A Citroën apresenta o carro-conceito Oli, um suve elétrico que lembra os veículos montados com peças de Lego. A marca francesa do grupo Stellantis anuncia que o estudo “contraria as tendências de veículos familiares pesados, complexos, caros”. Para tanto, definiu o limite de peso em 1.000 kg, o alcance em 400 km e a velocidade máxima em 110 km/h. Com bateria de 40 kW·h, uma recarga de 20% a 80% leva só 23 minutos. Não há informação de potência do motor.
De linhas retas, o Oli adota soluções racionais como portas dianteiras idênticas só variando os sentidos de abertura, painéis e vidros planos e rodas de aço com uma face externa de alumínio. Painéis de teto e piso da caçamba, feitos com papelão alveolar em sanduíche entre painéis de reforço com fibra de vidro, suportam o peso de uma pessoa. Ele mede cerca de 4.200 mm de comprimento, 1.650 mm de altura e 1.900 mm de largura.
O interior traz painel do tipo “prancha” e bancos com tela no encosto, no estilo escritório, que usam 80% menos peças que um banco convencional. Tem ainda piso lavável e materiais leves e recicláveis. As portas abrem-se em sentidos opostos, como vimos, sem coluna central. Os pneus Goodyear usam materiais sustentáveis ou reciclados, incluindo óleos de girassol e sílica, resinas de pinheiro e borracha natural.
FS