No dia em que comemora 10 anos de produção no Brasil, iniciada em 20 de setembro de 2012, a Hyundai apresentou sua nova fábrica de motores em Piracicaba, SP. Com investimento de R$ 500 milhões, a unidade tem área construída de 17.721 m² e levou pouco mais de um ano para ser finalizada. Sua capacidade inicial de produção é de 70 mil motores ao ano, que serão fabricados por 256 novos funcionários. Esta é a 13ª fábrica de motores da Hyundai no mundo e a primeira na América Latina.
Em 10 anos saíram mais de 1,7 milhão de veículos, entre HB20 e Creta, da fábrica do interior paulista. Com o terceiro turno introduzido logo após o primeiro ano, o complexo industrial tem capacidade para produzir 210 mil veículos por ano. A nova unidade de motores é a primeira fábrica da Hyundai no mundo a introduzir o AMR, Robô Móvel Autônomo, para maior eficiência no transporte de peças dentro dos processos de fabricação. Esse recurso reduz em 50% o espaço necessário para as peças na linha de produção, por dispensar o acúmulo de itens estocados nos setores.
Durante as obras da nova fábrica de motores, a Hyundai adotou ações para reduzir seu impacto no meio ambiente, como zero descarte de resíduos para aterros sanitários, iluminação natural ou em LEDs, captação de água da chuva para reuso e vedação termoacústica.
FS