Durante a redação da matéria sobre a 8ª edição do Encontro Internacional de Volkswagens Veteranos de Hessisch Oldendorf. vi uma foto que chamou muito a minha atenção, era um dos exemplares trazidos para o evento pelo setor histórico da Volkswagen Nutzfahrzeuge — a Volkswagen Veículos Comerciais. Era uma estranha Kombi T1 pintada em laranja fosco com uma adaptação muito especial para trabalho em todo o tipo de terreno. Veja a foto abaixo:
Pois bem, fui à busca de dados sobre este estranho veículo. As informações em alemão o chamam de “Raupen Fuchs” – Raposa com Lagartas e o material em inglês o chama de “Half-track Fox” onde Half-track se refere à veículos, geralmente militares, com rodas na frente e lagartas atrás.
A lagarta ou rastro consiste numa esteira que se acopla às rodas de certos veículos terrestres com a finalidade de lhes aumentar a aderência ao solo e, consequentemente, a sua capacidade de tração em terreno difícil. As lagartas são usadas, sobretudo, em veículos militares, em máquinas de construção civil, em máquinas agrícolas e em alguns veículos todo-terreno, como é o caso de nossa Kombi especial.
Sim, mas por que “Raposa com Lagartas”? É que esta Kombi foi pensada para ser muito ágil especialmente na neve das montanhas austríacas, onde seu inventor morava e a raposa é um animal extremamente ágil na neve e que continua a ser um predador exímio mesmo no inverno.
No vídeo (02:48) a seguir, vamos ver uma raposa vermelha que percorre a paisagem nevada em patas silenciosas. De repente, ela dá um grande salto e se joga de cabeça nas massas de neve — e isto deliberada e calculadamente. A raposa caça ratos do campo sob a espessa camada de neve. Para fazer isso, ela usa sua audição aguçada e, como os cientistas suspeitam, também o campo magnético do Polo Norte para localizar a sua presa.
Pesquisando eu encontrei a seguinte notícia originalmente redigida em inglês:
Hannover, 26 de maio de 2022 – O VWCV Veículos Clássicos acaba de trazer um veículo único de 60 anos de idade de volta à condição original: o “Half-track Fox”. Esta Kombi T1 originalmente foi produzida na fábrica de Hannover em maio de 1962 e depois enviada a seu comprador na Áustria. Após um curto período de vida como uma Kombi T1 normal, ela foi transformada nas mãos de um engenhoso mecânico vienense especializado em Volkswagen em um veículo alpino. Kurt Kretzner converteu o Bulli (apelido alemão da Kombi) em uma Kombi T1 com quatro eixos — dois deles equipados com um mecanismo de acionamento por corrente (o eixo acionado traciona o outro eixo através da lagarta que age como uma correte de tração) e dois eixos de direção do veículo usando pneus duplos. E assim ele criou o que é provavelmente o Bulli mais capaz de ser visto nas encostas das montanhas deste mundo vencendo os osbstáculos mais incríveis para uma Kombi.
Apresentada ao público em 26 de maio de 2022 já no final de junho do mesmo ano o Half-track Fox foi uma das atrações de HO22, participando em nome do departamento de preservação de veículos antigos da VW Nutzfahrzeuge.
Um mergulho na história
Fontes históricas dizem que o Kurt Kretzner era um esquiador de primeira. Ele observou que nas regiões montanhosas da Áustria havia uma escassez de vans com recursos off-road de alto padrão: aqueles que eram fáceis de dirigir e ainda podiam subir até o prado alpino mais alto. “Um ajudante ideal para todos: responsáveis por cabanas de montanha, caçadores, silvicultores, médicos, engenheiros de manutenção de teleféricos, torres de TV e rádio, oleodutos e afins”, como Kretzner escreveu mais tarde na literatura de vendas do Half-track Fox.
“No começo, dei uma olhada ao redor, mas não consegui encontrar o veículo com o qual estava sonhando. Então, decidi construí-lo eu mesmo.” Assim como Ferry Porsche disse e fez uma vez, Kurt Kretzner também o fez. O inventor passou mais de quatro anos projetando e construindo seu veículo para montanhas. Ao que parece, foram construídas duas “Raposas com Lagartas” no período até 1968, mas quando chegou a vez da terceira, a produção cessou. Tendo sobrevivido, no entanto, pelo menos um exemplar do “Half-track Fox”.
O que o mecânico vienense instalou sob a carroceria pintada de laranja (a cor mais visível de todas na neve) deste Bulli foi, na frente, um eixo dirigível duplo com pneus lameiros duplos de 14 polegadas e, na parte de trás, outro eixo duplo com acionamento por lagarta. As lagartas foram montadas envolvendo rodas de 13 polegadas. É uma construção feita de acordo com seu próprio projeto constituída de elementos de alumínio com blocos de borracha de dois centímetros de espessura para poupar o asfalto.
