O suve da marca francesa já havia sido avaliado por mim em 2020 ainda com o motor 1,6 SCe flex de 118/120 cv, e posteriormente o Bob Sharp fez a avaliação com o novo motor 1,3 TCe, e as duas matérias se complementaram, pois os atributos de conteúdo interno, desenho externo não foram alterados com a introdução do novo motor turbocarregado.
Nesta semana a Renault nos ofereceu novamente o Duster, em sua versão Iconic, para que fizéssemos uma revisita e pudéssemos refrescar nossa memória das principais características desse carro. Para não ficar repetitivo utilizei o carro para uma breve viagem pelo interior de São Paulo, onde pude sentir um pouco mais o que este suve oferece para o usuário que decidir por sua compra.
A Renault oferece em seu website quatro versões do Duster com os seguintes preços públicos:
Intense 1,6 câmbio manual – R$ 110.790
Intense 1,6 CVT – R$ 120.690
Iconic 1,6 CVT – R$ 128.990
Iconic 1,3 TCe CVT – R$ 143.390 (versão testada)
Motor e câmbio
O motor é resultado da parceria entre a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi com a Daimler AG (Mercedes Benz Group AG desde 1º/fevereiro último) e talvez esse seja o principal destaque no Renault Duster. A parte baixa do motor foi desenvolvido pela empresa francesa e o cabeçote pela alemã. Um projeto em conjunto que deu certo e chegou ao mercado em 2018. O ponto forte está na potência de 162/170 cv entre 5.500 e 6.000 rpm, e 27,6 m·kgf entre 1.600 e 3.750 rpm. São 127,6 cv/L e 20,6 m·kgf/L, resultando numa ótima densidade de potência e torque.
A construção do motor é em alumínio no bloco e cabeçote, com 4 cilindros em linha montado na transversal, duplo comando de válvulas, 16 válvulas, injeção direta de combustível, flex, turbocarregado com interresfriador e muita tecnologia para redução de atritos internos e ganho de eficiência para melhor consumo de combustível e menor nível de emissão de gases. Mais detalhes sobre esse motor podem ser vistos nesta matéria do Bob Sharp.
O câmbio é automático CVT de 8 marchas denominado X-TRONIC e tem funcionamento irretocável. Na maior parte do tempo não parece ser CVT pois as trocas de marcha acontecem de forma natural, há pouca variação de rotação do motor ao manter velocidade constante com a utilização do controle de velocidade de cruzeiro do tipo convencional. O curioso é a diferença de relação de marchas entre os modos Drive e Manual, onde no modo manual a 8ª marcha é mais curta, prejudicando o consumo, caso a opção seja para esse tipo de condução.
O consumo de combustível nesse trecho de estradas em que ocorreu a avaliação foi de 10,5 km/l com o veículo abastecido com álcool — os números homologados pela Renault junto ao Inmetro são cidade 10,8/7,7 km/l e estrada, 11,5/8,4 km/l.
No tocante ao desempenho há um grande avanço em relação ao motor 1,6-l, e é sentido nas arrancadas mais vigorosas e nas ultrapassagens em pistas simples. O fabricante declara 0-100 km/h em 9,5/9,2 segundos e velocidade máxima de 190 km/h, atingida em 5ª marcha a 6.480 rpm.
Funcional para o dia a dia
Faróis auxiliares de longo alcance montados à frente do para-choque dianteiro despertam atenção e para alguns é preocupação em caso de incidente involuntário de manobra, pois seria um dos primeiros itens a necessitar substituição. Por outro lado, a eficácia em termos de iluminação é enorme. Funcionam sempre em conjunto como o farol alto e proporcionam ótima iluminação.
O Renault Duster é daqueles suves compactos que ainda não perdeu a linha lançada pelo Ford EcoSport em 2003 que caracteriza um utilitário. O cofre do motor é destacado da cabine, ainda que o para-brisa tenha sido mais inclinado nessa geração renovada em 2020, a pouca curvatura no plano horizontal é notório. A traseira truncada facilita a abertura da tampa traseira e o acesso ao porta-malas.
