Depois de uma pausa de cinco anos no total, em parte forçada pela recente pandemia, este ano foi retomada a realização deste megaevento. Aqui na coluna “Falando de Fusca & Afins” foi reportada a edição de 2017¹.
Este ano o amigo colombiano Rodrigo Kurmen Figueroa enviou fotos e sua reportagem do evento. Também recebi fotos do amigo alemão Achim (sobrenome omitido a seu pedido). Agradeço a ambos por esta matéria.
8º Encontro internacional de Volkswagens veteranos em Hessich Oldendorf
Por Rodrigo Kurmen Figueroa
O encontro internacional da Volkswagen antigos em Hessisch Oldendorf é, talvez, o evento Volkswagen mais importante do mundo. Desde sua primeira edição, em 1996, a família Grundmann, com o apoio de seus amigos e de todos os órgãos oficiais da região, além do patrocínio da Volkswagen e suas marcas VW Classic Parts, VW Classic, VW Nutzfahzeuge (veículos comerciais VW), Autostadt e o Stiftung Automuseum Volkswagen (Fundação AutoMusuem Volkswagen) — que também participam com as peças mais incríveis de sua coleção histórica — protagonizaram este incrível show, que sempre supera em muito as já altas expectativas.
Abaixo os emblemas dos eventos anteriores, a partir do segundo, realizado em 1998 (exceto a foto do emblema do 8º encontro, que é de Achim, as demais são de Rodrigo):
Hessisch Oldendorf
Hessisch Oldendorf é uma cidade que remonta ao início do século 13. Está localizada a uma curta distância a leste da fronteira com o estado da Renânia do Norte-Vestfália, não muito longe do lendário Canal Weser (ou Mittellandkanal), que também passa por Wolfsburg. Fica a 16 km de Hameln, a 52 km de Hannover e a 140 km de Wolfsburg pela Autobahn (auto super estrada) A2. É possível chegar lá através do excelente serviço de trens alemão, a Bundesbahn, embora seja necessário fazer três baldeações partindo de Berlim ou de Hamburgo. Sua população é de pouco mais de 18.000 habitantes.
Antecedentes históricos
Este evento teve sua primeira versão em 1996 e teve tanto sucesso que a segunda versão foi realizada em 1998. Vendo a necessidade de mais organização e logística, a terceira edição foi realizada este ano e todos os meios de comunicação já estavam dizendo que com certeza, este era o maior evento de Volkswagens históricos no mundo. Desde então, ele tem sido organizado a cada quatro anos. A sétima edição internacional do Vintage Volkswagen Show em Hessisch Oldendorf foi de sexta-feira, 23 de junho, a domingo, 25 de junho de 2017, e, embora a 8ª edição tivesse sido anunciada para 2021, a pandemia atingiu este e a maioria dos outros eventos, que tiveram que ser adiados para o verão no hemisfério norte de 2022.
Uma grande equipe de mais de 30 voluntários, liderada por Traugott e Christian Grundmann (criadores e organizadores do evento), identificada por suas camisetas laranja e simpaticamente chamada de Equipe Laranja, apoia permanentemente o desenvolvimento e a logística de todas as demais atividades. Estas pessoas estiveram no local por mais de 10 dias para fazer este evento após um período de preparação de mais de 3 anos.
Pessoalmente, tenho a honra de fazer parte da Equipe Laranja desde sua quarta edição em 2005.
O evento
Junto com a atmosfera agradável da cidade de Hessisch Oldendorf, com todo o sabor tradicional alemão com suas fachadas em enxaimel, a cidade conta com um povo que é muito simpático e cordial.
O programa habitual deste evento inclui atividades durante todo o dia no centro da cidade e na prefeitura, o mercado de peças de três dias em uma atmosfera rústica, um passeio anfíbio com Schwimmwagens no Canal Weser e o passeio turístico passando pela balsa em Grossnwieden e pelas três grandes áreas de camping.
Com mais de 900 veículos registrados, centenas de veículos arrefecidos a ar de visitantes, público de 45.000 pessoas e mais de 1.500 participantes de 32 países, é sem dúvida o maior evento vintage de Volkswagens do mundo.
