As histórias ligadas aos Volkswagens veteranos sempre despertam atenção. E a deste KdF tipo 82e, chassi de Kübelwagen com carroceria de sedã destinado ao uso militar durante a Segunda Guerra Mundial, vem com um tempero especial pois ela vem ligada ao nome do Marechal Hermann Göring. Como foi esta ligação?
Também vamos ver a trajetória deste carro de 1944 até os dias de hoje, como ele foi parar em Paris, na França, depois passou para a Suíça para terminar nos Estados Unidos, onde hoje está.
Hermann Göring
Alguns fatos sobre ele:
Ele foi um piloto na Primeira Guerra Mundial no esquadrão liderado por Manfred von Richthofen, também conhecido como “O Barão Vermelho”, Goring assumiu o comando da unidade depois que von Richtofen foi abatido e morto por forças anglo-canadenses.
Ele foi o comandante supremo da Luftwaffe, a Força Aérea alemã. durante o Terceiro Reich. Ganhou o posto de Reichmarshall – Marechal do III Reich.
Ele foi o único a receber a Grã-Cruz da Cruz de Ferro durante a Segunda Guerra Mundial, que era a maior honraria militar do III Reich.
No final da guerra, os títulos oficiais de Göring incluíam comandante-em-chefe da Luftwaffe, Ministro do Reich da Aviação, Presidente do Reichstag (Parlamento), Ministro Presidente da Prússia, Comissário do Plano de Quatro Anos, Chefe Florestal do Reich, Comissário do Reich da Caça ( de animais silvestres), Gruppenführer (Tenente-General) dos Sturmtruppen (soldados da tropa de assalto), e segundo no comando (pela declaração de Adolf Hitler) na liderança do NSDAP (sigla em alemão de partido nacional-socialista dos trabalhadores alemães).
Condenado à morte como criminoso de guerra pelo tribunal de Nuremberg, conduzido pelos vitoriosos aliados, ele se suicidou horas antes da hora marcada para a sua execução.
Ele foi amigo íntimo de Olavo Egydio de Souza Aranha Junior que foi uma figura-chave da vinda da Volkswagen para o Brasil através do Grupo Monteiro Aranha, que fiou sócio da Volkswagen do Brasil em 1953, portanto oito anos depois do término da II Guerra Mundial), conforme explicado na matéria “Brasmotor e Volkswagen, o elo perdido“.
Em 1944 Göring era bastante corpulento e dificilmente se sentiria confortável a bordo de um KdF. Na verdade, ele usava um flamante Mercedes-Benz 540K 1937. Este carro foi confiscado pelo exército americano, serviu ao Major-General Maxwell Taylor e depois foi levado para os Estados Unidos como sobra de guerra:
Mas, afinal, de quem era o KdF tipo 82e 1944?
A “certidão de nascimento” emitida pelo AutoMuseum Volkswagen em 29 de janeiro de 2003 e assinada pelo Dr. Bernd Wirsch e pela Sra. Christine Neefe nos conta algo a este respeito. Ela foi emitida a pedido de Bruce Braun, que foi um dos proprietários americanos deste carro.
Esta certidão de nascimento revela que este carro, que ficou pronto na fábrica de Fallersleben (depois Wolfsburg) em 31 de janeiro de 1944, foi fabricado com um motor 1,2-litro de 25 cv na certidão de nascimento acima (na verdade 1,1 litro, era de 1,131 litro, erro de arredondamento matemático). E o seu destino foi o departamento de pessoal do staff de Hermann Göring. Ou seja, ele era um dos muitos veículos direcionados para o parque de veículos do Marechal Göring. Mas isto não quer dizer que ele era de uso pessoal do Marechal, mas esta “fama” acompanha este carro até os dias de hoje.
Um documento raro acompanha a documentação deste carro, que é a tabela de produção que naquela época era um caderno com várias colunas e cada carro ocupava uma linha. Esse era o caderno:
Denominação das colunas (com os dados da linha do KdF de Göring):
01) Número corrido – 33568
02) Data de entrada da comunicação de produção – 2.2.44
03) Dia da produção – 31.1.44
04) Número do motor – 5-47304
05) Número do chassi – 5-33569
06) Tipo – 82e
07) Modelo – Sedã
08) Tipo construtivo – (em branco)
09) Dia da entrega – 8.2.44
10) Para quem foi entregue – Stabsamt Hermann Göring, Berlin
11) Dia da nota fiscal – 18.2.44
12) Número da nota fiscal – 90
De acordo com Ulrich von Pidoll, em seu livro “VW Käfer, Ein Auto schreibt Geschichte” – VW Käfer, um carro faz história – este carro é mesmo o KdF de Göring. Foi roubado em 1944 em Paris e foi de propriedade do mesmo operador de gráfica francês até sua morte em 1991. Este carro foi registrado primeiro sob placas I604RP1 e depois de 21.03.1955 sob placas 796DW-75.
O carro acabou sendo vendido em 17.10.1991 em leilão público e foi comprado por Jacky Morel, um conhecido colecionador Volkswagen. Ele pagou 18.195 francos por ele. Isso era cerca de 2.774 euros ou 2.987 dólares americanos. Jacky Morel provavelmente localizou as partes que faltavam e fez uma restauração leve.
