A Stellantis divulga as primeiras imagens de três novos suves elétricos: o pequeno Avenger, o grande Wagoneer S e o fora de estrada Recon. O Avenger será apresentado em outubro no Salão de Paris e chegará ao mercado europeu em 2023. Mercados como Japão e Coreia do Sul também receberão o minissuve, a ser produzido na fábrica de Tychy, Polônia. A Jeep ainda não mostra o interior ou conta qualquer detalhe técnico, mas informa o alcance elétrico de 400 quilômetros.
Embora inédito na Jeep, o nome Avenger (vingador em inglês) tem tradição na marca Dodge do mesmo grupo. De 1994 a 2000 houve o cupê Avenger, com a plataforma do Mitsubishi Eclipse e motores de 4 e 6 cilindros. Entre 2007 e 2014 o Avenger ressurgiu como sedã 4-portas para substituir o Stratus.
A Jeep lançará quatro modelos elétricos na Europa até 2025 e, cinco anos mais tarde, todos os veículos da marca à venda na região serão elétricos. O plano de eletrificação abrange também a América do Norte, onde 50% dos carros vendidos pela Jeep serão elétricos até 2030, e inclui o grande suve Wagoneer, que terá em 2024 a versão elétrica S. Com novo desenho e motor de 600 cv, ele promete alcance de 640 km e aceleração de 0 a 100 km/h ao redor de 3,5 segundos.
Também para os mercados norte-americanos a Jeep terá o Recon, um suve oferecido apenas com motor elétrico, ainda não apresentado. Sua proposta de lazer fora de estrada inclui portas removíveis e gerenciamento de tração Jeep Selec-Terrain. O modelo será exibido ao público no próximo ano e a produção começará em 2024, com vendas também na Europa.
FS