Claudio Demaria é um nome bastante conhecido dos leitores do AE, tanto que falamos dele. A foto de abertura é um fotograma de vídeo feito na Argentina em janeiro de 2018, quando a Fiat chamou a imprensa brasileira para apresentação prévia do Cronos — anteprima, como dizem os italianos — na sua versão para o Brasil. Nosso editor Wagner Gonzalez (à direita no fotograma) esteve lá e o entrevistou sobre o novo sedã Fiat. O lançamento para a Argentina, onde é produzido, ocorrera seis meses antes.
A notícia de sua morte foi uma bomba para quem, como eu e ouros do time do AE, apreciava o Demaria, tanto pelo seu lado pessoal quanto pela profissão que abraçou e adorava. Que engenheiro!
Seu primeiro trabalho à frente da engenharia da Fiat Latin America foi desenvolver o Idea Adventure. Quando o dirigi por ocasião do lançamento, na ilha de Itaparica, na Bahia, fiquei impressionado com seu comportamento em curva. Apesar da altura de rodagem aumentada e dos pneus de uso misto: era melhor do que o Idea “civil”.
Demaria comandou o desenvolvimento de modelos ícones da indústria, como Punto, Panda, Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Doblò e Ducato, além de outros consagrados como Argo, Cronos e Toro. Quando do desenvolvimento do suve Freemont, aplicou seu conhecimento ao irmão Dodge Journey, impressionando seus colegas da Chrysler pelos toques de mestre na suspensão,.
Depois de terminar sua estada na Fiat de Betim, estava de férias na Itália e sofreu um AVC, mas felizmente se recuperou e não houve sequelas. Continuou a trabalhar na matriz em Turim e no início deste ano se aposentou. Infelizmente lutava contra um câncer, ontem na cirurgia houve complicações e o admirado e valoroso Claudio Demaria nos deixou. Tinha 68 anos e muito chão pela frente para compartilhar sua maestria.
Ao deixar a Fiat de Betim passou o bastão para o engenheiro Márcio Tonani, seu herdeiro técnico.
O AUTOentusiastas expressa as maiores condolências à família de Claudio Demaria, seus colegas e todos da imprensa automobilística que tiveram oportunidade de conhecê-lo e muito aprender, bem como sabe que a saudade será enorme.
Acho que,, onde quer que estejam, ele e o brilhante engenheiro da Ford, o inglês Richard Parry-Jones, terão bastante tempo para trocar experiências.
Requiascat in pace, Demaria
BS