A divisão de picapes Ram da Stellantis traz ao Brasil mais um modelo: a Classic, uma cabine-dupla de grande porte que corresponde à geração anterior da Ram 1500. Produzida no México na fábrica de Saltillo, a Ram Classic estará disponível a partir de 15 de setembro nas 58 concessionárias da marca. A primeira versão a chegar será a Laramie, seguida pela Laramie Night Edition. Ainda não têm preços, mas certamente serão menores que os da Rebel.
Ambas usam motor Hemi V-8 a gasolina de 5,7 litros com 400 cv e torque de 56,7 m·kgf, câmbio automático TorqueFlite de 8 marchas e tração 4×4 com reduzida. Ao lado da Ram Rebel, a Classic é a picape mais potente do mercado nacional e acelera de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. A versão Laramie tem grade, logotipos, rodas (de alumínio de 20 polegadas), para-choques e retrovisores cromados. Já a Laramie Night Edition recebe essas partes pintadas de preto e os para-choques na cor da carroceria. O revestimento interno é sempre preto e de couro com costuras brancas e apliques prateados, dourados e imitando madeira.
A Ram Classic mede 5.816 mm (455 mm maior que uma Chevrolet S10, a mais longa das picapes médias), 2.017 mm de largura, 1.970 mm de altura e 3.570 mm de entre-eixos. Com 1.424 litros de capacidade volumétrica, a caçamba só não é maior, no mercado brasileiro, que a da Ram 3500 Limited Longhorn. Se a capacidade de carga é pequena (530 kg, menos que em várias picapes compactas), por outro lado ela pode rebocar até 3.534 kg, mais do que qualquer modelo de outra marca no mercado. Os comandos do câmbio são feitos pelo seletor rotativo no painel. A caixa de transferência da BorgWarner tem as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida), comandadas por botões abaixo do seletor do câmbio. O consumo pelos padrões do Inmetro é de 5,2 km/l em cidade e 6,4 km/l em rodovia.
Entre os equipamentos de série estão ar-condicionado automático de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos (duas memórias para o do motorista), aquecimento e ventilação, bancos traseiros laterais com aquecimento, câmera de ré com linhas ativas, central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4 pol., navegação embarcada e conexão com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial com partida remota, pedais com regulagem elétrica de distância, sistema de som Alpine com 9 alto-falantes e 506 W de potência, volante de couro com aquecimento, bolsas infláveis laterais e de cortina, freios a disco nas quatro rodas e controle de oscilação de reboque.
O plano de pós-vendas inclui as 3 primeiras revisões gratuitas. A picape tem garantia de fábrica de 3 anos, que pode ser ampliada até 5 anos. O portifólio com mais de 20 acessórios originais Mopar inclui alargadores de para-lamas, degrau de caçamba, capota marítima e lança de engate.
FS
(Atualizada em 25/8/22 `às 17h42, inclusão de informações de consumo, aceleração 0-100 km/h e capacidade de carga)