A GWM (Great Wall Motors) anuncia sua rede de concessionários, que inicia com 50 pontos de vendas e serviços. À semelhança da Fiat em sua fase de implantação no Brasil, em 1976, a marca chinesa optou por um programa em que os pontos de venda e assistência técnica não terão vínculo com o fabricante, só com a concessionária (no caso da italiana, porém, esses pontos não vendiam carros).
De início são 28 empresas, que representam alguns dos mais importantes grupos de distribuição de veículos do Brasil. Elas serão responsáveis pelos 50 pontos de vendas e serviços da GWM, que vão cobrir 100% do território brasileiro até o primeiro semestre de 2023. Os clientes poderão receber seus carros em casa em todos os 5.570 municípios do País.
Para dar o suporte ao plano de distribuição de peças e veículos, também serão abertos logo na estreia 30 centros regionais de distribuição. O plano de expansão da GWM prevê que a rede autorizada chegará a 133 pontos de venda e serviços, em 112 cidades, até o segundo semestre de 2024. Pela estratégia da GWM, o Brasil foi dividido em 35 áreas de operação, onde cada concessionário vai atuar com exclusividade. Para demonstração e avaliação dos carros, a marca e sua rede manterão os modelos de lançamento em estações nos principais shopping centers de todo o País.
Somados, os grupos vão investir um total de R$ 1 bilhão em instalações, contratação e treinamento de funcionários e aquisição de equipamentos e tecnologia nos pontos de vendas e serviços. Com esse aporte, estima-se que serão gerados até 2.000 empregos diretos dentro da rede GWM até 2025.
Todos os pontos de venda e serviços vão oferecer as três linhas de produtos da GWM Brasil. A Haval e a Tank terão apenas suves, enquanto a Poer será especializada em picapes. O primeiro modelo será o suve híbrido Haval H6, com início de vendas no primeiro semestre de 2023.
FS