Aproveitando os últimos dias do ano antes que o principal assunto seja o time brasileiro na Copa do Mundo, a Honda fez uma grande apresentação. De uma vez só mostrou quatro modelos em diferentes categorias para a linha 2023. Contudo apenas um dos modelos mostrados aqui já tem preço definido.
CB 650R e CBR 650R
Porta de entrada para os motores de quatro cilindros na marca, a “família” 650 recebeu uma nova cor. Disponível apenas para o modelo naked (CB 650R) a nova pintura verde fosco chega como opção ao lado do vermelho perolizado e cinza metálico. Já na versão carenada (CBR 650R) segue com as mesmas pinturas atuais, cinza fosco ou vermelho. O motor segue DOHC com arrefecimento a líquido gerando 88,4 cv a 11.500 rpm, o torque máximo é de 6,13 kgf.m a 8.000 rpm. Além dos freios ABS os modelos ainda contam com controle de tração.
CB 650R – R$ 51.100,00 (Valor base DF sem frete e seguro)
CB 650R – R$ 53,790,00 (Valor base DF sem frete e seguro)
CRF 1100L Africa Twin
A maior aventureira da marca ganhou novos grafismos e atualizações pontuais. A linha 2023 será vendida em duas versões Africa Twin (modelo base com tanque de 18,8 litros) e Africa Twin Adventure ES (modelo mais completo e com tanque de 24,8 litros). Em ambos modelos é possível escolher entre câmbio manual ou DCT (robotizado de dupla embreagem) — essa última pela primeira vez montada diretamente em Manaus As alças do garupa agora são integradas ao bagageiro e a versão vermelha não será mais disponível.
CBR 1000RR-R FIREBLADE SP
Ápice de desempenho e esportividade da marca a linha Fireblade recebeu mudanças no sistema de admissão e escapamento – o que segundo a marca resultam numa melhor aceleração em saída de curvas. A principal novidade para linha 2023 está na edição especial comemorativa “30th Anniversary Edition”. Inspirada no primeiro modelo Fireblade de 1992, está versão será numerada. Já a pintura vermelha chamada de Grand Prix Red segue disponível como opção.
CB 300F Twister
Por último foi apresentada o que eu considero a principal e mais inesperada novidade entre todos os lançamentos. Chegando para substituir a versão 250F a nova Twister recebeu importantes melhorias. Começando pelo motor de 293,5 cm³ que segue bicombustível porém agora com melhores números de potência: 24,7/25,5 cv a 7.500 rpm (etanol) / 24,5 cv a 7.500 rpm (gasolina) e também de torque: 2,6/2,61 m·kgf a 5.500 rpm. O banco agora é bipartido para um visual mais esportivo, o painel recebeu o útil indicador de marchas, todas a luzes são em LED e o novo tanque tem capacidade de 14,1 litros.
LR