Prezado leitor ou leitora,
Esta notícia marca a chegada do jornalista especializado Roberto Marks ao AE para cuidar principalmente de notícias. Com 69 anos, Roberto tem vasta experiência no jornalismo automobilístico, conhecimento tanto técnico quanto histórico. Uma de suas atuações foi como editor-chefe da revista Fusca & Cia, da Online Editora, de 2004 a 2016.
Bem-vindo ao time do AE, Roberto!
Bob Sharp
Editor-chefe
BUGATTI CHIRON PROFILÉE: A MARCA DA EXCLUSIVIDADE
O Bugatti Chiron Profilée é um modelo tremendamente exclusivo, já que somente uma unidade será comercializada, a que ilustra esta reportagem. E que também não tem preço declarado. O que será definido em um leilão a ser organizado pela RM Sotheby’s e agendado para o dia 1º de fevereiro de 2023, em Paris, tendo como endereço nada menos do que a galeria de arte do Museu do Louvre, na área central da capital francesa.
Segundo informações do fabricante, esta versão foi desenvolvida procurando unir a elegância do design original do Chiron, com as características de desempenho da radical versão Chiron Pur Sport, lançada em 2020, e que se caracteriza por menor peso, devido a utilização de maior número de componentes fabricados em materiais compósitos.
Conforme detalhou Frank Heyl, vice-diretor de design da Bugatti Automobiles: “Na traseira desta versão única, no lugar da enorme asa de 1,9 metro do Pur Sport, desenvolvemos um elegante desenho de aerofólio fixo que otimizou aerodinâmica e o desempenho, mas mantendo a forma graciosa e atemporal do Chiron original. O nome Profilée foi inspirado em uma das criações clássicas de Jean Bugatti — o Type 46, que também carregava aquele movimento elegante na cauda.”
Com um design bastante equilibrado, esta exclusiva versão, destaca uma traseira mais elaborada e elegante do que no desenho original. E, segundo o fabricante, este discreto aerofólio se mostrou muito eficiente garantindo estabilidade e controle até a velocidade máxima de 380 km/h do Profilée, que também será a última versão desenvolvida para ser equipada com o imponente motor W-16 quadriturbo de 8 litros, de 1.500 cv. Segundo a Bugatti o Chiron Profilée pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos e alcançar 200 km/h em 5,5 segundos.
O Chiron Profilée também tem acabamento exclusivo em tom único de pintura da carroceria denominada prata Atlantique, sendo que a seção inferior apresenta compósito de fibra de carbono exposto. Outro detalhe exclusivo e muito elegante é a forração da cabine, com acabamento em couro trançado — o primeiro na linha Chiron — feito com mais de 2,5 km de tiras de couro.
Breve vídeo da Bugatti:
RM