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Home BS

NOVO VERSA É LANÇADO

identicon por Bob Sharp
28/10/2020
em BS, Lançamentos
Fotos: Autor

Fotos: Autor







O novo Versa foi lançado hoje (28/10) por meio virtual e chega, agora importado do México, em três níveis de acabamento e novas nomenclaturas: Sense, Advance e Exclusive. A produção é na fabrica Nissan em Aguascalientes, de onde saem também os carros para o mercado americano.

O motor é o mesmo e unicamente o HR16DE 1,6 flex do suve Kicks, 114 cv a 5.600 rpm e 15,5 m·kgf a 4.000 rpm acoplado a câmbio manual de 5 marchas ou automático CVT na versão Sense (R$ 72..990 e R$ 77.990, respectivamente), e associado unicamente ao automático CVT na Advance (R$ 83.490) e na Exclusive (R$ 92.990). O novo Versa é derivado do Kicks.

Os carros começam a ser faturados para as concessionárias amanhã. A Nissan acredita que até 15 de novembro toda a rede Nissan esteja abastecida. O plano de vendas é 7.000 unidades por ano.

O Versa antecessor continua em produção na fábrica Nissan em Resende, RJ, rebatizado V-Drive, e haverá o convívio do antigo e do novo por tempo indeterminado.

A mudança mais evidente é no desenho da traseira, Algo desengonçada antes, deu lugar a um visual mas atual e certamente elevou o Versa de categoria. As fotos abaixo falam por si sós:

 

É flagrante a diferença de balanço traseiro antes e agora. Foi um trabalho perfeito dos designers da Nissan, conciliando forma e função. O comprimento aumentou apenas 3 mm, para 4.495 mm e o entre-eixos está 20 mm maior, 2.620 mm agora. Como o porta-malas cresceu 22 litros para 482 litros, é lícito supor que o banco traseiro tenha sido recolocado ligeiramente para frente, o que explica eu não ter achado o espaço atrás tão “limusine” quanto antes, embora continue muito bom. Fiz foto “eu atrás de mim” na ocasião, mas ao comparar com a mesma foto em 2017, vi que nesse novo o encosto do banco do motorista está mais inclinado. Ficará para quando tivermos o carro para teste repetir a foto com o encosto do banco dianteiro com a mesma inclinação.

Bom espaço para pernas sempre foi um ponto forte do Versa (Foto Thiago Bonesso)

Mudança grande mesmo foi na altura, diminuiu 40 mm (30 mm no Exclusive), ficou com 1.465 mm (1.475 mm no Exclusive), mas percebe-se que o caimento do teto para trás diminuiu, de modo que o espaço entre a cabeça e o teto ficou praticamente igual, 7 mm menos, de 930 mm para 923 mm (não foi informada diferença entre cabeça e teto entre as versões).

Houve ganho em aerodinâmica. O Cx, que era 0,32 para todas as versões (S, SV, SL), agora é 0,300 no Sense, 0,305 no Advance e 0,315 no Exclusive, explicável pela maior altura da versão.

Na pista

Pista não é o ambiente ideal para se conhecer um carro em lançamento, mas dá para verificar alguns pontos importantes. Por exemplo, a capacidade de curvar, especialmente pelo relevo no autódromo Tuiuti. Há curvas em descida e subida, nelas é possível avaliar o controle de estabilidade e principalmente o de tração, que achei perfeito: deixa a roda interna no limiar da patinagem sem se perceber corte de potência. Ou dar três voltas “de classificação para largada”, sem que o freio mostrasse algum sinal de fading (discos ventilados na frente e tambores atrás)., sempre com o mesmo toque de pedal.

A resposta de direção eletroassistida, cuja relação baixou de 17:1 para 15:1, é de primeira grandeza, ajudado pelos pneus 205/50R17V (Continental ContiPremiumContact 2), antes 195/55R16.

A Nissan deu mais cáster — 30% mais, informou — que além de contribuir para a estabilidade direcional, aumenta o câmber negativo da roda externa com o esterçamento. Mexeu no eixo de torção também visando reduzir a rolagem em curva, mesmo suprimindo a barra antirrolagem integrada. É difícil avaliar a rodagem numa pista, mas umas subidas e descidas intencionais nas lavadeiras de curva mostraram bom acerto de compromisso estabilidade-conforto.

Não há como comparar com o modelo anterior; carro ganhou vida

Em aceleração máxima o motor fica em 6.000 rpm, boas 400 rpm acima da rotação de pico e o CVT tem seis degraus, segundo o gerente sênior de engenharia do produto, Ricardo Abe, perceptíveis sob aceleração. O CVT é simples, sem trocas sequenciais manuais, havendo apenas um modo S que serve tanto para melhores acelerações quanto para obter freio-motor.

