Poucos anos atrás o mercado nacional de scooters respondia basicamente por apenas um nome: Suzuki Burgman. O tempo passou e hoje o segmento não poderia estar mais aquecido, com novos lançamento de diferentes fabricantes a cada dia. Parece que finalmente o brasileiro deixou antigos preconceitos de lado e passou a escolher o scooter como forma de locomoção prática e divertida. Somente nas concessionárias Honda tínhamos 4 scooters disponíveis até agora — com a chegada do Forza 350 somam-se cinco opções.
De todas as opções da marca o novo modelo é o mais aguardado entre todos. Isso pois inicialmente já deveria ter chego por aqui, porém teve sua estreia adiada por em duas ocasiões. Finalmente apresentado por aqui o Forza 350 chega importado da Tailândia bem completo e com todas as atualizações mais recentes.
Uma exclusividade na categoria é o para-brisa que pode ser ajustado em até 180 mm eletricamente por um botão no punho. Logo atrás do escudo frontal há um compartimento com chave e uma entrada USB-C para carregamento de equipamentos eletrônicos. Sob o banco em dois níveis temos um amplo espaço pode abrigar até dois capacetes.
Os freios são a disco em ambas as rodas com ABS e há o sistema de alerta de freadas mais bruscas por meio de ativação automática do pisca-alerta. Todas as luzes são de LED e a chave é inteligente do tipo presencial. As rodas são aro 15 na dianteira e 14 na traseira, com o veículo tendo peso seco de 176 kg.
O motor monocilindro arrefecido a líquido de 330 cm³ com comando de válvulas no cabeçote (SOHC) tem quatro válvulas e gera 29,2 cv a 7.500 rpm e t3,24 m·kgf a 5.250 rpm. Vibrações são anuladas por árvore contrarrotativa de balanceamento e o atrito foi reduzido pelo cilindro deslocado 5 mm em relação ao virabrequim. O pistão recebe um jato de óleo na sua base para seu arrefecimento e a injeção do tipo no duto é a conhecida Honda PGM-FI. O câmbio é CVT com controle eletrônico e tem marchas definidas; a embreagem é automática.
Outro destaque do Forza 350 é o controle de tração que pode ser ligado ou desligado no punho, com indicação “T” no painel de instrumentos. quando em operação. Se o sistema constatar que a roda traseira está girando mais rapidamente do que a dianteira, indicação de patinagem, age prontamente sobre o sistema de injeção para reduzir o torque,
Já disponível nas lojas da marca, o Forza 350 será vendido apenas na cor cinza metálico e tem preço sugerido de R$ 47.000 (base DF). São 3 anos de garantia sem limite de quilometragem. Esperao em breve conhecer este importante lançamento.
LR