O brasileiro Helder Carlos Martins, que mora em Salt Lake City, Utah, EUA, entrou em contato comigo há algum tempo e desse contato resultou esta matéria. Não vamos falar muito de detalhes do carro em si, mas do relacionamento entre estes dois brasileiros que se encontraram nos Estados Unidos.
Quando ocorreu este contato, e com a ajuda do Bob Sharp, eu enviei uma mensagem para o engenheiro Antônio Ferreira de Souza Filho, antigo funcionário da Volkswagen do Brasil, perguntando sobre o VW Fox, versão do VW Voyage (e da VW Parati) para o mercado norte-americano para o qual ele trabalhou, e ele respondeu como segue:
“Não sei se posso ajudar muito… Afinal, já estou aposentado há quase vinte anos! Mas, vamos exercitar a memória!
Para adequar o VW Fox ao mercado americano, basicamente, foram necessárias modificações/adaptações visando três aspectos principais:
– O clima do país importador;
– Exigências legais quanto a emissões de gases e
– O comportamento do veículo no crash test.
Quanto ao clima, trabalhamos no sistema de ventilação do compartimento de passageiros, visando o conforto (temperatura adequada para o inverno polar e o calor do deserto), e a segurança do motorista garantindo o desembaçamento correto da área envidraçada.
Quanto ao comportamento no teste de impacto, devido às condições exigidas pelas leis americanas, até então não exigidas no Brasil (impacto lateral e impacto de traseira), foram necessárias modificações estruturais para garantir a integridade do sistema de combustível (não pode haver vazamento).
Existem muito mais itens que são envolvidos nas exigências acima: áreas de visibilidade para o motorista (espelhos e área envidraçada); resistência das estruturas dos bancos; acessibilidade aos comandos pelo motorista; comportamento das peças plásticas às intempéries (calor e frio intensos, com exposição ao sol e ao gelo), etc.
Um bom caminho para abordar todos os detalhes seria seguir as exigências legais americanas, o que significa um trabalho volumoso!
A minha área era Engenharia Experimental. Fazia a certificação do projeto, através dos testes funcionais e de durabilidade.
Espero tê-lo ajudado em alguma coisa. Tendo dúvidas, estou à disposição.
Abraços para você e Bob.”
E o Bob Sharp deu uma informação complementar muito interessante, a saber:
“ Um detalhe importante no Voyage e Parati de exportação para a América do Norte (EUA e Canadá), chamado Projeto 99 (plano de exportar 99.000 unidades, mas que acabou chegando a 170.000), foi não ter opção de câmbio automático, importante naqueles mercados.
A VWB tinha o transeixo (Getrag) de três marchas que era usado no Santana, mas não montava no Voyage/Parati por questão de dimensões. Seria necessário reprojetar o assoalho dianteiro com um túnel maior para acomodar o transeixo e alterar o monobloco, mas o custo para isso seria muito alto. Resolveram então criar mais uma versão do câmbio manual de 4 marchas 3+E que já era usado no Voyage/Parati e Passat como opcional aqui no Brasil, porém com diferencial mais longo, 3,889:1 (35:9 dentes) em vez do 4,111:1 (37:9 dentes) aplicado com motores 1,6-litro. Essa combinação era exclusiva do Projeto 99 e constituía o agregado 014.W, que tinha part number 014.300.047.4 e prefixo PW.”
O Fox foi dotado do motor EA827 de 1.781 cm³ com injeção mecânica de combustível no duto K-Jetronic, de fluxo contínuo, importado da Alemanha, mais eficiente, precisa e moderna do que a tradicional formação de mistura por carburador. Com isso ele atendia a legislação americana de emissões.
O motor desenvolve potência 81 cv a 5.500 rpm e torque de 12,9 m·kgf a 3.250 rpm. Seu consumo de homologação EPA (padrão americano) de gasolina comum é 9,3/11,5 km/L, cidade/estrada.
Mas nesta matéria não vamos entrar nos mínimos detalhes, afinal de contas foram mais de 1.400 modificações feitas para concluir as adequações necessárias.
