O Jeep Commander, hoje produzido apenas no Brasil e na Índia (onde recebe o nome Meridian), será lançado também no Japão. O suve ganhará o novo mercado nos próximos meses ao lado de Renegade, Compass, Wrangler, Grand Cherokee L e Gladiator, já oferecidos por lá.
Embora a Jeep não tenha anunciado de qual país o Commander será enviado aos japoneses, a opção mais provável é a Índia, que o fabrica em Ranjangaon já com o volante no lado direito, padrão seguido pelo Japão. O Meridian dos indianos (fotos) começou a ser vendido em junho apenas com o motor turbodiesel de 2 litros e 170 cv, que pode vir com câmbio manual de 6 marchas, não disponível no Brasil, ou automático de 9 marchas.
Apenas a segunda versão oferece tração integral. O motor 1,3-litro turbo flex de 185 cv do modelo brasileiro não existe lá. Outra peculiaridade do Commander feito na Índia é que, em uma segunda etapa, oferecerá a configuração de bancos para seis lugares em três filas, abrindo mão do passageiro central da fila do meio.
FS