O motor é original, mas muitas peças foram substituídas durante os 46 anos de propriedade daquele operador de gráfica, quando o carro era de uso diário. Muitas peças ainda devem ser as originais, talvez tenham vindo no carro, como o eixo dianteiro ainda é o original 5-35441.
Foi exportado em 2002 para os EUA, para Bruce Braun, de Kansas City, e ele o comprou da Suíça (para onde o Jacky Morel o tinha vendido). Bruce teve que vender um Porsche Speedster 1956 premiado para financiar a compra. Na época o carro já estava na condição atual. Mais tarde, ele o vendeu para Jesse James.
Jesse James é ex-marido da atriz Sandra Bullock, e é o fundador da West Coast Choppers, colecionador de recordações do III Reich e criador de cães de combate. Ele colocou o orgulho de sua coleção de carros, o ultra raro Volkswagen/KDF Type 82e de 1944 à venda pelo eBay em 2017 e o anúncio de venda foi retirado tempos depois.
Ainda é um carro notável em condições incríveis, com um aumento inacreditável de valor de US$ 3.000 para US$ 525.000 em apenas 26 anos. O preço pedido, no entanto, não reflete o valor atual e a etiqueta de preço tem um acréscimo “Göring”. Embora Hermann Göring, pessoalmente, não tenha nada a ver com o carro, foi apenas um das dezenas de carros entregues à sua equipe e este carro, em particular, foi despachado para um escritório das forças de ocupação alemãs em Paris em plena Segunda Guerra Mundial.
Jacky Morel conta como resgatou este carro
“Eu tinha certeza de que este anúncio no eBay abriria para espaço para muitos comentários… E foi isso que enviei para o vendedor:
Eu sou o cara que resgatou este carro do “lado escuro” em 1991. Primeiro, ele não veio da Alemanha, mas estava em Paris em 1944, porque é um dos quatro KdF entregues no escritório parisiense de Herman Göring. Em agosto de 1944, um membro Resistência Francesa matou o motorista e roubou o carro. Eu soube desta história através de um bom amigo do antigo proprietário. É por isso que este carro tem a chave original que abre a porta do motorista, o capô e, também, dá a partida no motor. O antigo proprietário manteve o carro por toda a vida até sua morte, e ele não deixou herdeiros.
Tirei as fotos abaixo logo após a realização do leilão. Isso mostra exatamente como o carro era quando eu o consegui. Era seguramente o primeiro VW Cal Look, incluindo barras T como para-choque!
O carro foi vendido em leilão e eu o comprei. Dois meses depois, consegui comprar todas as coisas da VW deixadas na garagem do falecido, incluindo todas as peças que faltavam no carro. Porque várias coisas haviam sido modificadas pelo antigo proprietário durante sua vida, mas ele foi guardando as peças originais em sua garagem. Primeiro, após um leve acidente frontal antes de 1950, a frente foi modificada e o capô foi trocado.
Sob o capô, uma placa plana foi rebitada no lugar das duas orelhas¹ que normalmente ficam de cada lado de todos os KdF. Nesta alteração, a plaquinha original com dados do chassi e o número da carroceria foi perdida. E o para-lama direito também foi perdido. Você notará que o lado esquerdo é diferente. Na lateral ele desce mais fundo e o formato do suporte do farol é mais arredondado. Neste momento, o carro foi pintado em dois tons: cinza claro e verde. E você verá que o interior foi pintado de cinza claro, sobre a cor de areia (que seria a original) que aparece em alguns pontos.
No acidente, manga de eixo esquerda original entortou. Então o dono decidiu rebaixar o carro e colocar duas eixos normais de Tipo 1. Para a traseira, ele decidiu trocar o transeixo original por um de tipo 1 para que o carro ficasse mais parecido com um tipo 60 ou tipo 1 do que um 82e, que, devido aos componentes do Kübelwagen, que implicavam em uma distância ao solo maior, originalmente ficava mais “alto”.
Na pilha de peças que obtive depois do leilão, encontrei a manga de eixo original torta o capô original com o logotipo original VW KdF (um item raríssimo) e o diferencial autoblocante ZF original. O resto do transeixo estava faltando. Então tive que comprar um transeixo completo com as caixas de redução das rodas traseiras de tipo 82. O capô amassado foi consertado pela Carrosserie Lecocq em Paris. A manga de eixo torta me mostrou que elas foram feitas especialmente para o tipo 82e porque tem um número que começa com 5. Eu ainda a tenho.
Depois disso, para mostrar o carro no Rétromobile Show de Paris, eu o pintei bem rápido na cor areia. O interior deste carro era originalmente em areia também, mas o chassi, a frente e o tanque de gasolina eram Feldgrau (uma cor cinza escuro). Em algum momento de sua vida, um idiota decidiu pintar o chassi de preto. O mesmo para o motor original, que originalmente tinha latas areia e não pretas. O filtro de ar é realmente específico para o 82e.
