A Mercedes-Benz apresentou à imprensa brasileira, em São Paulo, os três veículos elétricos a bateria que estão sendo importados: EQA 250,, EQB 250 e o EQE 300.
Os três modelos elétricos já estão disponíveis nas 13 concessionárias da marca habilitadas para a comercialização imediata e assistência técnica de produtos elétricos Mercedes-EQ com preços públicos sugeridos de:
EQA 250 : R$ 480.900
EQB 250 : R$ 502.900
EQE 300 : R$ 709.900
Na foto de abertura o EQA 250 está à esquerda, o EQE 300 no centro e o EQB, á direita.
Todos os modelos elétricos comercializados pela marca incluem um pacote de Energia desenvolvido em parceria com a Enel X, que inclui um tipo carregador wallbox de 11 kW e instalação. Além desse pacote, o modelo traz três anos de manutenção preventiva já incluída e três anos de garantia de fábrica.
EQA 250
É um suve a bateria (BEV) urbano e esportivo, como a Mercedes-Benz o define. Mesmo assim, seu alcance com a bateria de íons de lítio de 66,5 kW·h totalmente carregada é de 496 km (ciclo WLTP). Tem cinco lugares, 4.446 mm de comprimento com entre-eixos de 2.729 mm, largura de 2.020 mm (com espelhos) e altura de 1.608 mm.
A bateria é localizada sob o assoalho do veículo e pode se recarregada a 11 kW, corrente alternada (AC, do wallbox) e a até 100 kW num carregador de corrente contínua (DC).
A capacidade do porta-malas é de 340 litros, extensível a 1.320 litros com os encostos do banco traseiro rebatidos (divididos 40:20:40).
O motor elétrico localizado na dianteira desenvolve 190 cv com torque de 39,3 m·kgf. O peso em ordem de marcha de 2.040 kg indica relação peso-potência de 10,7 kg/cv, capaz de levar o EQA 250 da imobilidade a 100 km/h em 8,6 segundos e chegar a 160 km/h de velocidade máxima; a tração é dianteira. Seus pneus, montados em rodas de liga de alumínio, são 235/50R19.
Um destaque no EQA 250 é seu coeficiente aerodinâmico 0,28, Entre as medidas aerodinâmicas mais importantes estão o sistema de controle de ar de arrefecimento completamente fechado na parte superior, os para-choques eficientes do ponto de vista aerodinâmico, a parte inferior da carroçaria lisa, rodas especialmente otimizadas e defletores das rodas estrategicamente localizados.
Uma bomba de calor faz parte do sofisticado sistema de gerenciamento térmico. Com seus detalhes inovadores, como a reutilização do calor residual do sistema de arrefecimento (elétrico) da bateria, o sistema é configurado para uma eficiência excepcional e, portanto, alcance máximo.
O conteúdo de série inclui o Pacote de Assistência à Condução, SAE nível 2 de condução semiautônoma, que inclui assistente ativo de distância DISTRONIC, assistente ativo de direção, assistente ativo de frenagem, assistente ativo de manutenção na faixa, assistente ativo de ponto cego, assistente de tráfego transversal à retaguarda, e assistente de aviso de desembarque.
O EQA 250 recebe no Brasil o Pacote AMG de acabamento externo e interno como conteúdo de série, incluindo diversos itens exclusivos como para-choques, rodas de 19 polegadas, bancos e volante esportivos e tapetes AMG entre outros detalhes de acabamento exclusivos. A grade do radiador tem painel preto e a estrela central, que é a marca registrada dos modelos Mercedes-EQ. Outra característica distintiva de design é a faixa de luz contínua na frente e na traseira. Uma faixa de fibra ótica horizontal conecta as luzes de rodagem diurna dos faróis full-LED, garantindo um alto nível de reconhecimento tanto à luz do dia quanto à noite. Os destaques de cor azul dentro do farol reforçam a assinatura Mercedes-EQ.
A carroceria do EQA é baseada na estrutura do GLA e foi desenhada para atender às necessidades específicas de um veículo elétrico. A bateria fica dentro de um quadro especial que tem unção estrutural. Um protetor na área frontal da bateria é capaz de evitar que ela seja perfurada por objetos estranhos. O EQA 250 também teve que passar pelo programa dos amplos testes de impacto da marca, nos quais requisitos rigorosos para a bateria e todos os componentes que conduzem corrente elétrica também se aplicam.
O sistema de infotenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) conta com uma tela de 10,2 pol. e pode ser configurado individualmente. Principais vantagens do sistema são um computador potente, telas e gráficos de alta qualidade, apresentação personalizável e comando de voz ativado pela palavra-chave “Olá, Mercedes”.
O conteúdo especial Mercedes-EQ no mostrador de mídia pode ser usado para acessar menus relacionados a opções de carregamento, consumo elétrico e fluxo de energia. O painel de instrumentos é uma tela de 10 pol., no lado direito é um wattímetro em vez de um conta-giros. A parte superior deste mostra a porcentagem de energia utilizada, de certa forma mimetizando o funcionamento de um conta-giros, e na parte inferior é indicada a regeneração. O instrumento do lado esquerdo pode ser usado para mostrar se o destino pode ser alcançado sem uma parada de carregamento provisória. As cores mudam de acordo com o jeito de conduzir: Durante um processo de potência adiciona (boost, por exemplo) o mostrador muda para branco.
