Foi com cautela que Márcio da Lima Leite apresentou os números do mês de agosto, na reunião da Anfavea com os principais cadernos econômicos e do setor automobilístico, na última sexta, 9 de setembro.
No primeiro mês em que não houve paralisações de produção por falta de semicondutores, os fabricantes puderam despejar toda a sua programação, então lá se foram 238 mil unidades, 19 mil a mais que julho último e melhor mês em 19 meses, um certo alívio para o setor, que acumulava milhares de unidades inacabadas nos pátios dos fabricantes, aguardando a chegada de componentes fabricados com chips e que não podiam ser faturadas.
A primeira vista, esses números sugerem uma boa melhora no cenário, no entanto, Márcio procurou ser contido com o otimismo e frear possíveis especulações de que uma reação entrou em curso, e teve razão em sê-lo, talvez nos tenha poupado dos motivos. Dos 194.394 veículos leves licenciados, 55% foram para vendas diretas, um recorde, quem comprou bem foram os frotistas e locadoras. Disse que as restrições ao crédito e juros altos limitam as vendas, já estão limitando, hoje temos 30-70% para vendas por crédito e à vista, quando o normal é exatamente o inverso. O mês de melhores vendas no varejo este ano foi maio, com 179.000, 10% a mais que agosto último. No gráfico abaixo, podemos ver que os volumes mensais no varejo de automóveis estão estacionadas no patamar abaixo de 70 mil unidades, inferiores portanto a qualquer mês de 2021. O varejo segue sendo um importante fator para se entender o mercado, e é no varejo que precisamos crescimento sustentável.
No todo, venderam-se 208.607 unidades, sendo 194.394 automóveis e comerciais leves e 13.713 comerciais pesados. Somente automóveis foram 154.753 e comerciais leves, 39.641, graças ao bom desempenho da compacta Fiat Strada, líder absoluta nas vendas, mais uma vez.
Outro importante termômetro de mercado é o faturamento diário, foram 8.452 unidades de leves, igualando a junho do ano passado, a barreira dos 8.000/dia foi superada, a Anfavea espera esse número se mantenha até o final do ano, ou até suba ligeiramente.
Não deixa de ser um ganho importante, ao compararmos com o mês a mês dos anos anteriores, estamos ainda abaixo dos níveis pre-pandemia, porém nos aproximamos da meta traçada pela Anfavea de que este ano, a despeito da contínua crise no abastecimento de matérias primas e de chips, fecharemos perto do nível de 2021. Eleições e Copa do Mundo de Futebol atuando como freios adicionais.
Vendas diretas, com um papel ainda mais importante, são as que estão puxando os números para cima, 55% das vendas dos automóveis saírem por esse modal é recorde e não deve ser encarado como um novo normal, pois apesar de ajudarem a pagar a conta da fábrica, são vendas de baixa rentabilidade. A Hyundai foi quem apresentou mudança de política comercial, HB20 e HB20S passaram a dominar as vendas para as locadoras.
Ranking de agosto e dos oito meses
A Fiat manteve-se líder, sem concorrentes à vista, faturou ao mercado 44.239 unidades, 13% a mais que agosto do ano passado e voltou a bater os mais de 40.000 por mês. VW em 2º e Chevrolet em 3º, bastante próximos entre si, com respectivamente 32.626 e 30.558 unidades. Hyundai, Toyota e Renault na fila, mais distantes. No ano, a Fiat tem 266.781 unidades licenciadas, Chevrolet 173.944, VW 155.977, Toyota em 4º lugar, com 122.553, Hyundai em 5º, no photofinish, com 122.308.
Em agosto, 8 dos dez mais vendidos apresentaram números positivos, quando comparados com agosto do ano passado, bom lembrar que a crise dos chips estava em seu auge no período julho-novembro de 2021. No ano, Toyota e Peugeot são as que tiveram maior crescimento real.
Nos automóveis o líder foi o Gol, com 11.719 unidades, a VW aproveitando os últimos meses do compacto para faturar tudo o que pode, mais de 81% foram para as locadoras, HB20 em 2º, com 10.919, Onix em 3º, Onix Plus em 4º, este mês somente dois modelos entre os dez mais vendidos foram suve. No acumulado até agosto HB20 segue líder, com 61.852 unidades vendias, Onix em segundo, com 52.330, Gol em 3º, Onix Plus em 4º. VW segue com problemas de abastecimento de chips e isso a tirou de qualquer disputa no ano.
Nos comerciais leves a Strada (foto de abertura) bateu seu próprio recorde de vendas, 14.157 unidades, liderou o ranking total, sem concorrentes. Toro em 2º, com 4.290, Hilux em 3º, 3.979, Saveiro voltou a vender bem, está na 4ª posição, com 2.836, depois S10, Fiorino, Ranger, L200. A Stellantis volta a deter 55% do mercado de picapes.
Nos oito meses temos a Strada em 1º, com 76.006, Toro com 34.422, Hilux, S10, Fiorino, L200. Os comerciais leves apresentam queda de 14% no acumulado do ano.
Este mês tivemos o C3 e o Fiat Fastback como lançamentos, cada um em seu segmento, a novidade francesa tem potencial de dar saúde à rede, com bom volume e um público interessante.
Até mês que vem!
MAS