A terceira janela na lateral é útil para a condução do veículo, pois libera um espaço adicional de visualização em manobras. As caixas de roda recebem a moldura no bordo que é estendida por todo perímetro do veículo. As barras longitudinais no teto levantam a altura do suve sem provocar ruído de vento indesejável. E os apliques nas portas estampam o nome do carro, sem indicar a versão.
Viajar em duas ou quatro pessoas com o Renault Duster é fácil e agradável, pois o porta-malas de 475 litros é bem espaçoso e permite acomodar bom volume de bagagem. E os 500 kg de carga máxima deixa o motorista mais tranquilo, pois mesmo com o porta-malas cheio dificilmente excede o peso máximo permitido. O balanço e equilíbrio do carro, quando carregado, é bem agradável para o uso familiar, sem dar sustos em curvas. O sistema de controle de estabilidade e tração não é intrusivo e permite até alguns excessos por parte do motorista.
Dinâmica familiar
Todo acerto da suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira é feito para deixar o carro confortável nas principais situações de uso. Em vazio o carro passa bem pelas ondulações sem prejudicar a livre movimentação da suspensão. Ao adicionar carga de mais três passageiros ocorre o aumento da amplitude de trabalho da suspensão, mas sem trazer desconforto ou perda significativa na estabilidade e controle de rolagem.
O sistema de direção com assistência elétrica possui motor de passo instalado junto à arvore de direção proporcionando esforço leve para manobras, e boa progressão de esforço com o incremento da velocidade. A definição de centro é bem adequada para o tipo de utilização do veículo e não se percebe ruídos de final de curso, ou mesmo ruídos elétricos no transcurso do esterço.
Elogiável também os pneus 215/60R17 Continental ContiCrossContact LX2 que absorvem bem as irregularidades do piso, sem transferência para a cabine ou volante. O ruído de rodagem está dentro da média dos suves compactos e nas curvas não começama cantar muito cedo. O mesmo acontece em frenagens, onde sob desacelerações mais fortes não se nota desequilíbrio entre os eixos.
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Conclusão
Esta versão testada é a que passa mais emoção ao volante e traz uma lista de equipamentos para deixar a concorrência com inveja. A chave-cartão com sensor presencial é uma comodidade muito grande pois ao se afastar do carro já faz o travamento das portas e ao se aproximar destrava. O sistema de ar-condicionado digital e automático funciona muito bem com baixo nível de ruído e boa vazão de ar pelos difusores.
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O modo Eco de condução associado ao sistema stop/start é responsável pelo bom consumo de combustível na utilização em trajetos urbanos. E o desempenho do veículo associado ao bom espaço interno e conforto dos bancos, faz com que o Renault Duster Iconic TCe seja sempre uma das boas opções quando a busca leva para o lado dos suves compactos.
