Usando como inspiração a icônica R 5 (moto clássica da marca) a BMW apresentou ontem ao mercado brasileiro sua aposta no segmento cruiser: a R 18. Seu principal destaque visual e parte central da motocicleta é o enorme motor boxer bicilindro de 1.802 cm³. É simplesmente o motor do tipo de maior cilindrada oferecido pela fabricante até hoje.
Com arrefecimento a ar e câmbio de 6 marchas o conjunto apresenta linhas limpas e marcantes. São gerados 91 cv a 4.750 rpm e 16,1 m·kgf a 3.000 rpm. O tanque de combustível de 16 litros tem pintura listrada (pinstriping) e formato de gota. Seguindo a inspiração do modelo de 1936 ,a transmissão final é por cardã, as rodas são raiadas e o escapamento conta com diâmetro aumentado em sua parte final.
O painel de instrumentos tem linhas clássicas porém com muita tecnologia. Nele é possível selecionar os três modos de pilotagem, controle de tração, controle de cruzeiro, além de assistente de partida em rampas. Os freios são de duplo disco na dianteira e disco único na traseira, sempre com ABS. Todas as luzes são de LED e a chave é do tipo presencial.
Se você se interessou pelo modelo e gosta da marca, é melhor se apressar. Os primeiros compradores receberão também um kit exclusivo chamado R18 Welcome Package — não foi informado o número de unidades oferecidas. Nele o comprador recebe o livro Heritage, três logos intercambiáveis da moto, um par de luvas brancas, ferramentas especiais para a troca do logo, além de boné e cinto alusivos ao modelo.
A vendas começam oficialmente no próximo dia 18 e o preço oficial anunciado é de R$ 139.900,00 sendo oferecido exclusivamente na cor preta. Espero em breve pilotar o modelo.
LR