Os para-choques cromados não precisam ser pintados porque alguns desses carros, entregues a pessoas de alto nível, eram um pouco diferentes e tinham itens mais luxuosos. Todas as maçanetas são cromadas desde o primeiro dia. São os puxadores originais que acompanhavam o carro. Mas as lanternas traseiras devem ser pintadas na cor areia e não ser cromadas.
O porta-luvas é em metal e muito raro. No lote de peças que eu tinha resgatado encontrei também a placa com o relevo KdF que normalmente era aparafusada no lugar do rádio. É um item muito raro e é uma peça valiosa como o logotipo VW de alumínio no capô — ainda na versão do III Reich com uma roda dentada exterior. A buzina estava absolutamente completa e, quando vendi o carro, um especialista alemão em KdF até veio ver como funcionava para fazer o mesmo em seu carro!
Concordo em dizer que este é provavelmente um dos cinco Kdf mais originais que sobreviveram. É uma pena que alguns “especialistas” tenham cometido erros como a cor das latas do motor, e a cor do chassi.
Em relação aos bancos, quando eu peguei o carro eles eram em vinil de dois tons como o carro: cinza e verde. Mandei pintá-los de preto com uma tinta especial.
O carro foi anunciado como modelo ’46 porque não tinha sido registrado antes deste ano! Ninguém na França sabia algo sobre KdF naquele momento. Fui o primeiro a passar três dias inteiros nos arquivos da Volkswagen, em Wolfsburg, com minha esposa, Cathy, para copiar à mão todos os números de chassis, números de motor, datas de produção e entrega, nome do proprietário dos aproximadamente 1.200 KdF fabricados durante a guerra. A razão para isso era que eu não queria estragar os livros originais da VW que nunca haviam sido abertos para serem copiados. O Dr. Pidoll fez o mesmo, alguns anos depois de mim, mas como alemão, ele teve permissão para fotocopiar todos os livros em que também estão registrados os 40.000 Tipo 82 (Kübelwagens) porque os KdF foram construídos e registrados na mesma sequência!”
Jackie Morel me enviou fotos do carro depois da restauração que ele fez, utilizando as peças que ele conseguiu resgatar e as que ele precisou comprar.
Quem é Jacky Morel
Ele, que nasceu em Paris no dia 2 de outubro de 1951, lançou um livro, “Mémoires Volkswagen”, e, nesta oportunidade, ele se apresentou da seguinte maneira:
“Desmontei meu primeiro Fusca em 1971 para construir meu Buggy LM.
Desde então, sempre houve pelo menos um VW no meu rebanho!
Corri em ralis Cross Country com um Fusca,
Criei a revista Super VW Magazine que fala sobre Fusca,
Criei a Super VW Cup onde você corre em circuito com o Fusca.
Participei da criação do maior encontro mundial de Fusca e derivados, o Super VW National e depois a Beach Week.
Tirei Bruce Meyers de seu covil em 1994.
Desde então, ele nos deixou, mas acredito que devolvi a ele o gosto pela vida e estou orgulhoso disso.
Ao fundar o Manx Club, ele deu alegria a milhares de pessoas em todo o mundo.
Dedico estas memórias Volkswagen a ele porque sem sua criação, eu não teria feito nada disso.”
Tenho contato com o Jacky há muitos anos e cheguei a ter artigos publicados na Super VW Magazine que ele dirigia na época.
Como o KdF de Göring foi apresentado no anúncio do eBay
Depois do resgate feito por Jacky Morel o carro passou pela Suíça e depois foi para ao Estados Unidos, onde mudou de mão duas vezes até o seu anúncio de venda pelo eBay, neste ponto eu perdi as informações sobre seu paradeiro.
O carro passou por várias restaurações que, segundo diz o Jacky, nem sempre seguiram parâmetros corretos de originalidade. Em todo caso, as fotos que se seguem mostram como o carro estava em 2017 em sua apresentação no eBay:
Seguem algumas fotos do eBay com detalhes do carro:
Esta matéria sobre um carro de 78 anos que continua em condições de uso, se bem que há pontos de atenção com agressão de ferrugem, é mais um capítulo das histórias de carros veteranos desta coluna. Carros veteranos têm características diferentes e eu tive que conhecê-las para poder analisar e comentar sobre eles.
(¹) No texto o Jacky Morel fala sobre as “orelhas de dentro do porta-malas dos KdF” e alguns de vocês entenderam o que ele disse, mas para tornar o assunto mais claro eu apresento a foto abaixo que eu tirei da coleção do Richard Haussmann. Chamo a atenção para o carro laranja à direita da foto. Hoje ele já foi restaurado, mas a foto mostra como ele foi resgatado e ainda apresentava várias modificações feitas pela falta de peças atrás da Cortina de Ferro. Mas o aspecto que eu quero ressaltar está preservado e são as tais orelhas que podem ser vistas ladeando o tanque de gasolina:
E a posição da plaqueta de identificação era na orelha esquerda, e não no centro de uma chapa arrebitada no lugar das orelhas. Procurei uma foto mais explícita e a apresento abaixo com setas indicando as tais orelhas do KdF:
AG
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