A nova geração do Range Rover Sport, lançada em maio na Europa, chega ao Brasil com vendas a partir de novembro. O suve de luxo está disponível em três versões, todas com tração integral e câmbio automático epicíclico de 8 marchas, com os seguintes preços sugeridos:
• Range Rover Sport D350 MHEV Dynamic SE – R$ 953.950
• Range Rover Sport D350 MHEV Dynamic HSE – R$ 985.750
• Range Rover Sport D350 MHEV First Edition – R$ 1.013.950
• Range Rover Sport P530 First Edition – R$ 1.125.950
Os preços da versão híbrida PHEV serão divulgados em 2023, quando começam as vendas.
O Sport ficou mais parecido com o Range Rover, como nos faróis de perfil baixo e nas maçanetas retráteis, que se destacam quando as portas são destravadas. A distância entre eixos cresceu 54 mm para 2.977 mm a fim de ampliar o espaço para pernas. Entre os equipamentos de série estão ar-condicionado de quatro zonas, bancos dianteiros e traseiro climatizados, projeção elevada de informações, teto panorâmico, central de áudio Pivi Pro com tela de 13,1 pol., sistema de áudio Meridian, câmeras de 360 graus, suspensão a ar, controle de velocidade adaptativo e assistente de manutenção de faixa. As rodas podem ser de 22 ou 23 pol.
No Brasil há três opções de motorização:
• D350 – 6-cilindros em linha a diesel, 3 litros, turbo e motor elétrico, 350 cv, 71,4 m·kgf
• P530 – V-8 turbo a gasolina, 4,4 litros, 530 cv, 76,5 m·kgf
• P510 PHEV – 6-cilindros em linha a gasolina, 3 litros, turbo e motor elétrico, 510 cv, 71,4 m·kgf (no próximo ano)
O D530 acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge velocidade máxima de 234 km/h, enquanto o P530 faz o 0-100 em 4,5 s com máxima de 250 km/h. O mercado europeu oferece outras versões:
• D300 – 6-cilindros em linha a diesel, 3 litros, turbo, 300 cv, 66,3 m·kgf
• P400 – 6-cilindros em linha a gasolina, 3 litros, turbo e motor elétrico, 400 cv, 56,1 m·kgf
• P440 – 6-cilindros em linha a gasolina, 3 litros, turbo e motor elétrico, 440 cv, 63 m·kgf
A suspensão a ar tem ajuste eletrônico de amortecimento e o carro monitora a estrada à frente, usando dados de navegação, para antecipar as curvas. O sistema Terrain Response 2 aplica as configurações mais apropriadas para os tipos de terreno. Como opcional, o sistema de esterçamento das quatro rodas auxilia o motorista em manobras e favorece a estabilidade.
FS