Para este 8º Encontro Internacional de Volkswagens Veteranos, vieram participantes de todas as partes do mundo.
O programa em Hessisch Oldendorf começou na sexta-feira, 24 de junho, mas a partir de 22 de junho a BBT (empresa especializada em VW’s antigos e peças de reposição) de Sint-Job-In-‘t-Goor, Bélgica, ofereceu uma tradicional reunião open-house para todos aqueles que vieram rodando com seus antigos VWs de toda a Europa e se reuniram em um grande comboio para chegar na sexta-feira, 24 de junho, em Hessisch Oldendorf, transitando com todo o apoio logístico e acompanhamento rodoviário oferecido pela BBT. Esta é uma viagem de mais de 410 qilômetros.
Visita à Coleção Grundmann
São as pessoas que dão vida aos veículos. E são os fãs que os preservam, cultivam os valores da marca e contam sua história. Como a família Grundmann e sua coleção única: muitos dos carros Volkswagen originais mais antigos e raros em um só lugar, isto é único no mundo.
Tudo começou com um Fusca Cabriolé ano 1957. Traugott Grundmann, era piloto militar e estava fazendo um treinamento no avião Starfighter F104 na Califórnia, Estados Unidos. Durante este estágio ele restaurou o carro e viajou com sua família pelos Estados Unidos. Para seu filho Christian esta seria a primeira experiência intensiva com a Volkswagen.
Mais tarde, o filho também foi a força motriz por trás deste sonho que foi o de descobrir novos tesouros. Junto com seu amigo Björn Schewe, Christian encontrou inúmeras raridades, especialmente após a queda do Muro que dividia Berlim em ocidental e oriental e a unificação das duas Alemanhas: “Rapidamente conseguimos a reputação de antiquários que estavam em busca de Volkswagens Veteranos.
Naquela época a coleção estava longe das quantidades de hoje. Christian Grundmann é o criativo; seu pai é o técnico. Juntamente com a ajuda de muitos amigos, uma coleção única foi criada ao longo de quatro décadas, agora são mais de 80 clássicos. Incluindo o mais antigo conversível Hebmüller, o nº 5, de 1949, um Herbie, um protótipo VW 38, bem como o arquivo Rometsch e um helicóptero Beetle, e muito mais.
A Coleção Grundmann não para de crescer, tanto em unidades, em qualidade e em veículos incríveis e únicos. Devido ao grande número de participantes, a visita foi organizada em turmas, com apresentações em alemão e inglês. A visita começou pela área onde está sendo feito o restauro de um Fusca Split Window onde é detalhado o trabalho que está sendo feito, depois se passou por uma área especial de veículos que prestaram serviço oficial ao corpo de bombeiros, polícia, Deutsches Rotes Kreuz (Cruz Vermelha Alemã), ADAC (Automóvel Clube da Alemanha) e Deutsche Post (correio alemão).
Chega a vez dos Karmann Ghias e o conversível Tipo 34 que pertenceu à família Karmann se destaca, está atualmente em restauração. É um dos oito protótipos que foram fabricados. A produção em série deste cabriolé nunca ocorreu. Ao lado estão as Kombis, Furgão T1, Kombi 1950 e as primeiras Westfalia.
O próximo local visitado começa com a área especial onde está o famoso VW 38 nº 6 produzido. Este é um dos primeiros Besouros como os conhecemos, apresentado em sua fase final em 1938. Este veículo foi encontrado em 2007 montado sobre o chassi de um carro construído na Lituânia e foi restaurado à sua glória atual. Ao lado dele está um Mercedes-Benz 130 dos anos 30, com motor traseiro, num estado de preservação incrível (este carro é frequentemente citado na história do Fusca).
Em seguida, são vistos os vários modelos desenvolvidos no início dos anos quarenta. Os protótipos Kübelwagen e Schwimmwagen, além de outros desenvolvimentos da equipe Porsche. Depois, são vistos os veículos do pós-guerra, com destaque para o mais antigo Kübelwagen civil completo, que foi entregue nos Correios de Hannover em setembro de 1945.