Como resultado do eixo dianteiro duplo esterçável, o diâmetro de giro era inferior a 10 metros — então o Bulli quase podia girar dentro de sua própria circunferência. Cada roda foi equipada com um freio. Um diferencial de deslizamento limitado automático garantiu uma propulsão à frente distribuída uniformemente, mesmo em neve profunda. Esta Kombi T1 extraiu sua potência para isso de seu motor boxer padrão de 34 cv de 1.192 cm³ de cilindrada, o 1200 moderno da carcaça tripartida. O Half-track Fox atingiu uma velocidade máxima de 35 km/h e, portanto, foi apenas um pouco mais lento do que o membro do reino animal do qual recebeu o nome, a saber a raposa.
Kurt Kretzner queria construir um veículo com lagartas que fosse muito fácil de dirigir. Foi justamente por esta razão que o mecânico não optou pela direção através de lagartas em todos os eixos, como é encontrado em um Bulldozer, mas sim por uma solução de meia-lagarta (com lagartas somente nos eixos motores) e um mecanismo de direção quase padrão, embora com rodas esterçáveis nos dois eixos dianteiros.
E foi também assim que o inventor promoveu o seu Half-track Fox: “O novo Half-track Fox é ideal, fácil de dirigir, que permite dominar com segurança e conforto todos os terrenos difíceis. Neve, areia, solo pedregoso, prados de montanha, pequenos riachos e bosques todos podem ser percorridos com este veículo”.
A Raposa com Lagartas renasce
Ao longo dos anos, o Half-track Fox raramente foi visto. Em 1985, esta Kombi T1 apareceu pela última vez em Viena. E, antes do início dos anos 1990, ela foi comprada pelo Museu Porsche em Gmünd, na Áustria. Em algum momento, o Half-track Fox passou para a posse da ‘Bullikartei e.V.’— uma sociedade de apreciadores da primeira geração do Bulli fundada em 18 de julho de 1987, a querida Kombi T1, que chamamos carinhosamente de Corujinha. Em 2005, eles começaram uma tentativa inicial de restaurar este veículo alpino especial. Com os membros desta sociedade espalhados por todo o país, no entanto, infelizmente não foi possível concluir o trabalho, por razões logísticas.
No final de 2018, o Half-track Fox entrou na coleção Volkswagen Classic Vehicles VWCV — Volkswagen Veículos Clássicos. O objetivo era colocar o Half-track Fox em funcionamento novamente. Sob seu princípio orientador: “Erinnern. Erleben. Erhalten”. (Lembrar-se, Experienciar, Preservar). Os especialistas em veículos clássicos da VWCV iniciaram um processo cuidadoso de restauração. A carroceria de 60 anos foi, como é o caso de todas as restaurações feitas na fábrica Volkswagen de Hannover, despojada de tinta até à chapa, reparada, dada uma cobertura catódica por imersão e repintada na tonalidade laranja original. Laranja fosco, na verdade. A intenção era voltar ao tempo em que o Half-track Fox era imediatamente reconhecido no campo.
A equipe VWCV Volkswagen Classic Vehicles também colocou a mecânica do Half-track Fox de volta à sua condição de nova. O interior também foi trabalhado. A equipe pôde dar asas à sua criatividade ali, pois não havia especificações detalhadas. Componentes de madeira em faia e pinho foram adaptados individualmente ao espaço dentro do Half-track Fox e foram instalados práticos porta-ferramentas.
Em fevereiro de 2022, finalmente chegou a hora — o Half-track Fox novamente abriu seu caminho pela neve. E o fez, de fato, com capacidade de subida excepcionalmente boa. Após a extensa restauração desta Kombi T1 de quatro eixos, a equipe da VWCV Volkswagen Classic Vehicles pôde ver por si mesma que o motorista era mais propenso a capitular em subidas muito íngremes do que o Half-track Fox!
Procurei uma imagem em alta resolução detalhando o logo do setor de veículos antigos da Volkswagen Nutzfahrzeuge:
Para encerrar este relato aí vai uma foto mostrando o Half-track Fox visto de trás. Detalhe para as grades colocadas nas janelas laterais e na traseira, iguais às que protegem os faróis:
Este trabalho se baseou em grande parte num press release de 26 de maio de 2022 emitido por Christian Buhlmann da Volkswagen Nutzfahzeuge. E a cópia que eu achei foi encontrada no VW UK Media Site, a saber o site de imprensa da Volkswagen do Reino Unido.
AG
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