• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO BYD HAN EV 3.95, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO BYD HAN EV 3.95, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

ESSERE FERRARI…

JOGANDO NA DEFENSIVA, A SCUDERIA CONTRIBUI NOVAMENTE PARA OUTRA VITÓRIA DE VERSTAPPEN

identicon por Wagner Gonzalez
21/06/2022
em Colunas, Conversa de Pista, Curva 3, WG
Sainz: pneus duros contribuíram para adiar primeira vitória (Foto: Ferrari)

Sainz: pneus duros contribuíram para adiar primeira vitória (Foto: Ferrari)







Não é de hoje que a Ferrari comete erros estratégicos que contribuem para alongar seu jejum de títulos e evitar vitórias. Desta vez esse conhecido episódio aconteceu na fase final do GP do Canadá, quando Carlos Sainz (foto de abertura), então líder da prova, parou receber um novo jogo de pneus duros na 49ª volta, a 21 da bandeira quadriculada. Nessa altura Max Verstappen, usava o mesmo composto, assumiu a liderança e conseguiu manter a posição apesar de todos os esforços do piloto espanhol para evitar a sexta vitória do campeão mundial reinante.

De acordo com a Pirelli, fornecedora de pneus da categoria, a pista canadense tem alto grau de maturação: na medida em que os carros completam mais voltas, mais borracha é deixada no asfalto e, consequentemente, aumenta a aderência dos pneus A fabricante indicou ainda que os pneus de composto médio teriam eficiência maior em uma faixa de 22 a 28 voltas, ou seja, teriam condições de permitir a Sainz chegar ao final da prova sem problemas.

Verstappen conseguiu sua sexta vitória no campeonato (Foto: Red Bull)

Considerando que o Safety Car entrou na pista na 49ª volta, e lá ficou por outras cinco até que o carro de Yuki Tsunoda fosse retirado da área de escape da saída do box, a janela de utilização plena dos pneus seria ainda menor, entre 55ª e 70ª volta. Mesmo que Sainz tenha se queixado de desgaste no pneu dianteiro esquerdo no seu primeiro stint, então usando pneus médios, a mesma opção seria a mais indicada: permitiria andar mais rápido que o rival holandês e tracionar melhor na entrada do trecho mais rápido da pista, a reta que margeia a raia olímpica da ilha de Notre Dame.

Punição por troca de peças levou Leclerc a sequer tentar passar da Q1 (Ferrari)

Da forma como aconteceu, o espanhol conseguia se aproximar no trecho superior da pista, a seção mais travada, mas quando precisava reacelerar em velocidade mais baixa após o grampo situado no trecho oposto ao paddock, Verstappen explorava melhor tração do seu carro e, mesmo com a asa aberta o piloto da Ferrari não estava próximo o suficiente para emparelhar com o holandês e disputar a freada da curva 0, manobra crucial para que ele voltasse a assumir a liderança. Ao final o consolo de conseguir mais um pódio e ter feito a melhor volta da prova, ponto extra graças ao tempo de 1’15”749 registrado na 63ª passagem.

Vice-líder do campeonato, Pérez abandonou e saiu do Canadá de mãos vazias (Foto: Red Bull)

Com o resultado da prova Verstappen ampliou ainda sua liderança no campeonato, onde agora soma 175 pontos, contra 129 do companheiro de equipe Sérgio Pérez, que abandonou com problemas no motor , e 125 de Charles Leclerc, que largou em 19º lugar por ter trocado componentes da unidade de potência e conseguiu terminar em quinto.

Pódio em Montreal foi apenas o segundo do ano para Hamilton (Foto: Mercedes)

Cena rara este ano, Lewis Hamilton, voltou a subir ao pódio ao terminar em terceiro, à frente do seu companheiro George Russell, que segue como único piloto a pontuar em todas as corridas da temporada.

Estebán Ocón terminou em sexto após outra boa apresentação (Foto: Alpine)

Vale destacar o rendimento sólido da dupla da Alpine: Fernando Alonso largou na primeira fila, ao lado do pole Verstappen, explorando ao máximo as consequências de uma prova de classificação disputada em pista molhada.

Alonso largou na primeira fila, andou forte e ficou em nono lugar (Foto: Alpine)

O bicampeão mundial (2005/2006) terminou em nono, enquanto Estebán Ocón foi sexto. Após uma série de problemas mecânicos, a Alfa Romeo-Sauber logrou chegar ao final da prova com seus dois pilotos: Valtteri Bottas foi sétimo e Guanyu Zhou oitavo. Lance Stroll fechou a fila dos dez primeiros.

Alfa Romeo voltou a andar bem e Bottas (primeiro plano) e Zhou pontuaram (Foto: Alfa Romeo-Orlen)

O resultado completo do GP do Canadá você encontra clicando aqui.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram

 





Tags: AlonsoBottasF-1FerrariGP do CanadáHamiltonOcónSainzVerstappenZhou
Anterior

COM O P25, PRODRIVE RELANÇA O SUBARU 22B COM 406 cv

Próximo

PEUGEOT 2008 RECEBE VERSÃO STYLE E MAIS ITENS DE SÉRIE

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
2008 Style - Fotos: divulgação Peugeot

PEUGEOT 2008 RECEBE VERSÃO STYLE E MAIS ITENS DE SÉRIE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Q5 - Fotos: divulgação

AUDI TRAZ Q5 HÍBRIDO PLUGÁVEL A PARTIR DE R$ 414 MIL

01/07/2022
Foto: divulgação

RENAULT INVESTE R$ 2 BILHÕES EM SUVE, MOTOR E PLATAFORMA

01/07/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

30/06/2022
Citroen C4 X - Fotos: divulgação

CITROËN REVELA O C4 X, NOVO SEDÃ COM VERSÃO ELÉTRICA

30/06/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Q5 - Fotos: divulgação

AUDI TRAZ Q5 HÍBRIDO PLUGÁVEL A PARTIR DE R$ 414 MIL

01/07/2022
Foto: divulgação

RENAULT INVESTE R$ 2 BILHÕES EM SUVE, MOTOR E PLATAFORMA

01/07/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

30/06/2022
Citroen C4 X - Fotos: divulgação

CITROËN REVELA O C4 X, NOVO SEDÃ COM VERSÃO ELÉTRICA

30/06/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In