Em apresentação on-line a equipe de planejamento e engenharia da chinesa GWM — Great Wall Motors — começou a revelar o conteúdo de seus produtos, como o suve Haval 6, e a série foi iniciada pelo sistema que vem despertando mais atenção nos veículos nos tempos atuais, a tecnologia embarcada. No passado não muito distante a primeira coisa que atraia os consumidores era o motor e sua potência, mas hoje, a central multimídia e sistemas de condução autônoma têm sido um grande chamariz. Certo ou errado, é por aí que começamos a conhecer o Haval, marca utilizada pela GMW nos suves e cupês.
Os sistemas apresentados não diferem muito do que já temos no mercado em outras marcas, mas alguns detalhes chamaram a atenção. Primeiramente a informação é que esses recursos serão equipamento de série em todos os veículos a serem importados ou produzidos na fabrica de Iracemápolis, SP.
O primeiro destaque fica para a câmera de reconhecimento facial que permite personalizar os ajustes do veículo para até cinco motoristas, e também tem a função de detector de fadiga do motorista e simples distração.
A condução autônoma de nível 2 é classificada pela equipe da GWM como superior devido a utilização de 14 radares e cinco câmeras para leitura do entorno. Acontece uma integração entre vários sistemas do veículo, permitindo melhor eficiência em chuva e maior precisão de leitura de dados. Na tela de 12,3” da central multimídia é possível projetar imagem dividida em alta resolução mesmo em situação de baixa luminosidade externa.
Os principais sistemas do ADAS (Advanced Driver Assistance System, sistema avançado de assistência ao motorista) são controle de cruzeiro adaptativo com função stop&go de congestionamento, frenagem automática de emergência com detecção de pedestre e bicicleta, monitoramento de ponto cego, detector de tráfego transversal à retaguarda com frenagem automática, assistente de permanência e centralização em faixa, alerta de qualquer tipo de veículo (até bicicleta) próximo ao abrir uma porta e alerta de colisão traseira iminente.
Ainda dentro dos recursos de condução semiautônoma aparece o assistente de estacionamento que assume o controle de volante, freio e acelerador para estacionar em vaga perpendicular (90 graus), reconhecendo vagas demarcadas no piso caso não haja veículo já estacionado.
O sistema de centralização em faixa é incrementado pela função “desvio inteligente” onde ao mudar de faixa para uma ultrapassagem, caso o veículo a ser ultrapassado seja de grande porte, a centralização se desloca mais à esquerda para evitar influência do deslocamento de ar.
Outro recurso inovador é o Auto Reversing Assistance (assistente de dar ré automaticamente). O sistema grava os últimos 50 metros trafegado em velocidades abaixo de 30 km/h e caso seja necessário da ré, é possível deixar o controle do volante, freio e acelerador por conta do sistema que levará o carro de volta ao ponto de origem. Esse recurso tem a vantagem de ser adaptativo, ou seja, se entre o intervalo de ir e voltar um novo obstáculo foi adicionado, ele tem a capacidade de identificar e evitar o referido obstáculo. Muito útil quando entramos em becos e deparamos com alguma interrupção da via, necessitando voltar de ré. O sistema tem capacidade de funcionamento de dia e de noite.
Os recursos de comando de voz nos veículos da GWM estão sendo desenvolvidos e ajustados para aceitar os termos e sotaques brasileiros.
Na conectividade, os veículos GWM trarão sistema totalmente em português, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay com carregador por indução para bateria de celular, tela larga e cinco portas USB. A interface com o usuário será através de App GWM e permitirá leitura de dados, localização e condições gerais do veículo, além de permitir comandos a distância. As atualizações de software também serão feitas remotamente pelo protocolo chamado OTA (Over The Air – pelo ar) e não serão cobrados para as correções de bugs, evitando visitas às concessionárias.
Esperamos que no próximo capítulo de apresentação dos detalhes dos Haval apareçam dados de potência e torque dos motores, assim como suspensão, freio e direção. Afinal, os autoentusiastas gostam das sensações e emoções ao volante. No aguardo!
GB