Mathias Petrich, então gerente de Imprensa da Volkswagen do Brasil, enviou-me em 7/10/1993 um bilhete manuscrito sobre o assunto:
Com o bilhete vieram um envelope filatélico com um selo com a bandeira brasileira, no valor de um porte postal, o press release (ver logo adiante) sobre o carimbo comemorativo e a Informação da Volkswagen à Imprensa dos Correios.
Hoje em dia o envelope filatélico cuidadosamente obliterado já deve ter um bom valor entre os filatelistas especializados em carimbos filatélicos. E certamente é um item de interesse dos apreciadores do Fusca “Itamar”:
Este é o texto do press release emitido pela Volkswagen:
VOLTA DO FUSCA TEM CARIMBO COMEMORATIVO
O Fusca representa mais do que o relançamento de um automóvel. Para registrar esse fato inédito na história da indústria automobilística mundial e, ao mesmo tempo, reafirmar a integração do Fusca na cultura brasileira, a ECT Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) lançou no dia 23 de agosto um carimbo comemorativo com a silhueta do carro. De forma circular, o carimbo mede 32 mm de diâmetro.
Os carimbos para correspondência são marcas postais que situam no tempo e no espaço a emissão de selos. “Por ter tempo limitado de utilização, no máximo de uma semana, o carimbo comemorativo é muito procurado pelos colecionadores, principalmente os filatélicos que seguem a temática de veículos em geral”, explicou Edson Comin, diretor regional dos Correios em São Paulo”.
Segundo Edson Comin, colecionadores de vários países já solicitaram selos obliterados com o carimbo do Fusca.
Obliteração, em filatelia, é o carimbo sobre um selo, de modo que este não possa mais ser usado para outra remessa de correspondência.
O presidente da Divisão Volkswagen da Autolatina, Miguel Carlos Barone, ao assinar o Livro de Filatélicos dos Correios, onde foi feita a primeira obliteração do Fusca, destacou a importância do carimbo alusivo ao carro. “Os carimbos comemorativos dos Correios registram os acontecimentos importantes do País e o momento do relançamento do Fusca mereceu ser eternizado, pois o carro se tornou o símbolo da industrialização no Brasil e o reinício de sua produção mexeu com o sentimento dos brasileiros”.
O carimbo do Fusca estará, nos próximos quatro meses, à disposição dos interessados na Divisão Central Filatélica dos Correios, em Brasília (SCS – Quadra 5 Lotes 22/24 – Galeria Nova Ouvidor – CEP 70300-909). Após esse período, será entregue ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, também em Brasília, onde ficará em exposição. A partir daí. jamais voltará a ser utilizado.
03/09/1993
Informação da Volkswagen à Imprensa dos Correios
Neste caso, como este documento contém a reprodução do carimbo postal comemorativo da Volta do Fusca, aqui é mostrado como uma fotografia:
“O Fusca Não Voltou”
Com este título impresso no verso de uma Mala Direta (mensagem de correio, geralmente um folheto dobrado em 3 partes, que era usada para fins de propaganda antes da era da internet que acabou assumindo esta função) a Volkswagen do Brasil seguiu trabalhando na divulgação do Fusca que voltou, tentando justificar a sua volta, apesar de tudo o que foi dito quando o Fusca parou de ser produzido pela primeira vez em 1986.
Verso da Mala Direta onde vinha a chamada e tinha o espaço para o endereçamento e a indicação do remetente e onde estava i intrigante título:
O corpo central desta mala direta continha o seguinte:
Como as letras podem ficar pequenas na imagem da matéria, apresento a reprodução do texto desta Mala Direta:
Porque se você olhar na rua vai ver que ele nunca foi embora.
Quando deixou de ser produzido, o Fusca deixou uma vaga. Pela primeira vez em muitos anos a condição de carro mais popular do Brasil ficava à disposição de aventureiros de outras marcas. O Fusca foi para pista da direita e deixou a da esquerda livre para ultrapassagens.
Mas o fato é que ninguém ultrapassou o Fusca. Nesse tempo, até houve quem tentasse, mas o próprio tempo confirmou que o Fusca nunca teve concorrentes: são mais de 3 milhões de Fuscas vendidos só no Brasil, dos quais mais de 2 milhões continuam rodando nas ruas e estradas. Que carro tem essa resistência? Que carro tem essa preferência? O que fica claro é que a facilidade de manutenção do Fusca não é só mecânica, é também mercadológica, porque nenhum outro carro mantém com tanta desenvoltura a sua posição por tanto tempo.
Para a Volkswagen essa foi mais uma prova da validade de relançar o Fusca. Afinal, se tivesse existido outro carro como ele nesse tempo todo, a implacável lei de mercado já teria se encarregado de tê-lo colocado na vaga do Fusca. O Fusca sempre foi um carro de necessidades básicas. O Fusca 94 tem motor 1.600 de dupla carburação, vem equipado com catalisador, para-brisa laminado e alguns outros itens que o colocam em dia com as especificações atuais. É basicamente o mesmo carro que sempre foi. Para continuar sendo o carro de preço e conceito populares que as pessoas querem que ele continue sendo.
Quem tem um Fusca e gostaria de trocá-lo por um novo vai gostar do Fusca 94. Quem não tem e está procurando um carro que não dê trabalho, mas dê valor ao dinheiro, também vai gostar.
E para quem pode estranhar, por qualquer motivo, a volta do Fusca, um lembrete: se voltar atrás não fosse normal, os carros não teriam ré. Venha hoje mesmo até nossa loja para conhecer o Fusca 94.
VOLKSWAGEN Você conhece, você confia.
A frase “E para quem pode estranhar, por qualquer motivo, a volta do Fusca, um lembrete: se voltar atrás não fosse normal, os carros não teriam ré” não esconde a dificuldade de tratar da volta do Fusca. Aí valia tudo, até sofismar…
AG
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