No fim da década de 1990, o sonho de consumo de todo fã da Subaru era o Impreza 22B, um cupê lançado em 1998 para comemorar a vitória da marca japonesa no Mundial de Rali (WRC). Foram feitos 424 exemplares com motor turbo de 2,2 litros e 280 cv (a potência real era provavelmente mais alta, sendo esse o limite legal no Japão na época), carroceria alargada e suspensão especial. De acordo com a Subaru, o 22B acelerava de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos com 248 km/h de velocidade máxima.
Hoje, os melhores 22B remanescentes mudam de mãos na faixa de US$ 200 mil a US$ 300 mil. Para quem quer um desses Imprezas cheirando a novo e não se importa de pagar ainda mais, a inglesa Prodrive tem a solução: o P25, um Impreza restomod (restaurado e modificado na expressão em inglês) que promete ser mais divertido ao volante que o 22B original.
A partir de um monobloco de Impreza WRX cupê, a Prodrive aplica novos painéis de carroceria de plástico e fibra de carbono como capô, teto, tampa de porta-malas, para-lamas e para-choques. Da tomada de ar do capô ao enorme aerofólio, tudo repete o visual do 22B. O interior pode receber bancos-concha de carbono e o banco traseiro é suprimido para dar lugar a uma estrutura de proteção (gaiola). A suspensão tem amortecedores Bilstein ajustáveis e a tração integral inclui diferenciais dianteiro e traseiro autobloqueantes. Com 1.200 kg, o carro pesa menos que o 22B original (1.245 kg).
Ele fica também mais potente: um motor boxer turbo atual de 2,5 litros da Subaru recebe ampla preparação, incluindo novo turbocarregador e escapamento de titânio e aço inoxidável, para obter 406 cv e torque de 61,2 m·kgf. Com câmbio sequencial de 6 marchas, o P25 vai a 100 em menos de 3,5 segundos, tempo que faz o lendário 22B parecer lento… E barato, já que o carro da Prodrive tem preço anunciado de £ 460.000 (US$ 560.000 ou cerca de R$ 2,9 milhões) na Inglaterra.
FS