A nova versão da linha Alpine, o A110 R, foi apresentado pela marca de esportivos francesa esta semana. Segundo o fabricante, é a expressão máxima de leveza e desempenho na gama. Com a redução do peso e, principalmente, aprimoramentos na aerodinâmica, a nova versão ganhou mais força aerodinâmica vertical, ao mesmo tempo que o arrasto foi reduzido proporcionando assim maior velocidade final.
A redução do peso em 34 kg pode ser notada facilmente no visual externo da carroceria, na qual se destaca a utilização de componentes em compósito de fibra de carbono (CFRP), mantidos em preto: no capô, teto, vigia, asa traseira e no difusor. As rodas também são mesmo material, sendo que apenas nelas foi obtida redução total de 12,5 kg. Com isso, o peso da nova versão caiu para 1.082 kg, refletindo em desempenho dinâmico. As rodas são combinadas com pneus Michelin ]Sport Cup 2 Connect semi-slicks 215/40R18 na frente e 245/40R18 na traseira.
Apesar de manter o desenho original, o Alpine A110 R ganhou detalhes específicos. Na dianteira foi adotado defletor na seção inferior, enquanto o capô foi redesenhado para direcionar e acelerar a passagem do ar, no que também contribui o teto convexo na seção central. O difusor traseiro se destaca pelas dimensões. O aerofólio, fixado na extremidade traseira da carroceria, tem suportes em forma de pescoço de cisne.
Outro detalhe exclusivo e interessante são os adendos (saias) laterais, também de CFRP, que se estendem por toda lateral inferior da carroceria a fim de reduzir a turbulência ao longo do entre-eixos do carro e manter maior fluxo de ar pela parte inferior para criar depressão, sendo que na extremidade traseira elas tem um desenho mais elevado para reduzir a corrente de ar e proteger as rodas traseiras do ar circundante.
Todos estes recursos aerodinâmicos, baseados na mais moderna tecnologia de túnel de vento e ferramentas de TI utilizadas pela equipe da marca na Fórmula 1, otimizaram o desempenho dinâmico do A110 R, que teve o arrasto reduzido em cerca de 5%, ao mesmo tempo que força vertical aumentou em 29 kg extras na velocidade máxima, o que proporciona maior equilíbrio em curvas rápidas e de alta.
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A mecânica é a mesma da linha Alpine, com o motor turbo de 4 cilindros em linha e 1,8 litro, mas com potência aumentada para 304 cv a 6.300 rpm e torque máximo de 34,7 m·kgf, disponível a partir de 2.400 rpm. Esta configuração já equipa as versões A110S e A110GT, lançadas no ano passado. Porém, com a redução de peso, o A110R tem melhor relação peso-potência da gama Alpine: 3,6 kg por cv,
Essa redução do peso, juntamente com os ganhos na aerodinâmica, se refletem em desempenho mais esportivo do A110R. Utilizando o mesmo câmbio robotizado de dupla embreagem e 7 marchas da gama Alpine, mas com função controle automático de largada, o novo esportivo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e alcança velocidade máxima de 285 km/h.
O estilo esportivo assertivo, que se destaca no visual externo bem como no desempenho dinâmico, também pode ser notado no interior da cabine. Uma atmosfera típica de carro de corrida a começar pelos bancos Sabelt de CFRP e que ajudaram a reduzir o peso do carro em mais 5 kg. Eles incorporam cinto de segurança de 6 pontos proporcionando ainda mais sensação de esportividade e, claro, segurança para dirigir velozmente.
O revestimento da cabine é feito com tecido de microfibra, inclusive no acabamento dos painéis das portas. Como curiosidade, as tradicionais maçanetas internas foram trocadas por tiras vermelhas para acentuar o “caráter” esportivo. O volante também é forrado em microfibra com costura em cinza. A cor de lançamento do novo Alpine A110 R, o azul metálico opaca, é a mesma usada no monoposto da marca na Fórmula 1.
Este modelo já vem com o sistema de telemetria a bordo Alpine Telemetrics usando medidores de pressão e histogramas para exibir dados técnicos em tempo real sobre pressão do turbo, temperatura da caixa de câmbio, torque, potência, ângulo do volante e acelerômetro. O cronógrafo integrado pode ser usado para medir e registrar performances durante as sessões em pista.
RM