GB
FICHA TÉCNICA RENAULT DUSTER ICONIIC 1,3 TCe 2023 | |
MOTOR | |
Código | H5Ht |
Tipo | 4 cil., dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, duplo comando de válvulas, corrente, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas, injeção direta, turbocarregador com interresfriador à pressão relativa de 1.4 bar, pressão de injeção 250 bar, arrefecido a líquido, flex |
Cilindrada (cm³) | 1.332 |
Diâmetro x curso (mm) | 72,2 x 81,3 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 162 / 170 / 5.500 a 6.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G ou A) | 27,5/1.600 a 3.750 |
Densidade de potência (cv/L) | 127,6 |
Densidade de torque m·kgf/L) | 20,6 |
Taxa de compressão (:1) | 10,6 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Automático CVT X-TRONIC de 8 marchas, conversor de torque, trocas de marchas manuais pela alavanca, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | |
Modo automático (:1) | 2,467 a 0,405 |
Modo manual (:1) | 1ª 2,609; 2ª 1,751; 3ª 1,255; 4ª 0,964; 5ª 0,756; 6ª 0,602; 7ª 0,491; 8ª 0,411; ré n.d. |
Relação de diferencial (:1) | 5,691 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,9 |
Voltas entre batentes | 3 |
Diâmetro do volante (mm) | 365 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm( | Tambor/n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente a frenagens de emergência duplo circuito hidráulico em diagonal, servoassistido a vácuo |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6J x 17 |
Pneus | 215/60R17H (ContinenalContiCross LX2) |
Estepe | Temporário estreito, 145/90R16M (Continental), armazenamento externo sob o assoalho do porta-malas |
CARROCERIA | |
Construção | Monobloco, aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.353 |
Peso rebocável (kg) | n.d. |
Carga útil (kg) | 500 |
Porta-malas (L) | 475 |
Tanque de combustível (L) | 46 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento/largura/altura (mm) | 4.376 / 1.832 (carroceria) / 1.693 (com as barras no teto) |
Distância entre eixos (mm) | 2.673 |
Distância mínima do solo (mm) | 237 |
Ângulos: entrada/saída/transposição (º) | 30 / 34 / 13 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,40 |
Área frontal calculada (m² | 2,481 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,992 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 9,5 / 9,2 |
Velocidade máxima (km/h, G ou A) | 190 |
Relação peso-potência (kg/cv) | 7,95 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 10,8 / 7,7 |
Estrada (km/l. G/A) | 11,5 / 8,4 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 na marcha mais longa (rpm) | 54,8 |
Rotação a 120 km/h em Drive (rpm) | 2.190 |
Rotação à vel. máxima (em 5ª, rpm) | 6.480 |
EQUIPAMENTOS DO RENAULT DUSTER ICONIC 1,3 TCe 2023 |
Abertura e fechamento de portas a distância automático |
Abertura interna mecânica da portinhola do bocal de abastecimento |
Ajuste do volante em altura e distância |
Alarme perimétrico |
Apoio de cabeça nas três posições do banco traseiro |
Ar-condicionado automático digital |
Assistente da partida em aclives |
Aviso de cinto de segurança desatado |
Bancos com revestimento premium preto Titânio |
Bolsas infláveis frontais |
Câmera de ré e sensores de estacionamento traseiro |
Câmera Multiview |
Cintos de segurança de 3 pontos retráteis em todas as posições |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade |
Controle de estabilidade e tração |
Desativação da bolsa inflável do passageiro dianteiro |
Descansa-braço escamoteável no banco do motorista |
Desembaçador traseiro |
Desliga/liga motor nas paradas |
Eco Scoring + Eco Coaching |
Encosto do banco traseiro dividido 70:30 |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Espelhos retrovisores com ajuste elétrico |
Extensões nos arcos dos para-lamas |
Faróis de neblina com função auxiliar em curva |
Função 3-piscadas nas setas |
Iluminação no porta-malas e no porta-luvas |
Luz de aproximação/acompanhamento pelo faróis |
Luz de ré (2) |
Luz de rodagem diurna (DRL) de LED |
Multimídia com tela tátil de 8 pol. EasyLink AM/FM com Bluetooth e USB, 6 alto-falantes e espelhamento de smartphones Android Auto e Apple CarPlay |
Partida do motor por botão assistida com chave-cartão presencial |
Porta de carga com fechadura elétrica |
Protetor de cárter |
Quadro de instrumentos em TFT |
Repetidoras de setas nos para-lama dianteiros |
Saídas USB para o banco traseiro (duas) |
Sensor de ponto cego |
Sensor de pressão dos pneus |
Sensor crepuscular |
Sistema de câmeras multivisão com 4 câmeras |
Sistema de partida remota do motor |
Sistema desliga/liga motor nas paradas |
Sustentação do capô aberto por duas molas a gás |
Travamento automático das portas e destravamento automático em caso de acidente |
Volante com comandos integrados |