A Ferrari adere aos suves, mas o faz da maneira mais autoentusiasta possível. O Purosangue tem estilo de carro esporte, motor de carro esporte e promete comportamento dinâmico muito próximo ao de um carro esporte.
O primeiro Ferrari de quatro portas em 75 anos de história da marca é diferente já nas portas: as traseiras abrem-se para trás, embora mantendo a coluna central por questões de resistência estrutural. Grande, com 4.973 mm de comprimento, o Purosangue é moderado na altura (1.589 mm, cerca de 100 mm mais que um sedã típico atual) e no vão livre do solo (183 mm), além de adotar painel de teto de plástico e fibra de carbono, tudo para obter baixo centro de gravidade. As rodas são de 23 polegadas.
No interior, nota-se a ausência de tela central para o sistema de áudio: motorista e passageiro ao lado têm suas próprias telas. Os equipamentos incluem bancos aquecidos e com ajustes elétricos nos quatro lugares, massagem no banco do motorista, sistema de áudio Burmester, revestimento com Alcântara (camurça sintética, nesse caso derivada de poliéster reciclado certificado) e opção de teto envidraçado eletrocrômico, que escurece quando desejado para evitar a incidência dos raios solares. A capacidade do porta-malas é de 473 litros.
O motor de estreia é um V-12 atmosférico 6,5-litros de 725 cv e torque de 73 m·kgf, capaz de atingir 8.250 rpm. Com tração integral e câmbio robotizado de dupla embreagem e 8 marchas, a Ferrari anuncia 0-100 km/h em 3,3 segundos e máxima de 310 km/h, ou seja, ele acelera tão rápido quanto o Aston Martin DBX 707 (de 707 cv) e o Lamborghini Urus Performante (666 cv), sendo que este último chega a 306 km/h, e o Aston, à mesma velocidade do novo carro. O Purosangue passa pelos 200 km/h em 10,6 s.
Tração integral não é novidade na marca, mas o Purosangue é o primeiro Ferrari com controle ativo de rolagem da carroceria, obtido pela variação dos amortecedores (não são usadas barras antirrolagem ativas), e controle de descida. A altura de rodagem não é variável. Muito boa a distribuição de massas com 51% sobre o eixo traseiro. Com 2.033 kg de peso a seco, o carro tem relação peso-potência de 2,8 kg/cv.
FS