As duas tradicionais marcas inglesas de modelos de luxo, Bentley e Rolls-Royce, informaram no começo desta semana que suas vendas em 2022 superaram as expectativas e ambas quebraram recordes históricos de comercialização, enfrentando sem sustos os temores de uma possível recessão que foi especulada no começo do ano passado.
Em nota divulgada à imprensa, na segunda-feira (9/1), a Rolls-Royce informou que vendeu um número recorde de 6.021 carros em 2022, o que representou aumento de 8% em relação a 2021 e, pela primeira vez, nos seus 118 anos de história, a empresa ultrapassou a marca de 6.000 unidades comercializadas em um ano.
Para Torsten Muller-Otvos, executivo-chefe da tradicional marca inglesa, controlada atualmente pela BMW, “Não vimos nenhuma desaceleração ou impacto negativo, mas os resultados poderiam ser melhores não fosse uma leve redução nas vendas na China, que atualmente é o nosso segundo maior mercado depois dos Estados Unidos.”
Segundo o executivo, Estados Unidos e China absorvem cerca de 60% das vendas globais da marca, sendo que o mercado americano representou quase 35%, enquanto a China 25% do total vendido no ano passado. A empresa também informou que o preço médio de um modelo Rolls-Royce subiu para US$ 534.000 (R$ 2,8 milhões na conversão direta) em 2022.
O suve Cullinan (foto de abertura) foi o modelo mais vendido da Rolls-Royce em 2022, com cerca de metade dos resultados globais. Já o sedã Ghost representou mais de 30% das vendas, enquanto o Phantom cerca de 10%. Muller-Otvos também se mostrou bastante otimista com as vendas do Spectre, o primeiro modelo elétrico da Rolls-Royce lançado no segundo semestre do ano passado.
Já a Bentley, em comunicado divulgado na terça-feira (10/1) também confirmou quebra de recorde de comercialização em 2022, apesar de uma forte queda, cerca de 9%, nas vendas no mercado da China. A marca inglesa, atualmente controlada pelo Grupo Volkswagen, informou ter vendido 15.174 veículos em 2022, aumento de 4% em relação a 2021.
Segundo Adrian Hallmark, executivo-chefe da Bentley, “No que foi mais um ano de imprevisibilidade, nosso negócio superou ventos contrários significativos e demonstrou grande resiliência para confirmar o terceiro ano consecutivo de vendas recordes da nossa marca”.
O chefe da Bentley, entretanto, não mostra muito otimismo em relação às vendas deste ano e espera ligeira queda na produção em 2023, já que as paralisações na China diminuíram os pedidos. O suve Bentayga, com preço inicial de cerca de 150.000 libras esterlinas (R$ 954.000), continuou sendo o modelo mais vendido da Bentley em 2022, respondendo por 42% das vendas totais.
Assim como a Rolls-Royce, a Bentley tem investido fortemente na personalização de seus modelos, para atender os pedidos de seus exigentes clientes. Com isso, o preço médio de venda subiu em cerca de 30%, para 220.000 euros (R$ 1.236 milhão) por carro vendido em 2022, com relação ao preço médio de 170.000 euros (R$ 955.400), em 2018.
RM