A aceleração 0-100 km/h declarada é 10,7 segundos com o CVT e 10,8 segundos com manual, a velocidade máxima é de 180 km/h com CVT e 185 km/h, com manual. Não há distinção de combustível em desempenho.

O consumo de homologação é, no manual, 11,8/8,1 km/l na cidade e 13,8/9,6 km/l, na estrada. Com CVT, 11,7/8,0 km/l urbano e 13,9/10,0 km/l. rodoviário.

Boa dotação de equipamentos

A Nissan tratou de rechear bastante o novo Versa de equipamentos. Por exemplo, mesmo no Sense manual há ar-condicionado, comandos de áudio e telefone no volante, chave presencial, energização e partida do motor por botão, mostrador central com tela de 3,5 polegadas, ajuste elétrico dos retrovisores externos, rodas de aço de 15 polegadas com calotas integrais, bolsas infláveis laterais e de cortina além das obrigatórias frontais, aviso de cinto de segurança desatado (todos), controle de estabilidade e tração, os obrigatórios engates Isofix para dois bancos infantis, os obrigatórios freios ABS mais distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente de frenagens de emergência, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em aclive, e sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar, conector USB (3, um no painel e dois no console para passageiros do banco traseiro).

Falta a faixa degradê no para-brisa, em compensação os limpadores ficam totalmente escondidos quando desligados, o que é ótimo

O Sense CVT é acrescido de descansa-braço escamoteável no banco do motorista e controle automático de velocidade de cruzeiro com comando no volante.

Já o Advance recebe acendimento automático dos faróis e banco traseiro bipartido 60:40, faróis com função de acompanhamento, termômetro do ar externo, mostrador central multifuncional com tela TFT de 7 polegadas com 12 funções, repetidoras de seta nos espelhos, rodas de 16 polegadas de liga de alumínio, câmera traseira, faróis de neblina, alerta de objetos (também de crianças e animais de estimação) no banco traseiro, e central multimídia com tela tátil em cores de 7 polegadas, e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth (necessário aplicativo Nissan Smart Phone).

Finalmente o Exclusive, completado com acabamento premium macio nos bancos, ar-condicionado automático digital, descansa-braço central no banco traseiro, função ‘Bem-vindo’ (faróis acendem à aproximação), revestimento macio no volante, faróis de LED, assinatura dos faróis dianteiros de LED, rodas de liga de alumínio de 17 polegadas, alerta de colisão frontal com frenagem automática, visão 360º com imagem na tela do rádio, detector de objetos em movimento, alerta de tráfego transversal à retaguarda com frenagem automática, monitoramento de ponto cego, espelhos retrovisores externos com aquecimento, dois tweeters, GPS integrado.

Porta-malas passou de 460 litros para 482 litros

Mas o novo Versa carece de luz de rodagem diurna (DRL), luz traseira de neblina, faixa degradê no para-brisa, saída de climatização para o banco traseiro, iluminação nos para-sóis e no porta-luvas, vidros de acionamento elétrico um toque descida/subida em todas as portas (apenas descida para o do motorista).

A lista de equipamentos no final é bem minuciosa é dá ideia perfeita dos equipamentos de séries nas três versões.

São oito cores: prata Classic, cinza Grafite, preto Premium, vermelho Malbec, vermelho Scarlet (somente para a versão Exclusive), branco Diamond, branco Aspen e azul Cobalto, esta a do carro avaliado. A versão topo de linha Exclusive conta ainda com acabamento em duas cores para o interior: painel e detalhes dos bancos em cinza com o restante em preto ou totalmente preto no painel e detalhes dos bancos com cinza no restante.

Em conclusão

O novo Versa justifica o adjetivo, é realmente outro carro. Tem atributos de sobra para disputar mercado com todos os sedãs compactos e até mesmo alguns médios. A lamentar a Nissan fazer parte da “brigada antimanual”: poderia deixar o cliente escolher o câmbio que mais lhe apraz em vez de impor veladamente o automático, relegando-o à versão de entrada Sense. Não é vergonha ter câmbio manual no portfólio.

BS

(Atualizado em 29/10/20 às 9h45, correção do volume do porta-malas na legenda da foto respectiva)
(Atualizado em 2/11/20 às 14h37, correção da medida dos pneus no texto, é 205/50R17V, estava 215/50R17V)

Mais fotos e a seguir ficha técnica e lista de equipamentos.

