A linha de carros elétricos da Volkswagen cresce com o ID.5, um hatchback de quatro portas com jeito de suve (algo como um Nivus maior) que a marca anuncia como “E-SUV cupê”. A arquitetura modular MEB deu origem a um modelo de 4.599 mm de comprimento e 2.766 mm de distância entre eixos, que chega com um motor elétrico na traseira, na versão básica, ou dois motores com tração integral no esportivo ID.5 GTX.
Entre os destaques do ID.5 estão o baixo coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,26 (0,27 no GTX), a suspensão com controle eletrônico de amortecimento de série e o compartimento de bagagem de 549 litros. O interior traz projeção elevada de informações com realidade aumentada e controles por voz capazes de aprender com o usuário. Com a comunicação Car2X, dados de veículos compatíveis e sinais de infraestrutura em um raio de até 800 metros podem ser interpretados para oferecer alertas sobre áreas perigosas, acidentes e tráfego lento.
Na versão GTX, o ID.5 usa um motor dianteiro de 109 cv e 16,5 m·kgf e um traseiro de 204 cv e 31,6 m·kgf, que combinados produzem 299 cv por até 30 segundos. A bateria pode ser carregada em até 135 kW em estação de carregamento rápido. O ID.5 é fabricado em Zwickau, na Saxônia, Alemanha.
FS