e junto ao miniestepe; há espaço suficiente para acomodar o pneu rodante em caso de furo. Na parte externa inferior do para-choque traseiro um aplique plástico, pintado na cor de carro, simula um extrator de ar.

Bom ângulo e tamanho das portas facilitam acesso ao interior

O coeficiente de arrasto aerodinâmico, Cx, melhorou e no modelo Sense é 0,30. O para-brisa está mais inclinado, os faróis e grade tem um novo desenho, mas sem perder as linhas do DNA da marca. O teto ficou mais baixo, sem prejudicar o espaço para cabeça dos ocupantes do banco traseiro, e o detalhe preto em pintado na coluna traseira passa a ideia do teto flutuante.

Destaque para a inclinação do para-brisa

Os vincos nas laterais realçam as linhas do carro conectando as maçanetas, e no contorno das caixas de rodas remetem ao formato de molduras. Os ângulos de abertura de portas são bem amplos, não havendo dificuldade  entrar e sair do veículo.

Destaque para os vincos na lateral e para os arcos dos para-lamas com face reta

Mercado

O novo Nissan Versa ficou mais bonito e tem conteúdo e tecnologia para brigar nesse segmento de sedãs compactos. Ser fabricado no México não deve afetar seus indicadores de qualidade, visto que as fábricas mexicanas atendem requisitos de consumidores locais e norte-americanos, que costumam ser mais exigentes que os brasileiros.

A grande dúvida é quanto a disponibilidade de volume para atender um crescimento momentâneo que pode acontecer durante este processo de retomada da economia mundial.

Com esse novo desenho o novo Versa tem tudo para ir longe

O consumidor brasileiro que tomar o caminho da marca japonesa poderá escolher entre as quatro versões que foram apresentadas, todas com o mesmo motor 1,6-l flex, porém nas versões superiores há oferta apenas de câmbio automático CVT.

Versa Sense manual – R$ 74.990
Versa Sense CVT – R$ 79.590
Versa Advance CVT – R$ 85.190
Versa Exclusive CVT – R$ 94.790

GB

(Atualizada em 13/12/20 às 19h10, correção da rotação a 120 km/h, é 3.700 rpm e não 3.900 rpm)

(Atualizada em 13/12/20 às 23h15, correção da rotação a 120 km/h, é 3.600 rpm e não 3.700 rpm, e a rotação em 5ª marcha na velocidade máxima de 185 km/h é 5.512 rpm))

Ficha técnica e lista de equipamento após as fotos adicionais:

 

FICHA TÉCNICA VERSA SENSE 1,6 MANUAL
MOTOR
Designação HR16DE 1,6
Descrição Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase contínuo na admissão e escapamento, atuação de válvulas direta por tuchos-copo, injeção no duto, partida a frio por lanças aquecedoras, flex
Cilindrada (cm³) 1.598
Diâmetro e curso (mm) 78 x 83,6
Potência (cv / rpm, G ou A)) 114 /  5.600
Torque (m·kgf /rpm, G ou A) 15,5 / 4.000
TRANSMISSÃO
Tipo Transeixo dianteiro com câmbo manual de 5 marchas mais ré, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 3,727; 2ª 2,048; 3ª 1,393; 4ª 1,029; 5ª 0,821; ré 3,545
Relação de diferencial (:1) 4,214
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) 15
Diâmetro mínimo de giro (m) 10,6
Diâmetro do volante (mm) 370
Voltas entre batentes 2,6
FREIOS
Descrição Hidráulicos, ABS, duplo circuito em diagonal, assistência a vácuo
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / 258
Traseiros (Ø mm) Tambor / 203
RODAS E PNEUS
Rodas Aço, 15″ com calotas integrais
Pneus 195/65R15H
Marca e tipo Continental S
Estepe Temporário com roda de aço e pneu estreito T125/70D16M (Maxxis)
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.495
Largura 1.740
Altura 1.465
Distância entre eixos 2.620
Bitola dianteira/traseira (mm) 1.520 / 1.530
Altura livre do solo (mm) 138.3
ÂNGULOS
Entrada (º) 16,4
Saída (º) 19,9
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã , 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,300
Área frontal calculada (m²) 2,039
Área frontal corrigida (m²) 0,611
PESOS E CAPACIDADES
Porta-malas (L) 482
Tanque de combustível (L) 41
Peso em ordem de marcha (kg) 1.080
Carga útil (kg) 452
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 185
Aceleração 0 a 100 km/h (s) 10,8
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV
Cidade (km/L, G/A) 11,8 / 8,1
Estrada (km/L, G/A) 13,8 / 9,6
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em 5ª (km/h 32,6
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) 3.700
Rotação vel. máx. em 5ª (rpm 5.675
MANUTENÇÃO E GARANTIA
Troca de óleo e revisão (km/tempo) 10.000 / 12 meses
Garantia (anos) 3

 

EQUIPAMENTOS NISSAN NOVO NISSAN VERSA SENSE 2021
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura interna do porta-malas e portinhola do tanque de combustível
Acabamento de tecido nos bancos
Alças de teto (duas traseiras e uma para o passageiro dianteiro)
Ar-condicionado
Banco do motorista (Tecnologia Zero Gravity) com ajuste manual de altura
Banco traseiro inteiriço rebatível
Chave inteligente presencial (I-Key)
Comandos de áudio e telefone no volante
Computador de bordo
Conta-giros
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Iluminação interna frontal e central
Luz de leitura para o motorista e passageiro dianteiro
Painel central com mostrador de 3,5″
Para-sol com espelho para o motorista e passageiro
Porta-copos dianteiros (2) integrados console central
Porta-malas com iluminação
Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e traseiras
Porta-revistas no dorso do encosto do banco dianteiro do passageiro
Retrovisores externos com regulagem elétrica
Sistema eletrônico de ignição e partida assistida
Tomada de 12 V integrada ao console central
Vidros dianteiros elétricos com função um-toque descida para o motorista
Vidros traseiros elétricos
Volante com regulagem de altura e distância
APARÊNCIA
Antena de teto
Grade frontal com acabamento cromado
Maçanetas externas cor do veículo
Maçanetas internas cromadas
Moldura cromada nas janelas frontais
Para-choques na cor do veículo
Pneus 195/65R15
Retrovisores externos rebatíveis com carcaça na cor do veículo
Rodas de aço de 15” com calotas integrais
SEGURANÇA
Alarme com acionamento por controle remoto
Alarme perimétrico
Alerta de cinto de segurança desatado (todos)
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
Apoios de cabeça traseiros (3)
Assistente de partida em aclive
Aviso de portas malfechadas
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6)
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga
Cintos de segurança traseiros laterais e central retráteis de 3 pontos
Controle de estabilidade e tração
Engates Isofix para dois bancos infantis
Freios ABS com distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem
Imobilizador do motor
Limpador de para-brisa controle intermitente variável
Sensor de estacionamento traseiro
Trava elétrica com acionamento por controle remoto
Trava para crianças nas portas traseiras
Travamento automático das portas com o veículo em movimento
SISTEMA DE ÁUDIO
4 alto-falantes
Sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar, Bluetooth e conector USB (3)
[1]Revestimento sintético





Tags: GBGerson BoriniNissanNissan VersaVersaVersa Sense
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Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

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