Ex-aluno do Art Center College of Design de Pasadena, Califórnia, EUA, Curtis Brubaker¹ trabalhou no Cadillac advanced styling group — grupo avançado de estilo da Cadillac —- em Detroit antes de voltar para a área de Los Angeles e montar sua própria empresa independente de design, o Brubaker Group. Ao mergulhar na cena de carros do sul da Califórnia no final dos anos 60 e início dos anos 70, ele pegou emprestados elementos das inúmeras subculturas automobilísticas de lá, incluindo bugues VW, woodies para surfe e vans personalizados, e com eles criou seu próprio veículo único que desafiava todas as categorias de veículos existentes na época. Assim surgiu o Brubaker Box.
Em recente participação no programa do Galpin Auto Sports Extreme Customs, de Van Nuys, Los Angeles no Discovery Channel, o Curtis Brubaker resumiu como foi que ele decidiu criar o Brubaker Box:
“Era o fim da década de 60. Meu irmão tinha um VW Kombi. Estávamos todos sentados no meu escritório, olhamos para fora e, com certeza, o Kombi estava descendo a rua. Alguém o estava roubando! Eu comecei a pensar, por que esse cara está roubando um Kombi usado? E começamos a pensar em todos os garotos surfistas que estavam dirigindo essas coisas. Fizemos uma viagem até Newport Beach. Eu tirei uma foto onde havia sete ou oito deles numa rua, uma rua minúscula. Então eu verifiquei que havia um mercado ali. Não para um veículo convencional,. mas para algo que atraísse mais os jovens. E assim surgiu a ideia de criar algo especial.”
Com este relato este veículo realmente fez muito mais sentido, sabendo que foi criado para surfistas e um público mais jovem para ser basicamente o minivan mais legal de todos os tempos.
Ele era essencialmente um paralelepípedo de plástico reforçado com fibra de vidro montado num chassi de VW Beetle Tipo 1. O Box tinha apenas uma única porta corrediça no lado direito para manter a estrutura a mais simples e rígida possível. Para reduzir custos, o para-brisa foi emprestado de um AMC Hornet da American Motors Corp., enquanto o vidro traseiro era da picape Chevrolet El Camino e as lanternas traseiras, de uma picape Datsun.
Com apenas 1.530 mm de altura, mas com um pacote semelhante ao de um van que oferecia possibilidades intrigantes, o Box gerou um burburinho saudável no Salão Internacional de Veículos Esportivos de Los Angeles de 1972, permitindo que Brubaker atraísse US$ 160.000 em financiamento. Um espaço de produção de 12.000 metros quadrados foi alugado e planos modestos foram estabelecidos para produzir cinco veículos por mês a US$ 3.995 cada, com esperanças de aumentar para 400 por mês.
Para a propaganda do Box foi elaborado um folheto que em suas páginas centrais apresentava uma foto que visava mostrar a universalidade dos compradores potenciais deste carro. Um texto definia as características do Box, eu apresento abaixo as páginas centrais do folheto e, adiante, a tradução do seu texto:
Segue a tradução do texto da página acima:
O BRUBAKER.
NÓS ACHAMOS QUE É ALGO PARA TODOS.
Carro? Furgão? Campista? Carro esportivo? Station Vagon? Pergunte a 10 pessoas diferentes e você obterá 10 respostas diferentes. Porque o Brubaker é todas essas coisas. Além disso, qualquer outra coisa que você possa inventar.
O que criamos é exatamente o que começamos a projetar e construir: um veículo confiável, seguro e versátil. Um veículo que você esperaria ver em uma prancheta em vez de na estrada. Como pode um fabricante novo chamar seu novo carro de confiável? Francamente, eu não posso. Então, a confiabilidade ficou por conta de uma empresa antiga: a Volkswagen.
O Brubaker é construído em torno do motor, transmissão e chassi da Volkswagen. O que o torna tão confiável quanto um VW e tão útil quanto um VW.
Mas, é claro, um olhar lhe diz que é aí que as semelhanças terminam.
Pegue a porta, por exemplo. Essa é “a porta”. Há apenas uma. E não tem nada a ver com cortar custos ou apenas tentar ser diferente. Tem a ver com segurança. Como qualquer engenheiro lhe dirá que uma porta deslizante de 1,22 m de largura significa um carro mais forte.
A maioria dos engenheiros também lhe diria que o lugar mais seguro para um tanque de combustível não é nem na frente nem atrás, mas no meio. Por baixo. E é exatamente aí onde o colocamos.