A coleção Grundmann também inclui o único museu do carrocerias Rometsch do mundo: um total de sete clássicos do construtor de carrocerias de Berlim pode ser visto aqui, incluindo um Beeskow que pertenceu ao ator Gregory Peck.
Finalmente, você chega a uma nova área que abriga uma incrível coleção de Porsches, incluindo tratores, 356, 911 e 912. Também abriga um Denzel e uma carroceria construída na Alemanha Oriental, com chassi Kübelwagen.
Conclusão da reconstrução da carroceria de um protótipo VW 30
Há vários anos, a Coleção Grundmann exibia o chassi nº 26 de um protótipo VW 30. Eles tinham encontrado este chassi montado em um Kübelwagen. Os trinta protótipos desta série foram destruídos por ainda não serem o modelo definitivo e para evitar que fossem usados por civis. Mas mesmo assim alguns componentes acabaram sendo aproveitados pela escassez de material, sendo utilizadas em outros veículos.
Depois de encontrar e restaurar o VW 38 de nº 6, os Grundmanns decidiram iniciar a tarefa de pesquisar extensivamente o VW30 e, com a ajuda da oficina de restaurações especializada René Grosse Restaurierungen de Wusterwitz, foi construída uma réplica fiel de uma carroceria de VW 30. Com isto foi possível compor uma réplica de um VW 30, com a peculiaridade dela possuir um chassi original, se bem que ainda falta um bocado para que ele possa andar por força própria. Com a aprovação do pastor da igreja local, este incrível veículo foi colocado dentro da igreja, onde estava aberto para a visitação do público.
Vídeo (00:47) de parte do transporte do protótipo VW30 da coleção Grundmann para dentro da igreja, no caso subindo uma escada:
Este é o chassi original do protótipo VW 30 nº6 que acabou dando origem a esta incrível reconstrução de um carro completo, visto de frente e de trás (Foto: Rodrigo Kurmen Figueroa):
Esta réplica foi colocada no centro da igreja sobre blocos de maneira a permitir que se tivesse uma visão do chassi original como se pode ver no vídeo (01:32) abaixo:
Encontro de Herbies Originais
Menção especial também merecem os mais de 10 Herbies originais dos filmes da Disney, que se reuniram na praça, ao lado da igreja, junto com os Cabriolets Hebmüller e Karmann e dos veículos da Fundação AutoMuseum Volkswagen e da Autostadt.
Registro da chegada de quatro dos Herbies que participaram do evento, em uma carreta:
Os Herbies deram um show especial ficando reunidos na praça ao lado da Igreja de Santa Maria, é raro ver tantos Herbies originais juntos:
Um dos Herbies era especial pois ele foi construído de maneira “andar de marcha ré”, com o motor na frente e a direção atrás (Fotos: Rodrigo Kurmen Figueroa):
A Volkswagen trouxe vários carros de seu acervo, incluindo protótipos. Como foi o caso dos exemplos abaixo:
Um evento deste porte certamente oferece uma quantidade de material fotográfico enorme, mas o que apresentamos na descrição acima dá uma boa noção do que Rodrigo Figueroa descreveu. Mas ainda há material que poderá gerar outras matérias no futuro, sobre assuntos mais específicos.
Por falar em Rodrigo, ele participou do evento com sua esposa e filho, todos fazendo parte da equipe de apoio e devidamente paramentados:
Neste ponto eu gostaria de apresentar um carro que chamou muita atenção no evento e que pertence ao Achim:
Agradeço mais uma vez a ambos pela colaboração importante nesta matéria.
(¹) – Eu escrevi uma matéria, “HESSISCH OLDENDORF 2017”, em quatro partes, em cada uma delas há um link para as demais partes.
Apresento o vídeo (36:46) abaixo que reporta uma boa parte da visita ao acervo da coleção Grundmann, está em alemão, mas eu acho que muitas das imagens são autoexplicativas:
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