A Porsche anuncia atualizações para a versão de rua mais rápida com motor atmosférico do 911, a GT3 RS. O motor permanece boxer de seis cilindros e 4 litros, que passa de 520 para 525 cv. Com o câmbio de dupla embreagem e 7 marchas, o GT3 RS acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atinge velocidade máxima de 296 km/h — em 7ª marcha.
Entre as novidades do GT3 RS está o conceito de radiador central inclinado, usado pela primeira vez no 911 RSR de motor central-traseiro vencedor de sua classe em Le Mans, em vez dos três radiadores dos carros anteriores. Isso permitiu usar o espaço nas laterais para elementos aerodinâmicos ativos. Combinados a outras medidas aerodinâmicas, eles produzem 409 kg de força vertical descendente a 200 km/h, duas vezes mais que no RS anterior. Um sistema de redução de arrasto permite que os aerofólios fiquem com ângulo de incidência zero ao toque de uma tecla, mas a frenagem aerodinâmica é ativada automaticamente nas frenagens de emergência em altas velocidades.
O chassi do 911 GT3 RS tem bitolas mais largas, nova calibração e sistemas de assistência de condução revistos. Dos três modos de condução (Normal, Sport e Track), no último as configurações podem ser ajustadas individualmente, como a carga dos amortecedores o bloqueio do diferencial traseiro e os estágios do controle de estabilidade e tração. O carro tem discos de freio em compósito de cerâmica, rodas de liga de alumínio forjadas com fixação central e pneus 275/35R 0 na frente e 335/30R21 na traseira.
Seu peso é de apenas 1.450 kg, ajudado pelo emprego de portas, aerofólios dianteiros, teto e tampa dianteira de plástico e fibra de carbono, assim como os bancos. O interior está disponível com os pacotes Clubsport e Weissach. O primeiro inclui gaiola de proteção em aço atrás dos bancos, extintor de incêndio portátil e cintos de seis pontos para o motorista. O pacote Weissach adiciona tampa frontal e partes do aerofólio traseiro de compósito fibra de carbono, mesmo material das barras antirrolagem e da gaiola de proteção. Como opção, rodas forjadas de magnésio poupam 8 kg.
O novo 911 GT3 RS já está disponível para encomendas no Brasil com preço público sugerido de R$ 1.769.000.
FS