Fora de produção no Brasil desde o fim do ano passado, o Fiat Doblò não parou de evoluir na Europa: passou em 2010 à segunda geração e agora começa a ser vendido na terceira, em versão elétrica, um projeto paralelo a Citroën E-Berlingo, Opel Combo-E, Peugeot E-Rifter e Toyota Proace City Verso Electric. As duas marcas francesas, a alemã e a italiana estão todas sob o guarda-chuva da Stellantis, enquanto a japonesa trabalhou em cooperação.
O novo E-Doblò mede 4.400 mm de comprimento e vem com cinco lugares. Com motor de 136 cv e torque de 26,5 m·kgf e bateria de 50 kW·h, o utilitário obtém alcance de 282 km no ciclo WLTP e oferece três modos de condução: Eco, Normal e Power. A velocidade máxima é limitada a 130 km/h. O porta-malas acomoda cerca de 600 litros e o veículo tem capacidade de carga de 800 kg. Entre os sistemas de assistência disponíveis estão alerta de mudança de faixa, frenagem automática de emergência e reconhecimento de sinais de trânsito. O E-Dobló é fabricado em Vigo, na Espanha.
FS