Conversando com o Helder
Conversei com ele, fiz-lhe perguntas:
AG Como e quando foi que você comprou um VW Fox? Que ano-modelo ele é?
HCM Primeiramente, eu gostaria de dizer que como todo bom brasileiro, tenho uma paixão pela Volkswagen. A primeira fábrica no Brasil que ajudou a desenvolver, ao longo dos anos, a paixão entre homem e máquina, através de seus produtos. Meu pai me ensinou a dirigir em um Fusca quando eu tinha uns 10 anos de idade, e, depois, sempre tivemos Volkswagens em nossa família como, Kombis, Brasílias, Polo, Gol. O primeiro carro que eu comprei, financiado, foi um Gol arrefecido a ar branco, ano 1986. E no decorrer do tempo vieram outros Volkswagens em minha vida como: Gol CL 1000, que era conhecido como “Chinesinho”, Golf GLX 1994, Gol GL, Golf MK4, conhecido como “Sapão”, Voyage monocromático turbo 1990 e um Fox modelo aí do Brasil. Sobre o meu VW Fox aqui, eu estava sempre à procura de um para ter e sempre recordar as boas lembranças e histórias que tive com o meu VW Voyage no Brasil. Um belo, dia depois de anos procurando, ele apareceu em um anúncio, que, por coincidência estava perto de minha casa, a uns 10 minutos de distância. Era um VW Fox 1990, branco, de duas portas.
No mesmo momento que o anúncio foi postado eu liguei para a pessoa e disse estou indo ver o carro. Cheguei lá e notei que ele estava bem castigado e parado há anos, com muitas coisas por fazer e restaurar, não sabia nem se o motor ia funcionar devido aos anos que ficou ali parado.
Enfim o carro funcionou e eu comecei o processo de restauração que, na verdade, continua até hoje.
O carro foi repintado em sua cor original:
AG Ele já foi ou é seu carro de uso?
HCM Eu o uso durante o verão e procuro sempre rodar com ele participando dos encontros de carros antigos.
AG Como é manter este carro aí nos EUA, existem oficinas que atendem a este carro? E as peças?
HCM A manutenção dele é normal, sim existem mecânicos que trabalham com linha antiga da VW incluindo os arrefecidos a ar. E sobre as peças as coisas já complicam um pouco. Muita coisa ainda se acha aqui para parte mecânica, porém para a parte cosmética de acabamento é muito difícil achar peças originais. Muita coisa se encontra apenas no Brasil. Como tenho bons contatos e amigos da época da VW de antigamente (trabalhei em um grupo que tinha concessionária VW e tenho amigos e parentes que trabalharam e outros que ainda trabalham na VW), ainda consigo muita coisa original de estoque antigo.
AG Seu VW Fox chama a atenção ou passa batido num país de tantas marcas e tipos de veículos?
HCM O carro chama muita atenção, por não ser tão comum entre os Volkswagens antigos por aqui. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o VW Jetta que segue mesma linha de design. Mas quando percebem a diferença eles ficam admirados, buzinam, e pedem para tirar fotos.
AG Você tem amigos que também têm um VW Fox? São brasileiros ou americanos? Há um clube de proprietários de VW Fox por aí?
HCM Não temos um clube oficial de Fox aqui, apenas grupos fechados no Facebook e WhatsApp onde trocamos ideias, fotos, experiências e nos ajudamos mutuamente. Sobre outros proprietários de Fox, sim tenho outros amigos aqui, brasileiros que os têm e americanos e hispanos espalhados por outros estados que possuem VW Fox.
AG Há encontros de carros brasileiros aí nos EUA, é uma coisa frequente? Quem os organiza?
HCM Há encontros de carros o ano todo, onde não há discriminação quanto aos tipos de carros. Porém todos os anos eu faço parte de um evento aqui no estado de Utah destinado apenas para VW e carros alemães. Em 2022, conseguimos reunir aproximadamente 450 veículos que vieram de vários estados. Abaixo está o vídeo (03:51) do evento: Utah VW Classic 2022 (vídeo por Davi Lemos):
AG Como o seu VW Fox se comporta no inverno? Seu aquecimento funciona bem?
