A Stellantis apresenta no Brasil a Jeep Gladiator, primeira picape da marca na oferta recente no País (na década de 1960 houve a Pickup Jeep, depois chamada de Ford F-75). O preço sugerido da versão única Rubicon com motor V-6 a gasolina é de R$ 499.990, salvo para o estado de São Paulo, onde é de R$ 515.913.
Inspirada no modelo lançado há 60 anos, a nova Gladiator tem itens atuais como faróis principais e de neblina de LEDs. É a única picape no País com portas e teto removíveis, enquanto o para-brisa com moldura de alumínio pode ser rebatido para maior conexão com a natureza. O interior inclui assistente de voz, ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial com partida remota e central de áudio Uconnect de 8,4 pol. com Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de áudio premium Alpine tem nove alto-falantes e amplificador de 552 watts. Uma caixa de som portátil Bluetooth vem atrás do banco traseiro e resiste tanto à poeira quanto à água.
Como é praxe na Jeep, os recursos fora de estrada são o principal diferenciador da picape no segmento. A tração 4×4 chamada de Rock-Trac inclui reduzida 4:1 e bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok, que trava mecanicamente os eixos. Pode-se bloquear apenas o eixo traseiro ou os eixos traseiro e dianteiro em conjunto. A desconexão eletrônica da barra antirrolagem, para terrenos mais difíceis, é comandade por um botão e aumenta a articulação (curso) da suspensão em mais 30%, para que ambas as rodas mantenham contato com o solo. Como no Wrangler 2022, o comando Off-Road+ ajusta a picape para as condições do terreno e atua no acelerador, controle Select-Speed, controle de tração e trocas de marchas.
A câmera Off-Road, exclusiva no segmento, oferece linhas de grade que exibem o caminho à frente dos pneus dianteiros. Um esguicho integrado limpa qualquer respingo de lama na câmera. A Gladiator tem ainda capacidade de submersão de 760 mm, eixos rígidos Dana 44, vão livre do solo de 270 mm e proteção contra pedras com trilhos de aço de roda a roda. No painel, as Off-Road Pages mostram em tempo real aos dados de inclinação lateral e vertical, altitude, coordenadas geográficas e temperatura da transmissão.
O motor V-6 é de 3,6 litros, 284 cv e 35,4 m·kgf. Com câmbio automático epicíclico de 8 marchas, a Jeep Gladiator traz entre os itens de segurança controle de velocidade adaptativo, monitoramento de pontos cegos, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego traseiro transversal e controle de estabilidade e tração. A caçamba leva 1.000 litros e a capacidade de reboque chega a 3.138 kg. A Mopar oferece uma linha com 72 acessórios originais como suporte para bicicleta, portas tubulares e estribos. A garantia do veículo é de 3 anos.
FS