FICHA TÉCNICA NISSAN VERSA 2021
1.6 Sense MT 1.6 Sense CVT 1.6 Advance CVT 1.6 Exclusive CVT
MOTOR
Designação HR16DE 1,6
Descrição Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase contínuo na admissão e escapamento, atuação de válvulas direta por tuchos-copo, injeção no duto, partida a frio por lanças aquecedoras, flex
Cilindrada (cm³) 1.598
Diâmetro e curso (mm) 78 x 83,6
Potência (cv / rpm, G ou A)) 114 /  5.600
Torque (m·kgf /rpm, G ou A) 15,5 / 4.000
TRANSMISSÃO
Tipo Manual, 5 marchas Automático XTRONIC CVT
TRAÇÃO                                  Dianteira
RELAÇÕES DE MARCHA (:1)
1ª 3,727 Máx.-mín.: 4,006-0,458
2ª 2,048
3ª 1,393
4ª 1,029
5ª 0,821
Ré 3,545 3,770
Diferencial 4,214 3,921
Espectro (:1) 4,539 8,746
Estol do conversor de torque (rpm)                                                              2.200
Consumo urbano (INMETRO) 11,8 km/l (G) 8,1 km/l (A) 11,7 (G) / 8,0 km/l (A)
Consumo na estrada (INMETRO) 13,8 km/l (G) 8,6km/l (a) 13,9 km/l / 10,0 km/l (A)
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, molas helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) 15
Diâmetro de giro (m) 10,6
Diâmetro do volante (mm) 370
Voltas entre batentes 2,6
FREIOS
Descrição Hidráulicos, duplo circuito em diagonal, assistência a vácuo
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / 258
Traseiros (Ø mm) Tambor / 203
RODAS E PNEUS
Rodas Aço, 15″ Liga leve, 16″ Liga leve, 17″
Pneus 195/65 R15H 205/55 R16H 205/50 R17V
Marca e tipo n.d n.d. n.d. Continental ContiContactPremium 2
Estepe Temporário com roda de aço e pneu estreito T125/70D16M (Maxxis)
Bitola dianteira (mm)                                      1.520 1.515 1.505
Bitola traseira (mm)                                      1.530 1.525 1.515
DIMENSÕES (mm)
Comprimento                                                               4.495
Largura                                                               1.740
Altura                                                     1.465 (Exclusive 1.475)
Distância entre eixos                                                               2.620
Altura livre do solo (mm)                                 138.3 143,3
ESPAÇO INTERNO (mm)
Para cabeça                                                     1.002 (frente) / 923 (atrás)
Para ombros                                                     1.348 (frente) / 1.361 (atrás)
Para quadris                                                      1.292  (frente / 1.273 (atrás)
Para pernas                                                       1.131 (frente) / 788 (atrás)
ÂNGULOS
Entrada (º) 16,4 16,9
Saída (º) 19,9 20,2
CONSTRUÇAO
Tipo                                Monobloco em aço, sedã , 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,300 0,305 0,315
Área frontal calculada (m²) 2,039 2,039 2,053
Área frontal corrigida (m²) 0,611 0,621 0,646
PESOS E CAPACIDADES
Porta-malas (L)                                                               482
Tanque de combustível (L)                                                                41
Peso em ordem de marcha (kg) 1.080 1.105 1.122 1.137
Peso bruto (kg) 1.532 1.644 1.644 1.644
Carga útil (kg) 452 539 522 507
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 185                                                  180
Aceleração 0 a 100 km/h (s) 10,8 10,7
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV
Cidade (km/L, G/A) 11,8 / 8,1                                                    11,7 / 8,0
Estrada (km/L, G/A) 13,8 / 9,6                                                     13,9/10,0
MANUTENÇÃO E GARANTIA
Troca de óleo e revisão (km/tempo)                                                                 10.000 / 12 meses
Garantia (anos)                                                                3

 

