Quase ao mesmo tempo que o Lamborghini Huracán Sterrato, surge a versão do Porsche 911 pronta para terrenos difíceis, chamada de Rally, a ser lançada no Salão do Automóvel de Los Angeles. Limitado a 2.500 exemplares, o 911 Dakar relembra a primeira vitória geral da Porsche no Rally Paris-Dakar de 1984, sendo possível comprar o carro com decoração inspirada na do vencedor da prova.
O 911 Dakar tem mais 50 mm de altura de rodagem que um 911 Carrera com suspensão esportiva, além de um sistema de elevação que pode elevá-lo em mais 30 mm. Não se trata de recurso limitado a terrenos severos: o carro pode rodar a velocidades de até 170 km/h nesse modo. Os pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus, com flancos reforçados, são 245/45ZR19 na dianteira e 295/40ZR20. na traseira.
O motor seis-cilindros biturbo de 3 litros entrega 480 cv e 58,2 m·kgf, permitindo que 911 Dakar acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. A velocidade máxima é limitada a 240 km/h pelo tipo de pneus empregado. O carro usa câmbio robotizado dupla-embreagem de 8 marchas da marca ,tração integral, eixo traseiro direcional e sistema de estabilização antirrolagem. O desempenho fora de estrada conta com o auxílio de dois novos modos de condução: Rallye, ideal para superfícies soltas e irregulares, com mais potência enviada às rodas traseiras, e Off-road, que ativa a altura adicional de rodagem e se destina a terrenos difíceis.
O 911 Dakar pode receber bagageiro de teto ou barraca de teto. Outras características visuais são novo aerofólio traseiro de plástico reforçado com fibra de carbono, alças de reboque de alumínio em vermelho na dianteira e na traseira, caixas de rodas alargadas e elementos de proteção de aço inoxidável nas saias dianteiras, traseiras e laterais. O pacote Rallye Design, com decoração similar ao do vencedor do Paris-Dakar, vem com pintura em branco/azul Enzian metálico e número de corrida entre 0 e 999 nas portas.
O interior traz bancos-concha e revestimento com costura em verde. Não há banco traseiro. O pacote Rallye Sport opcional inclui barras de proteção para o caso de capotagem cintos de segurança de 6 pontos e extintor de incêndio. O Dakar pesa 1.605 kg, apenas 10 kg mais que o 911 Carrera 4 GTS com o mesmo tipo de câmbio. Os compradores da versão podem encomendar o exclusivo Cronógrafo 1-911 Dakar ou o Cronógrafo 1-911 Dakar Rallye Design Edition com carcaça feita de carboneto de titânio leve.
O 911 Dakar será oferecido para pré-venda no Brasil ainda este ano Preços serão comunicados adiante.
FS