A combinação de motor turbo e câmbio manual, não oferecida na atual geração do Volkswagen Polo brasileiro, deverá ser uma das novidades da linha 2023 do modelo, que chega no segundo semestre. De acordo com o site UOL Carros, essa opção estará disponível em uma versão mais simples do hatch compacto, dotada do motor TSI 170 (com 101/105 cv e torque de 16,8 m·kgf, valores sujeitos a variações) de 1 litro que até o ano passado equipava o up!.
O câmbio será de 5 marchas, não de 6 como o que vinha no Golf TSI 1-litro manual. O automático epicíclico de 6 marchas será opcional nesse Polo. As versões Comfortline e Highline continuam com o TSI 200 de 116/128 cv e 20,4 m·kgf, enquanto o Polo GTS mantém o 1,4-litro turbo de 150 cv e 25,5 m·kgf, sempre com câmbio automático.
Além do trem de força inédito, o Polo 2023 deve receber as mesmas alterações de estilo promovidas há um ano na Europa, com frente e traseira inspiradas nas do Golf de oitava geração, novo volante e painel tátil para os comandos de ventilação. No próximo ano, para ocupar o lugar do Gol como carro mais barato da marca, a Volkswagen lança o Polo Track: uma versão mais simples, apenas com motor 1-litro atmosférico (75/84 cv) e câmbio manual, mas com decoração externa “aventureira” como na versão homônima que existiu para Gol e Fox.
FS