EQUIPAMENTOS NISSAN NOVO NISSAN VERSA 2021
VERSÕES 1.6 Sense MT 1.6 Sense CVT 1.6 Advance CVT 1.6 Exclusive CVT
TRANSMISSÃO
Câmbio automático XTRONIC CVT com função overdrive – • • •
Câmbio manual de 5 marchas • – – –
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura interna do porta-malas e portinhola do tanque de combustível • • • •
Acabamento de revestimento premium[1] nos bancos – – – •
Acabamento de tecido nos bancos • • • –
Acendimento inteligente dos faróis – – • •
Alças de teto (duas traseiras e uma para o passageiro dianteiro) • • • •
Apoio de braço central traseiro – – – •
Apoio de braço no banco do motorista – • • •
Ar-condicionado • • • –
Ar-condicionado automático digital – – – •
Banco do motorista (Tecnologia Zero Gravity) com ajuste manual de altura • • • •
Banco traseiro bipartido 60:40 rebatível – – • •
Banco traseiro inteiriço rebatível • • – –
Chave inteligente presencial (I-Key) • • • •
Comandos de áudio e telefone no volante • • • •
Computador de bordo • • • •
Conta-giros • • • •
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador • • • •
Direção eletroassistida indexada à velocidade • • • •
Iluminação interna frontal e central •
Indicador de temperatura externa – – • •
Luz de acompanhamento – – • •
Luz de aproximação – – – •
Luz de leitura para o motorista e passageiro dianteiro • • • •
Painel central com mostrador de 3,5″ • • – –
Painel central multifuncional em TFT de 7” com 12 funções – – • •
Para-sol com espelho para o motorista e passageiro • • • •
Porta-copos dianteiros (2) integrados console central • • • •
Porta-copos traseiros (2) integrados ao descansa-braço – – – •
Porta-malas com iluminação • • • •
Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e traseiras • • • •
Porta-revistas no dorso do encosto do banco dianteiro do passageiro • • • •
Retrovisores externos com regulagem elétrica • • • •
Retrovisores externos com repetidoras de setas – – • •
Sistema eletrônico de ignição e partida assistida • • • •
Tomada de 12 V integrada ao console central • • • •
Vidros dianteiros elétricos com função um-toque descida para o motorista • • • •
Vidros traseiros elétricos • • • •
Volante com regulagem de altura e distância • • • •
Volantes com acabamento de revestimento premium[1] – – – •
APARÊNCIA
Acabamento prata na manopla da alavanca seletora de câmbio – – • •
Antena de teto • • • –
Antena estilo barbatana de tubarão – – – •
Assinatura dos faróis em LED – – – •
Faróis em LED – – – •
Grade frontal com acabamento cromado • • • •
Maçanetas externas cor do veículo • • • •
Maçanetas internas cromadas • • • •
Moldura cromada nas janelas frontais • • • •
Para-choques na cor do veículo • • • •
Pneus 195/65R15 • • – –
Pneus 205/50R17 – – – •
Pneus 205/55R16 – – • –
Retrovisores externos rebatíveis com carcaça na cor do veículo • • • •
Rodas de aço de 15” com calotas integrais • • – –
Rodas de liga de alumínio de 16” – – • –
Rodas de liga de alumínio de 17” – – – •
SEGURANÇA
Alarme com acionamento por controle remoto • • • •
Alarme perimétrico • • • •
Alerta de cinto de segurança desatado (todos) • • • •
Alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem – – – •
Alerta de objetos no banco traseiro – – • •
Alerta de tráfego transversal traseiro – – – •
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura • • • •
Apoios de cabeça traseiros (3) • • • •
Assistente de partida em aclive • • • •
Aviso de portas malfechadas • • • •
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6) • • • •
Câmera traseira de estacionamento – – • •
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga • • • •
Cintos de segurança traseiros laterais e central retráteis de 3 pontos • • • •
Controlador automático de velocidade de cruzeiro com comando no volante – • • •
Controle de estabilidade e tração • • • •
Detector de objetos em movimento – – – •
Engates Isofix para dois bancos infantis • • • •
Espelho retrovisor com aquecimento e câmera – – – •
Faróis de neblina – – • •
Freios ABS com distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem • • • •
Imobilizador do motor • • • •
Limpador de para-brisa controle intermitente variável • • • •
Monitoramento de ponto cego com aviso luminoso nos espelhos externos – – – •
Sensor de estacionamento traseiro • • • •
Trava elétrica com acionamento por controle remoto • • • •
Trava para crianças nas portas traseiras • • • •
Travamento automático das portas com o veículo em movimento • • • •
Visão 360° inteligente – – – •
SISTEMA DE ÁUDIO
4 alto-falantes • • • •
2 tweeters – – – •
GPS integrado – – – •
Sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar, Bluetooth e conector USB (3) • • – –
Multimídia Nissan Connect com tela tátil em cores de 7″, Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth. – – • •
Legenda:   • Série   – Não disponível
[1]Revestimento sintético

 







Tags: Bob SharpCVTNissanVersa
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NISSAN VERSA EVOLUI A PREÇOS COMPETITIVOS

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