A Honda apresentou sua tradicional linha CRF de motocicletas importadas para o uso em competições e fora de estrada. Os modelos 2023 chegam diretamente do Japão com importantes novidades e modernizações. No total são quatro motos para dois usos distintos. A novas CRF 450R e CRF 250R são destinadas ao motocross, enquanto as novas CRF 250RX e CRF 450RX são feitas para a prática do enduro.
As novidades seguem desde a introdução da partida elétrica (2018), passando pelo controle de largada (2019) até o controle de tração selecionável no punho (2020) apenas este último é exclusivo da linha 450. Segundo a marca as equipes de competição foram usadas como base para o desenvolvimento das novas motos.
A principal diferença entre a linha 250 e 450 (além da cilindrada) está no comando de válvulas tipo Unicam para as 450 e DOHC para as 250. A embreagem também é diferente com 8 discos (450) e 9 discos (250). Uma importante diferença entre a linha R e RX está também no tamanho do tanque de combustível (maior para o enduro) e a roda traseira, sendo de 18 polegadas para os modelos 450RX e 250RX. Já nos modelos 250R e 450X o aro traseiro é de 19 polegadas.
Na linha 2023 ambos os motores receberam alterações e agora apresentam 10% a mais de torque a 5 mil rpm. O chassi também é novo dos dois modelos assim como a suspensão dianteira Showa agora com 49 mm. Até mesmo o banco e plásticos são novos. A potência e torque não foram divulgados apenas o peso a seco: CRF 450R – 105,8 kg, CRF 450RX -107,3 kg. Na CRF 250R o peso é de 104 kg, passando para 108 kg na CRF 250RX.
Já disponíveis nas revendas da marca a linha 2023 chega apenas na tradicional cor vermelho de competição com os seguintes preços que usam como base o Distrito Federal:
CRF 450R 2023 – R$ 76.590,00
CRF 250R 2023 – R$ 72.790,00
CRF 450RX 2023 – R$ 78.890,00
CRF 250RX 2023 – R$ 75.690,00
Esperamos em breve poder acelerar forte a linha R e colocar na lama a linha RX.
LR