A fabricante ofereceu um pequeno percurso para experimentar o EQA 250 e os outros dois modelos, mas numa região de tráfego congestionado (entorno do Parque do Ibirapuera, mas inegavelmente as boas características dos Mercedes puderam ser sentidas, em especial a a aceleração da imobilidade, denominador comum dos carros elétricos.
EQB 250
É um suve maior que o EQA 250 e sua maior diferença, e destaque, é ter sete lugares e mais espaço interno. Mede 4.684 mm de comprimento com entre-eixos de 2.823 mm, 2.020 mm de largura também com os espelhos, e 1.688 mm de altura; peso em ordem de marcha, 2.110 kg. Segundo a Mercedes, é o primeiro suve elétrico sete lugares do mercado brasileiro, embora a fabricante — honestamente, e merece aplausos — informe que os dois bancos da terceira fileira podem acomodar pessoas de até 1,65 m de altura. Em contrapartida nessa fileira podem ser fixados dois bancos infantis adicionais.
O trem de força é igual ao do EQA 250, inclusive a tração dianteira, mas por conta dos 50 kg a mais a aceleração 0-100 km é feita em 8,9 segundos, 0,3 s mais lenta. A relação peso-potência é 11,2 kg/cv. A velocidade máxima é a mesma, 160 km/h.
O porta-malas acomoda 495 litros, expansível até 1.710 litros. O banco da segunda fileira tem ajuste longitudinal de 140 mm e os encostos são ajustáveis em vários incrementos de inclinação.
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A bateria tem mesma capacidade do EQ250A, 66,5 kW·h e provê alcance 474 km (WLTP). São iguais também os dados de carregamento, ou seja, 11 kW, corrente alternada (AC, do wallbox) e até 100 kW num carregador de corrente contínua (DC). O Pacote de auxílios ao motorista é exatamente o mesmo do irmão menor A. O mesmo para o sistema de infotenimento MBUX.
Diferentemente do EQ 250 A, fabricado em Rastatt, Alemanha, o EQ 250B sai da fábrica de Kecskemét, na Hungria, o primeiro elétrico lá produzido.
Assim como o EQB 250 traz um pacote de Energia desenvolvido em parceria com a Enel X, que inclui um carregador wallbox e instalação. Além desse pacote, o modelo traz três anos de manutenção preventiva já incluída e três anos de garantia de fábrica.
EQE 300
O EQE 300 é sedã elétrico grande, como suas indicam. 4.946 mm de comprimento, entre-eixos de 3.120 mm, largura de 2.103 mm (com espelhos) e altura de 1.510 mm. O espaço no banco traseiro é generoso. Pesa em ordem de marcha (o peso do combustível obviamente não é levado em conta nos carros elétricos) 2.385 kg, que com o motor elétrico traseiro de 245 cv representa relação peso-potência de 9,7 kg/cv. O torque é de 56,1 m·kgf.
É um sedã liftback, em que a tampa do porta-malas (de 430 litros) e o vidro traseiro são integrados. É produzido em Bremen, Alemanha.
Acelera da imobilidade a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge velocidade máxima de 210 km/h. Seu alcance com a bateria de íons de lítio de dez módulos e 89 kW·h úteis é “superior a 600 quilômetros com a bateria totalmente carregada”, informa a fabricante. O coeficiente aerodinâmico (Cx) do EQE 300 é de apenas 0,20, que com uma área frontal calculada de 2,53 m² resulta numa área frontal corrigida de apenas 0,506 m².
As rodas traseiras são esterçáveis em até 10º em baixa velocidade em direção oposta à das rodas dianteiras, contribuindo para reduzir o diâmetro mínimo de curva para 10,7 m ante 12.5 m sem o recurso. Acima de certa velocidade as rodas traseiras passam a esterçar na mesma direção das dianteiras, embora bem menos (4,5º), para maior segurança nas curvas e agilidade nos desvios abruptos.
O motor do EQE 300 de 245 cv é acoplado à transmissão elétrica (eATS), com todo o conjunto montado no eixo traseiro. O motor elétrico é do tipo síncrono permanente. Com isso o rotor do motor é dotado de ímãs permanentes e, portanto, não precisa ser alimentado com energia para criar campo magnético. As vantagens desta solução incluem altas densidade de potência, eficiência e constância de potência. O motor no eixo traseiro é particularmente potente devido ao seu design de seis fases com dois enrolamentos com três fases cada.
A regeneração de energia elétrica para recarregar a bateria de alta tensão (400 V nesses três EQ) é feita nas desacelerações naturais (levantar o pé do acelerador) ou nas frenagens. O motorista pode selecionar manualmente a intensidade de regeneração em três degraus (D+, D, D-), bem como a função de roda-livre, pelas borboletas atrás do volante.
Excelência
A excelência dos automóveis Mercedes-Benz desde o nascimento da marca em 1926 com a fusão das fabricantes Daimler Motoren Gesellschaft e Benz & Cie. é notória e, claro, haveria de chegar aos novos carros elétricos da marca da estrela de três pontas., cujo nível de excelência pôde ser sentido nos cerca de três quilômetros do percurso oferecido para experimentá-los. Afinal, o grande mestre em suspensão, o engenheiro inglês Richard Parry-Jones (1951–2021) dizia que um carro se avalia em 50 metros. Com isso digo que o breve percurso feito nesta semana foi mais que suficiente. E será que o leitor ou leitora,, que me conhece, é capaz de adivinha o que particularmente apreciei no EQE 300?
BS