HCM Ele se comporta superbem no inverno, e seu aquecimento funciona muito bem. Porém, como eu disse anteriormente, eu não rodo com ele na época da neve para protegê-lo de futuras corrosões, devido ao sal que é espalhado nas ruas nessa época.
AG Seu carro tem injeção de combustível, como é seu rendimento e consumo? Que tipo de gasolina você usa?
HCM Sim ele tem o sistema de injeção Bosch K-Jtronic, fabricado na Alemanha, diferente do LE-Jetronic usado no GTI. A utilização de um sistema de injeção atendeu às normas vigentes para poder entrar no mercado americano. A gasolina que eu uso é a normal de 85 octanas AKI.
AG Como você conseguiu esta placa personalizada que aparece na foto de abertura?
HCM Aqui nos Estados Unidos você pode pedir para fazer uma placa personalizada, pagando uma taxa diferenciada. Mas a placa desejada tem que estar disponível e não pode conter dizeres de baixo calão ou representar uma ofensa.
AG Seu carro tem algum adesivo “Made in Brazil”? Caso afirmativo você poderia fazer uma foto deste detalhe?
HCM Um adesivo não, mas há várias indicações da origem do carro com a grafia “Made in Brazil” ou “Indústria Brasileira”, como nos vidros, mangueiras do motor, bloco do motor, lanternas, peças ao redor do motor de forma geral, afinal de contas ele foi feito 100% no Brasil e exportado para cá. Um dos indicativos da origem do VW Fox é uma etiqueta que vai afixada na coluna da porta cujos dizeres iniciam com a frase: “MFD. BY VOLKSWAGEN DO BRASIL S.A.” onde MFD é manufactured = manufaturado.
O bloco do motor ostenta a palavra BRAZIL em alto relevo:
AG Tem alguma passagem com seu VW Fox que você gostaria de contar?
HCM Sim, eu já fui parado umas três vezes pela polícia, pois os guardas queriam saber que carro era, como chegou aqui, etc. Em uma dessas abordagens um dos guardas até pediu para tirar foto com o carro.
AG Que outros itens você acha importantes para levantar para esta matéria?
HCM O que é o mais importante é a paixão e a química de sentimentos entre o homem e a máquina, não apenas se tratando de um Volkswagen, mas também de todos os outros fabricantes. É a história e o legado que assim vão passando de geração em geração.
Há muitas imagens do Fox, o que mostramos aqui é uma fração do que foi colocado à disposição para esta matéria. Mas o vídeo (02:06) abaixo nos dá uma boa visão de como o Fox está agora (vídeo por Davi Lemos):
Uma pergunta que tem resposta
Por que o VW Fox não foi vendido no Brasil? Aproveitando esta matéria vamos responder esta pergunta com a colaboração de Marcos Rozen, do MIAU – Museu da Imprensa Automotiva. O documento abaixo, que faz parte do acervo do MIAU, é uma comunicação interna da Volkswagen, feita para publicação no “Jornal da Gente” que era uma publicação para os funcionários da Volkswagen do Brasil
Este documento mostra com um cálculo comparativo que demonstrava que o VW Fox, caso constasse do quadro de oferta do mercado nacional, custaria cerca de 190,5% a mais do que desembolsava o consumidor americano, principalmente em função da diferença de tributação entre o Brasil e EUA., confira o estudo abaixo:
AG
Agradeço em especial ao Helder Carlos Martins pela excelente colaboração para esta matéria, nosso contato foi basicamente pelo WhatsApp. Na verdade, o meu WhatsApp teve problemas e eu acabei perdendo material várias vezes, mas com a troca do Smartphone a situação normalizou. As fotos desta matéria, a exceção da colaboração do MIAU foram enviadas pelo Helder.
Agradeço ao Antônio Ferreira de Souza Filho e ao editor-chefe do AE Bob Sharp pelas dicas técnicas sobre o VW Fox para os EUA.
Também agradeço à colaboração do Marcos Rozen e do Fabrício Samahá.
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