Uma vez dentro do Brubaker, você não só estará sentado bem atrás do para-brisa, mas também estará sentado sob uma barra de proteção no evento de uma capotagem integrada e rodeada por vigas tipo caixa.
E rodeado de espaço. Mais do que você encontraria em um sedã de tamanho normal. E enquanto a maioria dos bancos traseiros parecem bancos traseiros, decidimos colocar algo que se parece mais com um sofá. Quase como um que você colocaria em sua sala de estar.
O Brubaker
É confiável. É seguro. É versátil. É para todos.
E é realmente algo…
Alguns itens levantados no texto desta propaganda. Começando com o “sofá” instalado na traseira do Box:
Outro aspecto é a posição do tanque de combustível, que foi relocado para logo atrás do banco do motorista, como mostra a fotografia abaixo:
A revista Car and Driver apresentou o Brubaker Box na capa de sua edição de março de 1972 com a sinopse, “A melhor coisa que já aconteceu a um Fusca”. Mas, infelizmente, a Volkswagen discordou.
A fabricante alemã se recusou a vender novos conjuntos de chassis do VW Beetle para Brubaker, citando os problemas óbvios de responsabilidade do produto. Isso forçou a empresa a comprar VW Beetles completos no varejo para servir como veículos doadores de chassi e o projeto se tornou economicamente inviável.
Mas há um outro fator que pode ter reforçado a negativa da Volkswagen. É que, na capa do folheto de propaganda do Box, onde havia um espaço em branco, o Curtis Brubaker decidiu mandar incluir em manuscrito: “Thing Killer”, ou seja: assassino do “A Coisa” apelido da versão moderna do Kübelwagen: o VW 181. E isto deve ter chamado a atenção da Volkswagen para o “potencial destrutivo” do Box, que tinha características que certamente agradariam muitos usuários que de outra forma comprariam um VW 181.
Na reprodução desta capa que apresento abaixo, o grupo de personagens que aparecem na fotografia das páginas centrais, dão o seu depoimento sobre o carro. Como exemplo cito o depoimento do casal do canto superior esquerdo:
“Nós estávamos procurando por algo assim há muito tempo. Um carro econômico que não se parece em nada com um carro econômico. E com o Brubaker, foi isso que encontramos”
Mas voltando à negativa de fornecimento de conjuntos de chassi pela Volkswagen, chamo a atenção para a inscrição manuscrita no canto superior direito:
Apenas três Box foram construídos por Curtis Brubaker Um deles foi usado em uma série de ficção científica infantil “Esquecível” da televisão americana CBS chamada Ark II, isto antes que a empresa original de Brubaker fosse fechada.
Para encerrar a fase do Brubaker Box uma foto de outro folheto de propaganda:
Nesse ponto, um dos investidores adquiriu os moldes e iniciou outra empresa chamada AutoMecca, que oferecia a Brubaker Box em forma de kit em vários estágios de conclusão e que foi renomeado de Box para Roamer Sports Van. Aproximadamente 24 ou 25 desses kits foram vendidos; supostamente, então se você encontrar uma Brubaker Box na internet ou em uma exposição de carros, as chances são excelentes de que seja realmente um dos últimos trabalhos na forma de kit.
A foto de abertura já é um AutoMecca Roamer Sports Van, e para dar uma noção de proporção a foto abaixo usa uma picape Toyota Tundra:
Para finalizar esta matéria um vídeo (04:31) sobre um Box que foi restaurado e está em condições de uso:
(¹) – Além do Brubaker Box, Curtis Brubacker trabalhou em uma infinidade de projetos e invenções como o tocador de cassetes de 8 trilhas, Lear Jet, Sistema avançado de demonstração de controle de veículos, sistema de navegação de tela tátil, comandos de voz para computador, transmissão tátil háptica, menus digitais tipo pull-down, sistemas HUD (head-up displays) holográficos, botão digital tátil, bloqueio por deficiência devido a D.U.I. (dirigir sob influência), controles remotos portáteis/vestíveis, janelas curvas para estufas, pavilhão “Space” da Disney, veículo de exploração e captura de imagens anfíbio, Nitendo experience, Disney Vision, e-book, mini submarino de explorações do Discovery Chanel etc.
Além disto ele colaborou com vários fabricantes de automóveis americanos e asiáticos,
Uma foto com o Curtis Brubaker feita durante a sua participação no vídeo do Discovery Chanel mostrando a restauração de um AutoMecca Roamer Sports Van que estava sendo feita pelo pessoal da Galpin Auto Sports Extreme Customs:
AG
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