A Ford confirma para 2023 o lançamento no Brasil de dois modelos elétricos, o suve Mustang Mach-E e o furgão E-Transit, além da picape Maverick híbrida. A linha será iniciada no começo do ano pela Maverick Hybrid, a primeira picape híbrida do Brasil. Ela associa motor de 2,5 litros a gasolina de aspiração atmosférica e motor elétrico para obter 193 cv combinados, mas o conjunto aciona apenas as rodas dianteiras.
Nos EUA o consumo anunciado é interessante: 17,8 km/litro em cidade e 14 km/l em rodovia. No Brasil os valores devem piorar um pouco pelo absurdo teor de álcool na gasolina (27%), além de serem métodos de medição diferentes. Fora o fato de não ter tração 4×4, a Maverick híbrida usa suspensão traseira de eixo de torção em vez da independente multibraço da versão conhecida aqui. A Ford ainda não informa sobre versões, mas é possível que mantenha o acabamento Lariat FX4 com itens como faróis de LED, central de áudio com tela de 8 pol. e sete bolsas infláveis.
O esperado Mustang Mach-E, apresentado há três anos nos EUA, é um suve elétrico de cinco lugares e amplo espaço para bagagem: 136 litros no compartimento dianteiro e 821 litros no porta-malas traseiro (até o teto, padrão adotado lá). O interior tem central de áudio com tela vertical de 15,5 pol. e painel digital.
No mercado original são oferecidas variações de potência, de bateria e de tração traseira ou nas quatro rodas, mas a Ford nada informa sobre o Mach-E destinado ao Brasil. Uma das mais cotadas é a de tração integral, 336 cv e torque de 57 m·kgf. Mais potente (465 cv e 84,6 m·kgf), o Mach-E GT vem com bateria maior e o GT Performance Edition traz suspensão Magne Ride dotada de ajuste magneto-reológico da carga dos amortecedores.
Nos próximos quatro anos, a Ford vai investir US$ 50 bilhões mundo afora em veículos elétricos e baterias, a fim de atingir uma produção anual de 600 mil veículos desse tipo até o fim de 2023 e de 2 milhões até o fim de 2026. Os lançamentos são parte de um programa de redução de emissões que inclui o uso em 100% de eletricidade de fontes renováveis em 2024 na fábrica de General Pacheco, Argentina, que produz a Ranger, enquanto o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia em Tatuí, SP, já usa apenas energia elétrica renovável desde o ano passado.
FS